NESTE TRABALHO ABORDAREMOS UMA EXPERIÊNCIA PROVEITOSA REFERENTE AO “PROJETO DE LEITURA” REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, EM ARAPIRACA- AL, COM ALUNOS DOS 9º ANOS, DO TURNO MATUTINO. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO COM O INTUITO DE APERFEIÇOAR A LEITURA E TORNAR AS AULAS MAIS ATRATIVAS. DESTA FORMA, UTILIZAMOS O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA COMO CONTEÚDO ABORDADO. FORAM PRODUZIDAS CRÔNICAS QUE DEVERIAM SEREM LIDAS DURANTE AS AULAS REMOTAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS, POIS DURANTE A REALIZAÇÃO DO PROJETO HOUVE PARTICIPAÇÃO, INTERESSE E DESCONTRAÇÃO DOS ALUNOS, ELES APRESENTARAM MAIOR INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS, APÓS À APLICAÇÃO DO PROJETO, POSSIBILITANDO UM MAIOR RENDIMENTO DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.