DANTAS, Erica. Relações interpessoais no âmbito escolar. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/80578>. Acesso em: 18/11/2024 06:49
ESTE TRABALHO OBJETIVA ABORDAR ALGUMAS QUESTÕES REFERENTES ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ESTABELECIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR, A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO COM DUAS PROFESSORAS ATUANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO QUE UMA ATUA NO 3° ANO E A OUTRA NO 5° ANO, AMBAS DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS PB. COMO APORTE TEÓRICO ANCORAMO-NOS EM AUTORES COMO ARRUDA, FREIRE, HAYDT (1995), FREIRE (1996), ARRUDA (1998), ENTRE OUTROS. A PARTIR DAS DISCUSSÕES TECIDAS PERCEBEMOS COMO SE REALIZAM O PROCESSO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TANTO NO ÂMBITO ESCOLAR INTERNO COMO EXTERNO, POSSIBILITANDO-NOS UMA VISÃO ESCLARECEDORA DA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE PROFESSOR/ALUNO, PROFESSOR/COMUNIDADE, PROFESSOR/PROFESSOR, PROFESSOR/GESTÃO, BEM COMO AS INFLUENCIAS QUE ESTAS RELAÇÕES OCASIONAM NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E DO PRÓPRIO TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO POR ELES.