ESSE ESTUDO FOI REALIZADO COM DOCENTES REC?M-FORMADOS, QUE PARTICIPARAM DURANTE A SUA GRADUA??O DO PROGRAMA DE RESID?NCIA PEDAG?GICA EM ARGUMENTA??O NA EDUCA??O PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, COM O OBJETIVO DE SABER COMO ESSES DOCENTES PENSAM SOBRE ESSE TIPO ESPEC?FICO DE ESTRAT?GIA DOCENTE E SE E DE QUE FORMA BUSCAM APLIC?-LA NA SUA PR?TICA. FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E A AN?LISE DOS PLANOS DE AULA DOS DOCENTES, IDENTIFICANDO QUAIS ESTRAT?GIAS FORAM POTENCIALMENTE ARGUMENTATIVAS. NA AN?LISE DOS PLANOS DE AULA, CONSIDEROU-SE CARACTER?STICAS QUE REVELASSEM A CAPACIDADE DE DESENHO PEDAG?GICO (PDC) IDEALIZADO POR BROWN (2003) E POR CHONG (2016). TAMB?M FORAM CONSIDERADOS OS ASPECTOS TE?RICOS SOBRE O CONHECIMENTO PEDAG?GICO DO CONTE?DO (PCK) E SUA ADAPTA??O PARA O ESTUDO DA ARGUMENTA??O PELA AUTORA MCNEILL E COLABORADORES (2016). ESSES AUTORES AJUDARAM A DEMONSTRAR, NESTA PESQUISA, A RELA??O ENTRE O APRENDIDO DURANTE A FORMA??O E A PR?TICA DOCENTE, NO TOCANTE A ARGUMENTA??O. AO FINAL DO ESTUDO FOI POSS?VEL CONSTATAR QUE OS DOCENTES QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA DE RESID?NCIA PEDAG?GICA PERCEBEM A ARGUMENTA??O COMO ESTRAT?GIA DID?TICA QUE CONTRIBUI PARA A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO E PARA A CRITICIDADE DOS ALUNOS PERANTE OS CONTE?DOS ESCOLARES. OS DESAFIOS APRESENTADOS PELOS DOCENTES NA FORMA DE PLANEJAR E APLICAR AS AULAS COM O FOCO NA ARGUMENTA??O PERPASSAM POR QUEST?ES DE CONTEXTO E ADAPTABILIDADE, DO LOCAL ONDE LECIONAM.