FORMAÇÃO CONTINUADA: CAMINHOS PARA SUPERAR DESAFIOS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80408 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1268 "inscrito_id" => 4617 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: CAMINHOS PARA SUPERAR DESAFIOS" "resumo" => "A FORMAÇÃO É O CAMINHO PROFISSIONAL PERMANENTE DE TODOS OS TEMPOS, É UM PROCESSO CONTÍNUO VIVENCIADO PELAS PRÁTICAS DOCENTES. NESSA ÓTICA, VERIFICA-SE A RELEVÂNCIA DE UMA AUTORREFLEXÃO PROFISSIONAL NA BUSCA DO ENTENDIMENTO E, CONSEQUENTEMENTE, A NECESSIDADE DE GALGAR VÁRIAS POSSIBILIDADES, ENTRE ELAS A DA REFLEXÃO SOBRE A TEORIA E PRÁTICA. A FORMAÇÃO CONTINUADA, OPORTUNIZA A REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM ESTUDO E PESQUISA PERMANENTE NO FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO PARAIBANO. A IMPORTÂNCIA DO TEMA SE DÁ PELO DESTAQUE NA PRÁTICA DOCENTE, O QUE POSSIBILITA O APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO E, POR CONSEGUINTE, DA MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM NOSSO PAÍS. PORTANTO, OBJETIVA-SE ANALISAR SE A FORMAÇÃO CONTINUADA PODE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º E 2º ANO) EM UM MUNICÍPIO PARAIBANO, NA BUSCA DE UM ENSINO APRENDIZAGEM EFICIENTE NO MUNICÍPIO. NO DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DO TIPO DESCRITIVA, COM ENFOQUE NA OBSERVAÇÃO EM LÓCUS E NA ANÁLISE DOCUMENTAL (QUALITATIVO). O UNIVERSO ESTUDADO COMPREENDE PROFESSORES(AS) ALFABETIZADORES(AS), GESTORES(AS) E SUPORTE PEDAGÓGICO LOCAL, OBSERVADOS A PARTIR DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS REALIZADAS NO MUNICÍPIO. COMPREENDE QUE, FOI A PARTIR DA PRÁTICA COM A FORMAÇÃO CONTINUADA, QUE COMEÇARAM PERCEBER AVANÇOS SIGNIFICATIVOS, MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DOS RELATÓRIOS DAS FORMAÇÕES, CHEGA-SE AO ENTENDIMENTO, COMO FOI POSITIVA A VIVÊNCIA DA FORMAÇÃO PARA MELHORAR O ENSINO APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO A LEITURA, ESCRITA E O CÁLCULO. A PESQUISA SE TORNA RELEVANTE, PORQUE COLETOU INFORMAÇÕES E APRESENTOU SUBSÍDIOS PARA APRIMORAR A AÇÃO PEDAGÓGICA, ALCANÇAR RESULTADOS POSITIVOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA ENCONTRAR MEIOS PARA ABRANDAR PROBLEMAS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM, E ASSIM, PRESAR POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSOR, ESTUDANTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID2012_08072021221824.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA COSTA" "autor_email" => "claudiacostaorientadora@g" "autor_ies" => "VENI CREATOR CRISTIAN UNIVERSITY - FLORIDA/EUA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80408 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1268 "inscrito_id" => 4617 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: CAMINHOS PARA SUPERAR DESAFIOS" "resumo" => "A FORMAÇÃO É O CAMINHO PROFISSIONAL PERMANENTE DE TODOS OS TEMPOS, É UM PROCESSO CONTÍNUO VIVENCIADO PELAS PRÁTICAS DOCENTES. NESSA ÓTICA, VERIFICA-SE A RELEVÂNCIA DE UMA AUTORREFLEXÃO PROFISSIONAL NA BUSCA DO ENTENDIMENTO E, CONSEQUENTEMENTE, A NECESSIDADE DE GALGAR VÁRIAS POSSIBILIDADES, ENTRE ELAS A DA REFLEXÃO SOBRE A TEORIA E PRÁTICA. A FORMAÇÃO CONTINUADA, OPORTUNIZA A REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM ESTUDO E PESQUISA PERMANENTE NO FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO PARAIBANO. A IMPORTÂNCIA DO TEMA SE DÁ PELO DESTAQUE NA PRÁTICA DOCENTE, O QUE POSSIBILITA O APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO E, POR CONSEGUINTE, DA MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM NOSSO PAÍS. PORTANTO, OBJETIVA-SE ANALISAR SE A FORMAÇÃO CONTINUADA PODE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º E 2º ANO) EM UM MUNICÍPIO PARAIBANO, NA BUSCA DE UM ENSINO APRENDIZAGEM EFICIENTE NO MUNICÍPIO. NO DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DO TIPO DESCRITIVA, COM ENFOQUE NA OBSERVAÇÃO EM LÓCUS E NA ANÁLISE DOCUMENTAL (QUALITATIVO). O UNIVERSO ESTUDADO COMPREENDE PROFESSORES(AS) ALFABETIZADORES(AS), GESTORES(AS) E SUPORTE PEDAGÓGICO LOCAL, OBSERVADOS A PARTIR DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS REALIZADAS NO MUNICÍPIO. COMPREENDE QUE, FOI A PARTIR DA PRÁTICA COM A FORMAÇÃO CONTINUADA, QUE COMEÇARAM PERCEBER AVANÇOS SIGNIFICATIVOS, MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DOS RELATÓRIOS DAS FORMAÇÕES, CHEGA-SE AO ENTENDIMENTO, COMO FOI POSITIVA A VIVÊNCIA DA FORMAÇÃO PARA MELHORAR O ENSINO APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO A LEITURA, ESCRITA E O CÁLCULO. A PESQUISA SE TORNA RELEVANTE, PORQUE COLETOU INFORMAÇÕES E APRESENTOU SUBSÍDIOS PARA APRIMORAR A AÇÃO PEDAGÓGICA, ALCANÇAR RESULTADOS POSITIVOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA ENCONTRAR MEIOS PARA ABRANDAR PROBLEMAS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM, E ASSIM, PRESAR POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSOR, ESTUDANTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID2012_08072021221824.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA COSTA" "autor_email" => "claudiacostaorientadora@g" "autor_ies" => "VENI CREATOR CRISTIAN UNIVERSITY - FLORIDA/EUA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }