A VIOLÊNCIA DE GÊNERO É UM PROBLEMA MUNDIAL E ANTIGO E ESTÁ PRESENTE PRATICAMENTE EM TODOS OS PAÍSES CONSIDERADOS CIVILIZADOS. AO LONGO DA HISTÓRIA, MATAR, AGREDIR E ESTUPRAR MULHERES TORNOU-SE CADA VEZ MAIS COMUM, LOGO COM A CHEGADA DAS ESCOLAS PARA A SOCIEDADE EM GERAL, OS ESTUDANTES SE MODIFICARAM JUNTO COM A HISTÓRIA, SE TORNANDO REPRODUTORES DE PENSAMENTOS CRÍTICOS, FOMENTANDO O ENSINO COMO UM PODER DECISIVO PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. O TEXTO OBJETIVOU TRAZER UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA APRENDIZAGEM, VISANDO CONTRIBUIR NA DESCONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA PRECONCEITUOSA QUE ENVOLVE A MULHER. PARA ILUSTRAR E EMBASAR O RACIOCÍNIO, O ARTIGO TROUXE A PERCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO DE DOCUMENTOS ENFATIZADOS DOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO DOS CIDADÃOS BRASILEIROS, PARA A REFLEXÃO CRÍTICA DA CONSTRUÇÃO DE INFORMAÇÕES EMPÍRICAS EM TORNO DO CONTEÚDO QUE ESTÁ SENDO E QUE DEVE SER TRABALHADO NO AMBIENTE EDUCATIVO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.