LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRAVES TEÓRICO-PRÁTICOS EVIDENCIADOS NO CONTEXTO PANDÊMICO NA VIVÊNCIA DO “PROJETO EDUCAÇÃO CONECTADA”.
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80248 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1011 "inscrito_id" => 3544 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRAVES TEÓRICO-PRÁTICOS EVIDENCIADOS NO CONTEXTO PANDÊMICO NA VIVÊNCIA DO “PROJETO EDUCAÇÃO CONECTADA”." "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS ENTRAVES TEÓRICO-PRÁTICOS EVIDENCIADOS NO CONTEXTO PANDÊMICO, ENTRE LETRAMENTO DIGITAL E A FORMAÇÃO DOCENTE, ENFRENTADOS PELO CORPO DOCENTE DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE, NA VIVÊNCIA DO “PROJETO EDUCAÇÃO CONECTADA”. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO DO TIPO DESCRITIVA, OPTANDO-SE POR PROCEDER UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA NA CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS; CONFIGURANDO-SE UM ESTUDO DE CASO, FUNDAMENTADO EM GIL (2008), VIEIRA (2016), MEIRINHO E OSÓRIO (2010). DANDO-SE, INICIALMENTE, ATRAVÉS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAIS E, EM SEGUIDA, PELA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ONLINE DISPONIBILIZADO NO GRUPO DO WHATSAPP DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. VERIFICOU-SE, QUE A FORMAÇÃO DOCENTE AINDA É OMISSA E NEGLIGENTE COM ESSE LETRAMENTO, PRINCIPALMENTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA, MESMO QUE ELE SEJA REITERADAMENTE ENALTECIDO EM ORIENTAÇÕES CURRICULARES E LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS. CONFIRMA-SE A GRITANTE DIÁSTASE ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DIGITAIS, QUE SÃO PRATICAMENTE ESCASSAS, E A REALIDADE DAS REDES DE ENSINO MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. APRESENTA-SE, PRIMEIRAMENTE, AS DIFERENÇAS ENTRE AS CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO DIGITAL, FILIANDO-SE AS DEFINIÇÕES TIDAS COMO AMPLAS. DISCUTE-SE, EM SEGUIDA, A IMPRESCINDIBILIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE - INICIAL E CONTINUADA, EFETIVAMENTE SIGNIFICATIVAS E CONTEXTUALIZADAS - FUNDAMENTADA EM PESQUISAS CONSOLIDADAS (SOARES, 2002; FREITAS, 2010; LUZ, 2016; MARZARI E LEFFA, 2013; PINHEIRO, 2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, FORMAÇÃO DOCENTE, CONTEXTO PANDÊMICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID3544_29072021235509.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOSMARA DE AGUIAR SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIOSMARA AGUIAR SILVA" "autor_email" => "fabiosmara.aguiar@outlook" "autor_ies" => "UFAPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80248 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1011 "inscrito_id" => 3544 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRAVES TEÓRICO-PRÁTICOS EVIDENCIADOS NO CONTEXTO PANDÊMICO NA VIVÊNCIA DO “PROJETO EDUCAÇÃO CONECTADA”." "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS ENTRAVES TEÓRICO-PRÁTICOS EVIDENCIADOS NO CONTEXTO PANDÊMICO, ENTRE LETRAMENTO DIGITAL E A FORMAÇÃO DOCENTE, ENFRENTADOS PELO CORPO DOCENTE DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE, NA VIVÊNCIA DO “PROJETO EDUCAÇÃO CONECTADA”. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO DO TIPO DESCRITIVA, OPTANDO-SE POR PROCEDER UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA NA CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS; CONFIGURANDO-SE UM ESTUDO DE CASO, FUNDAMENTADO EM GIL (2008), VIEIRA (2016), MEIRINHO E OSÓRIO (2010). DANDO-SE, INICIALMENTE, ATRAVÉS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAIS E, EM SEGUIDA, PELA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ONLINE DISPONIBILIZADO NO GRUPO DO WHATSAPP DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. VERIFICOU-SE, QUE A FORMAÇÃO DOCENTE AINDA É OMISSA E NEGLIGENTE COM ESSE LETRAMENTO, PRINCIPALMENTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA, MESMO QUE ELE SEJA REITERADAMENTE ENALTECIDO EM ORIENTAÇÕES CURRICULARES E LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS. CONFIRMA-SE A GRITANTE DIÁSTASE ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DIGITAIS, QUE SÃO PRATICAMENTE ESCASSAS, E A REALIDADE DAS REDES DE ENSINO MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. APRESENTA-SE, PRIMEIRAMENTE, AS DIFERENÇAS ENTRE AS CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO DIGITAL, FILIANDO-SE AS DEFINIÇÕES TIDAS COMO AMPLAS. DISCUTE-SE, EM SEGUIDA, A IMPRESCINDIBILIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE - INICIAL E CONTINUADA, EFETIVAMENTE SIGNIFICATIVAS E CONTEXTUALIZADAS - FUNDAMENTADA EM PESQUISAS CONSOLIDADAS (SOARES, 2002; FREITAS, 2010; LUZ, 2016; MARZARI E LEFFA, 2013; PINHEIRO, 2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, FORMAÇÃO DOCENTE, CONTEXTO PANDÊMICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID3544_29072021235509.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOSMARA DE AGUIAR SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIOSMARA AGUIAR SILVA" "autor_email" => "fabiosmara.aguiar@outlook" "autor_ies" => "UFAPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }