AVALIAÇÃO DO TEXTO NARRATIVO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80093 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 818 "inscrito_id" => 2747 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO TEXTO NARRATIVO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA" "resumo" => "O ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA PRECISA SER PLANEJADO COM O OBJETIVO DE APRESENTAR AO ESTUDANTE CONDIÇÕES PARA COMUNICAR-SE, DE MODO COMPETENTE E ADEQUADO, DE ACORDO COM O CONTEXTO COMUNICATIVO EM QUE ATUA. PARA ISSO, É NECESSÁRIO QUE A ESCRITA SEJA CONCEBIDA ENQUANTO PROCESSO, O QUAL DEVE SER REALIZADO DESDE O PLANEJAMENTO DO PROJETO DO DIZER ATÉ AS POSSÍVEIS REFACÇÕES DA PRIMEIRA VERSÃO, ALÉM DE CONSIDERAR A FASE DE AVALIAÇÃO COMO PONTO FUNDAMENTAL PARA QUE O ALUNO-AUTOR DESENVOLVA HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA QUE TENHA AUTONOMIA NA APRECIAÇÃO CRÍTICA DE SUA ESCRITA. NESSA DIREÇÃO, O OBJETIVO CENTRAL DESTE TRABALHO FOI O DE APRESENTAR UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO TEXTO NARRATIVO NO GÊNERO CONTO, PARA UMA TURMA DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM A QUAL SEJA OPORTUNIZADA AO ESTUDANTE A SUA PARTICIPAÇÃO EFETIVA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SEU TEXTO. COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A APREENSÃO DE CONTEÚDOS, COMO REFLEXÃO ACERCA DO TEXTO NARRATIVO E DE GÊNEROS TEXTUAIS. COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL RATIFICAR A NECESSIDADE DE UMA ATIVIDADE DE CORREÇÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO BASEADA EM CRITÉRIOS OS QUAIS SEJAM CLAROS AO ESTUDANTE E QUE ESTE TENHA A OPORTUNIDADE DE ATUAR, DE MANEIRA AUTÔNOMA, DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO ESCRITA. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A AUTORES, COMO LABOV (1997), RIOLFI (2008), KOCH E FÁVERO (1987), MARCUSCHI (2008), BEZERRA (2017)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO ESCRITA, TEXTO NARRATIVO, AVALIAÇÃO, GÊNERO TEXTUAL CONTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID2747_29072021165635.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DE SOUZA CASTRO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE CASTRO " "autor_email" => "crscastrope@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80093 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 818 "inscrito_id" => 2747 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO TEXTO NARRATIVO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA" "resumo" => "O ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA PRECISA SER PLANEJADO COM O OBJETIVO DE APRESENTAR AO ESTUDANTE CONDIÇÕES PARA COMUNICAR-SE, DE MODO COMPETENTE E ADEQUADO, DE ACORDO COM O CONTEXTO COMUNICATIVO EM QUE ATUA. PARA ISSO, É NECESSÁRIO QUE A ESCRITA SEJA CONCEBIDA ENQUANTO PROCESSO, O QUAL DEVE SER REALIZADO DESDE O PLANEJAMENTO DO PROJETO DO DIZER ATÉ AS POSSÍVEIS REFACÇÕES DA PRIMEIRA VERSÃO, ALÉM DE CONSIDERAR A FASE DE AVALIAÇÃO COMO PONTO FUNDAMENTAL PARA QUE O ALUNO-AUTOR DESENVOLVA HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA QUE TENHA AUTONOMIA NA APRECIAÇÃO CRÍTICA DE SUA ESCRITA. NESSA DIREÇÃO, O OBJETIVO CENTRAL DESTE TRABALHO FOI O DE APRESENTAR UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO TEXTO NARRATIVO NO GÊNERO CONTO, PARA UMA TURMA DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM A QUAL SEJA OPORTUNIZADA AO ESTUDANTE A SUA PARTICIPAÇÃO EFETIVA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SEU TEXTO. COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A APREENSÃO DE CONTEÚDOS, COMO REFLEXÃO ACERCA DO TEXTO NARRATIVO E DE GÊNEROS TEXTUAIS. COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL RATIFICAR A NECESSIDADE DE UMA ATIVIDADE DE CORREÇÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO BASEADA EM CRITÉRIOS OS QUAIS SEJAM CLAROS AO ESTUDANTE E QUE ESTE TENHA A OPORTUNIDADE DE ATUAR, DE MANEIRA AUTÔNOMA, DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO ESCRITA. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A AUTORES, COMO LABOV (1997), RIOLFI (2008), KOCH E FÁVERO (1987), MARCUSCHI (2008), BEZERRA (2017)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO ESCRITA, TEXTO NARRATIVO, AVALIAÇÃO, GÊNERO TEXTUAL CONTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID2747_29072021165635.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DE SOUZA CASTRO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE CASTRO " "autor_email" => "crscastrope@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }