Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA DAS CRIANÇAS: FRATURAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Palavra-chaves: CURRÍCULO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, CIDADANIA, CRIANÇAS, Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO PROPÕE APRESENTAR CONSIDERAÇÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL (2017), QUE TEM SE CONFIGURADO COMO POLÍTICA CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, OBSERVANDO A CONCEPÇÃO DE CIDADANIA PRESENTE NESTE DOCUMENTO OFICIAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS. A ÚLTIMA VERSÃO DA BASE FOI FINALIZADA EM 2016, APÓS O GOLPE POLÍTICO-ECONÔMICO JURÍDICO E MIDIÁTICO, QUE CULMINOU COM O IMPEACHMENT DA PRESIDENTA LEGITIMAMENTE ELEITA DILMA ROUSSEFF, DISSIPANDO AS CONTRIBUIÇÕES DAS UNIVERSIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS, PAUTANDO-SE EM UMA VISÃO CONSERVADORA E FUNDAMENTALISTA. NESSA PERSPECTIVA, TEMOS A ATUAÇÃO DE ALGUMAS EMPRESAS E ORGANISMOS MULTILATERAIS QUE PROPAGAM O CONSENSO DA INEFICÁCIA DO ESTADO, GANHANDO ESPAÇO/FORÇA NA FORMULAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. ESSA INVESTIGAÇÃO POSSUI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, TENDO COMO TÉCNICA DE ANÁLISE DOS DADOS, A ANÁLISE DE CONTEÚDO. CONSIDERAMOS QUE A INFÂNCIA EM SUA PLENITUDE PODERÁ SER INVISIBILIZADA E AS CRIANÇAS COOPTADAS PELA ESCOLA PARA INGRESSAREM EM UMA MAQUINARIA DE TREINAMENTO E DISCIPLINAMENTO PARA QUE SE TORNEM ÚTEIS ECONOMICAMENTE E SOCIALMENTE, CONCEBENDO TAIS ELEMENTOS COMO FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA, PROVOCANDO FRATURAS NO PROTAGONISMO INFANTIL E EM SUA ATUAÇÃO NA SOCIEDADE ENQUANTO SUJEITOS ATIVOS E AFIRMATIVOS DE DIREITOS.

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