O PAPEL PRIMORDIAL DE UMA INSTITUIÇÃO ACADÊMICA É PARTICIPAR NA TRANSFORMAÇÃO DO SEU MEIO SOCIAL, SE TORNA NECESSÁRIA A CONTRIBUIÇÃO DESTA COM AÇÕES QUE VISEM A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS SAUDÁVEL, SUSTENTÁVEL E JUSTA. ACREDITA-SE QUE UM CAMINHO SEJA TRAZER A TEMÁTICA PARA DENTRO DO(S) PRÓPRIO(S) ESPAÇO(S) ACADÊMICO(S), ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE ARTEFATOS DE APRENDIZAGEM VOLTADOS À AGROECOLOGIA. A PARTIR DESSA REFLEXÃO SE CONSTRÓI OS OBJETIVOS DESTE TRABALHO: ANALISAR A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE AGROECOLOGIA COMO METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIFERENTES FASES DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DE EDUCANDOS E EDUCADORES (GRADUANDOS DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA). O PROJETO FOI ELABORADO E IMPLEMENTADO DURANTE O ANO DE 2019 COM O FOCO NA AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL . NO PRIMEIRO SEMESTRE, FOI REALIZADA A MONTAGEM DOS ARTEFATOS DE APRENDIZAGEM. NO SEGUNDO SEMESTRE, OS ARTEFATOS DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDOS/CONSTRUÍDOS FORAM APLICADOS COM OS ALUNOS. O PROJETO SE DEU NO FORMATO DE UMA DISCIPLINA ELETIVA, NA QUAL A INSCRIÇÃO DOS ALUNOS SE DEU DE FORMA VOLUNTÁRIA. OS GRADUANDOS ENVOLVIDOS REPASSARAM SEUS CONHECIMENTOS TANTO SOBRE OS MÚLTIPLOS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS CAUSADOS PELA AGRICULTURA CONVENCIONAL, COMO DAS POSSIBILIDADES DE MEIOS MAIS JUSTOS, SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS RELACIONADOS À AGROECOLOGIA, TENDO COMO PRODUTO FINAL A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA HORTA NA ESCOLA. DESSA FORMA, FOI POSSÍVEL ASSIM CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS, TANTO DOS EDUCADORES, COMO DOS EDUCANDOS.