AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: A AÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO PRESENCIAL E/OU NÃO PRESENCIAL NO PERÍODO DE PANDEMIA – COVID-19
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80912 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1949 "inscrito_id" => 8415 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: A AÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO PRESENCIAL E/OU NÃO PRESENCIAL NO PERÍODO DE PANDEMIA – COVID-19" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO REFLETIR SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR COM ÊNFASE NO ATO DE AVALIAR, NA AÇÃO DOCENTE E O NO USO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS FRENTE AULAS REMOTAS, HÍBRIDAS OU PRESENCIAIS. NO DECORRER DO TEXTO SÃO TECIDOS ARGUMENTOS QUE PERMITEM COMPREENDER E ENTENDER QUE, INDEPENDENTEMENTE DO MOMENTO DE PANDEMIA PROVOCADO PELA COVID-19, O ATO DE AVALIAR E A AÇÃO DOCENTE PRECISAM SER PRATICADOS DE FORMA A CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM ESCOLAR SIGNIFICATIVA. DESTACA-SE TAMBÉM, A ATUAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), QUE NESTE CONTEXTO, NÃO SE MOSTRAM PREPONDERANTES E DETERMINANTES PARA QUE OCORRA O ATO DE AVALIAR. ELAS SÃO COMPLEMENTOS QUE, SE NÃO UTILIZADOS ADEQUADAMENTE, PODEM CONTINUAR CONTRIBUINDO PARA PERPETUAÇÃO DO ATO DE VERIFICAR E EXAMINAR AS APRENDIZAGENS. COM ISSO, DEIXA EVIDENCIADO QUE O PAPEL DO DOCENTE CONTINUA SENDO FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO. O TEXTO PARTE DE UMA PESQUISA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE NATUREZA BÁSICA, POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, NOS QUAIS CONTOU COM AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE TIBALLI (2020), HOFFMANN (2003, 2013, 2017), LUCKESI (2011), BEM COMO, COM PARECERES E RESOLUÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) ESTABELECIDOS PELO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). POR FIM, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE O ATO DE AVALIAR NÃO SE RESUME EM OBTER UM RESULTADO, MAS, DE COMPREENDER QUE É UM PROCESSO OU UM PERCURSO QUE REQUER UMA TOMADA DE DECISÃO, SEJA PARA AVANÇAR OU RETOMAR A APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM., AÇÃO DOCENTE, INSTRUMENTO AVALIATIVO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA121_ID8415_28092021234030.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEOMAR NORBERTO DE OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "KLEOMAR DE OLIVEIRA " "autor_email" => "pedagogico.itaberai@seduc" "autor_ies" => "FACMAIS INHUMAS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80912 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1949 "inscrito_id" => 8415 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: A AÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO PRESENCIAL E/OU NÃO PRESENCIAL NO PERÍODO DE PANDEMIA – COVID-19" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO REFLETIR SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR COM ÊNFASE NO ATO DE AVALIAR, NA AÇÃO DOCENTE E O NO USO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS FRENTE AULAS REMOTAS, HÍBRIDAS OU PRESENCIAIS. NO DECORRER DO TEXTO SÃO TECIDOS ARGUMENTOS QUE PERMITEM COMPREENDER E ENTENDER QUE, INDEPENDENTEMENTE DO MOMENTO DE PANDEMIA PROVOCADO PELA COVID-19, O ATO DE AVALIAR E A AÇÃO DOCENTE PRECISAM SER PRATICADOS DE FORMA A CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM ESCOLAR SIGNIFICATIVA. DESTACA-SE TAMBÉM, A ATUAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), QUE NESTE CONTEXTO, NÃO SE MOSTRAM PREPONDERANTES E DETERMINANTES PARA QUE OCORRA O ATO DE AVALIAR. ELAS SÃO COMPLEMENTOS QUE, SE NÃO UTILIZADOS ADEQUADAMENTE, PODEM CONTINUAR CONTRIBUINDO PARA PERPETUAÇÃO DO ATO DE VERIFICAR E EXAMINAR AS APRENDIZAGENS. COM ISSO, DEIXA EVIDENCIADO QUE O PAPEL DO DOCENTE CONTINUA SENDO FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO. O TEXTO PARTE DE UMA PESQUISA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE NATUREZA BÁSICA, POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, NOS QUAIS CONTOU COM AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE TIBALLI (2020), HOFFMANN (2003, 2013, 2017), LUCKESI (2011), BEM COMO, COM PARECERES E RESOLUÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) ESTABELECIDOS PELO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). POR FIM, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE O ATO DE AVALIAR NÃO SE RESUME EM OBTER UM RESULTADO, MAS, DE COMPREENDER QUE É UM PROCESSO OU UM PERCURSO QUE REQUER UMA TOMADA DE DECISÃO, SEJA PARA AVANÇAR OU RETOMAR A APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM., AÇÃO DOCENTE, INSTRUMENTO AVALIATIVO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA121_ID8415_28092021234030.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEOMAR NORBERTO DE OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "KLEOMAR DE OLIVEIRA " "autor_email" => "pedagogico.itaberai@seduc" "autor_ies" => "FACMAIS INHUMAS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }