A MONITORIA ACADÊMICA ON-LINE NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA 2 EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80685 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1650 "inscrito_id" => 6986 "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA ON-LINE NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA 2 EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES E OS DESAFIOS VIVENCIADOS NO DECORRER DA MONITORIA ON-LINE. É SABIDO QUE A MONITORIA ACADÊMICA POSSIBILITA AO DISCENTE-MONITOR UMA APROXIMAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO BASEIA-SE NUM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA ON-LINE NA DISCIPLINA DIDÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA 2 DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORDESTE BRASILEIRO E AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO LETIVO EXCEPCIONAL - PLE DE 2020. INÚMEROS AUTORES, COMO ORTOLAN ET AL. (2020), MATOSO (2014) E LIRA (2015), EVIDENCIAM AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DO MONITOR. OS DADOS APRESENTADOS NESTE TRABALHO CORROBORAM PARA REAFIRMAR QUE A MONITORIA ACADÊMICA SE CONSTITUI COMO UM CAMPO QUE PRIVILEGIA A FORMAÇÃO DO MONITOR E DOS ESTUDANTES QUE SÃO ASSISTIDOS PELO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA, SOBRETUDO NESSE CONTEXTO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS. OBJETIVOU-SE COMPARTILHAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PROGRAMA E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE MONITORIA ACADÊMICA EM TEMPOS DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS, APRESENTANDO OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES NESTE PERCURSO DE FORMAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MONITORIA ON-LINE, RELATO DE EXPERIÊNCIA, DIDÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA 2, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA_ID8387_06082021171150.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA CRISTINA CAVALCANTE TORRES" "autor_nome_curto" => "LUANA CAVALCANTE TORRES" "autor_email" => "luanatorres.ufal@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80685 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1650 "inscrito_id" => 6986 "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA ON-LINE NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA 2 EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES E OS DESAFIOS VIVENCIADOS NO DECORRER DA MONITORIA ON-LINE. É SABIDO QUE A MONITORIA ACADÊMICA POSSIBILITA AO DISCENTE-MONITOR UMA APROXIMAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO BASEIA-SE NUM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA ON-LINE NA DISCIPLINA DIDÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA 2 DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORDESTE BRASILEIRO E AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO LETIVO EXCEPCIONAL - PLE DE 2020. INÚMEROS AUTORES, COMO ORTOLAN ET AL. (2020), MATOSO (2014) E LIRA (2015), EVIDENCIAM AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DO MONITOR. OS DADOS APRESENTADOS NESTE TRABALHO CORROBORAM PARA REAFIRMAR QUE A MONITORIA ACADÊMICA SE CONSTITUI COMO UM CAMPO QUE PRIVILEGIA A FORMAÇÃO DO MONITOR E DOS ESTUDANTES QUE SÃO ASSISTIDOS PELO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA, SOBRETUDO NESSE CONTEXTO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS. OBJETIVOU-SE COMPARTILHAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PROGRAMA E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE MONITORIA ACADÊMICA EM TEMPOS DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS, APRESENTANDO OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES NESTE PERCURSO DE FORMAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MONITORIA ON-LINE, RELATO DE EXPERIÊNCIA, DIDÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA 2, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA_ID8387_06082021171150.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA CRISTINA CAVALCANTE TORRES" "autor_nome_curto" => "LUANA CAVALCANTE TORRES" "autor_email" => "luanatorres.ufal@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }