O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA ANÁLISE ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP, PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA, A PARTIR DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO QUAL O ALVO OBJETO DE ESTUDO TRATA-SE DE TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO. ASSIM, NESTE ESTUDO OS PONTOS A SEREM ANALISADOS SÃO; A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA PADRE ANTONINO COMO TAMBÉM A FORMAÇÃO DOCENTE E À DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. FORAM UTILIZADOS COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, A ABORDAGEM QUALITATIVA, O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, PESQUISAS INVESTIGATIVAS COMO DEMONSTRADAS NOS DADOS APRESENTADOS NO TÓPICO DE RESULTADOS E DISCUSSÕES ALÉM DO CONTATO DIRETO COM A REALIDADE ESCOLAR VIVENCIADA DURANTE O PROGRAMA. DESTE MODO, FAZ-SE NECESSÁRIO A COMPREENSÃO E DISCUSSÃO DO PROGRAMA ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE.