RODRIGUES, Roseane Dos Santos et al.. O lúdico: uma prática docente. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/80108>. Acesso em: 23/12/2024 12:35
ESTE ARTIGO FAZ UMA BREVE CARACTERIZAÇÃO DA PRATICA DOCENTE, ABORDANDO ASPECTOS IMPORTANTES ACERCA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AO TRATAR SOBRE JOGOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM AINDA ENCONTRAM-SE EDUCADORES QUE TENHAM A IDEIA DE QUE OS JOGOS SÃO UTILIZADOS APENAS COMO PASSATEMPO, NÃO OS INCLUINDO EM SUAS AULAS, DESSA FORMA SE FAZ NOTÁVEL A DIFICULDADE ENCONTRADA POR ESSES EDUCADORES NA PRATICA DOCENTE EM RELAÇÃO À ADAPTAÇÃO DO LÚDICO NO CURRÍCULO ESCOLAR. SABE-SE QUE A APRENDIZAGEM ACONTECE COM MAIS NATURALIDADE E FACILIDADE QUANDO PRAZEROSA PARA O ALUNO, DESSA FORMA O LÚDICO TERÁ PAPEL FUNDAMENTAL DE AJUDANDO E AUXILIANDO A CRIANÇA A DAR SENTIDO PARA SUA APRENDIZAGEM, TORNANDO-A ASSIM SIGNIFICATIVA. ENTENDENDO QUE A PSICOMOTRICIDADE TEM COMO OBJETIVO ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, MOTOR, AFETIVO E SOCIAL DO INDIVÍDUO O USO DA PSICOMOTRICIDADE ATRELADA AO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM AUXILIARA O EDUCADOR A ENCONTRAR MAIOR FACILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES EM SEU CURRÍCULO ESCOLAR.