Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CFP DA UFCG: ENTENDENDO AS RAZÕES E BUSCANDO SOLUÇÕES

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ENSINO SUPERIOR, DIFICULDADES, APRENDIZAGEM, ALUNOS INGRESSANTES Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80077
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 801
    "inscrito_id" => 1303
    "titulo" => """
      DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ALUNOS\r\n
      INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA\r\n
      DO CFP DA UFCG: ENTENDENDO AS RAZÕES E BUSCANDO\r\n
      SOLUÇÕES
      """
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE ABORDAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES RELACIONADAS À APRENDIZAGEM\r\n
      ENFRENTADAS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO\r\n
      DE PROFESSORES DA UFCG, NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB, OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA EXISTÊNCIA DESSAS\r\n
      BARREIRAS DE APRENDIZAGEM E AS RELAÇÕES ENTRE ESTES FATORES E OS IMPACTOS POR ELES CAUSADOS. PROCUROU-SE DAR DESTAQUE ÀS DIFICULDADES RELACIONADAS AOS DÉFICITS DE CONHECIMENTO ORIUNDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA\r\n
      E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS POR ELES\r\n
      MINISTRADOS. FORAM REALIZADOS ESTUDOS EM ARTIGOS PERTINENTES AOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM\r\n
      MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E POSTERIORMENTE REALIZOU-SE UMA PESQUISA, ATRAVÉS DE UM\r\n
      QUESTIONÁRIO, COM OS ALUNOS QUE INGRESSARAM NOS ANOS DE 2018 E 2019 NO CURSO DE LICENCIATURA EM\r\n
      MATEMÁTICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CFP) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA\r\n
      GRANDE (UFCG). POR MEIO DESSE QUESTIONÁRIO FORAM COLETADAS INFORMAÇÕES SOBRE AS ADVERSIDADES NO\r\n
      PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO ENFRENTADOS POR ESSES ALUNOS NO SEU PRIMEIRO SEMESTRE NO\r\n
      ENSINO SUPERIOR. UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS INFORMAÇÕES OBTIDAS NO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E OS\r\n
      DADOS COLETADOS NO CFP POSSIBILITOU PERCEBER QUE ALGUMAS DIFICULDADES PRESENTE EM OUTRAS\r\n
      UNIVERSIDADES TAMBÉM SÃO ENFRENTADOS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NO CFP, POIS A MAIORIA AFIRMARAM\r\n
      APRESENTAR DIFICULDADES RELACIONADAS À FALTA DE CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DO ENSINO BÁSICO E A\r\n
      ADAPTAÇÃO AO RITMO INTENSO DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE. APONTOU-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE\r\n
      DESENVOLVER FORMAS ALTERNATIVAS PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS EXISTENTES, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE\r\n
      ÀQUELES PROVENIENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO SUPERIOR, DIFICULDADES, APRENDIZAGEM, ALUNOS INGRESSANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID1303_29072021163704.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE VIEIRA"
    "autor_email" => "felipevieira1633@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80077
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 801
    "inscrito_id" => 1303
    "titulo" => """
      DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ALUNOS\r\n
      INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA\r\n
      DO CFP DA UFCG: ENTENDENDO AS RAZÕES E BUSCANDO\r\n
      SOLUÇÕES
      """
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE ABORDAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES RELACIONADAS À APRENDIZAGEM\r\n
      ENFRENTADAS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO\r\n
      DE PROFESSORES DA UFCG, NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB, OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA EXISTÊNCIA DESSAS\r\n
      BARREIRAS DE APRENDIZAGEM E AS RELAÇÕES ENTRE ESTES FATORES E OS IMPACTOS POR ELES CAUSADOS. PROCUROU-SE DAR DESTAQUE ÀS DIFICULDADES RELACIONADAS AOS DÉFICITS DE CONHECIMENTO ORIUNDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA\r\n
      E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS POR ELES\r\n
      MINISTRADOS. FORAM REALIZADOS ESTUDOS EM ARTIGOS PERTINENTES AOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM\r\n
      MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E POSTERIORMENTE REALIZOU-SE UMA PESQUISA, ATRAVÉS DE UM\r\n
      QUESTIONÁRIO, COM OS ALUNOS QUE INGRESSARAM NOS ANOS DE 2018 E 2019 NO CURSO DE LICENCIATURA EM\r\n
      MATEMÁTICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CFP) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA\r\n
      GRANDE (UFCG). POR MEIO DESSE QUESTIONÁRIO FORAM COLETADAS INFORMAÇÕES SOBRE AS ADVERSIDADES NO\r\n
      PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO ENFRENTADOS POR ESSES ALUNOS NO SEU PRIMEIRO SEMESTRE NO\r\n
      ENSINO SUPERIOR. UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS INFORMAÇÕES OBTIDAS NO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E OS\r\n
      DADOS COLETADOS NO CFP POSSIBILITOU PERCEBER QUE ALGUMAS DIFICULDADES PRESENTE EM OUTRAS\r\n
      UNIVERSIDADES TAMBÉM SÃO ENFRENTADOS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NO CFP, POIS A MAIORIA AFIRMARAM\r\n
      APRESENTAR DIFICULDADES RELACIONADAS À FALTA DE CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DO ENSINO BÁSICO E A\r\n
      ADAPTAÇÃO AO RITMO INTENSO DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE. APONTOU-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE\r\n
      DESENVOLVER FORMAS ALTERNATIVAS PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS EXISTENTES, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE\r\n
      ÀQUELES PROVENIENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO SUPERIOR, DIFICULDADES, APRENDIZAGEM, ALUNOS INGRESSANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID1303_29072021163704.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE VIEIRA"
    "autor_email" => "felipevieira1633@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE ABORDAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES RELACIONADAS À APRENDIZAGEM ENFRENTADAS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFCG, NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB, OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA EXISTÊNCIA DESSAS BARREIRAS DE APRENDIZAGEM E AS RELAÇÕES ENTRE ESTES FATORES E OS IMPACTOS POR ELES CAUSADOS. PROCUROU-SE DAR DESTAQUE ÀS DIFICULDADES RELACIONADAS AOS DÉFICITS DE CONHECIMENTO ORIUNDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS POR ELES MINISTRADOS. FORAM REALIZADOS ESTUDOS EM ARTIGOS PERTINENTES AOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E POSTERIORMENTE REALIZOU-SE UMA PESQUISA, ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO, COM OS ALUNOS QUE INGRESSARAM NOS ANOS DE 2018 E 2019 NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CFP) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG). POR MEIO DESSE QUESTIONÁRIO FORAM COLETADAS INFORMAÇÕES SOBRE AS ADVERSIDADES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO ENFRENTADOS POR ESSES ALUNOS NO SEU PRIMEIRO SEMESTRE NO ENSINO SUPERIOR. UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS INFORMAÇÕES OBTIDAS NO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E OS DADOS COLETADOS NO CFP POSSIBILITOU PERCEBER QUE ALGUMAS DIFICULDADES PRESENTE EM OUTRAS UNIVERSIDADES TAMBÉM SÃO ENFRENTADOS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NO CFP, POIS A MAIORIA AFIRMARAM APRESENTAR DIFICULDADES RELACIONADAS À FALTA DE CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DO ENSINO BÁSICO E A ADAPTAÇÃO AO RITMO INTENSO DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE. APONTOU-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE DESENVOLVER FORMAS ALTERNATIVAS PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS EXISTENTES, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE ÀQUELES PROVENIENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.