Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DISCIPLINA LIBRAS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: LIBRAS, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79944
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 645
    "inscrito_id" => 1505
    "titulo" => """
      A DISCIPLINA LIBRAS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:\r\n
      REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICA DOCENTE
      """
    "resumo" => """
      NESSE ARTIGO DEBATEMOS DE QUE FORMA, OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA, REPRESENTAM A\r\n
      DISCIPLINA LIBRAS DURANTE SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL, POR MEIO DE UM RECORTE DE UM\r\n
      ESTUDO QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A DISCIPLINA LIBRAS\r\n
      E QUAL SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. CONSTITUI-SE EM UMA PESQUISA\r\n
      DE CAMPO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. OS SUJEITOS FORAM DOIS DISCENTES DO CURSO DE\r\n
      PEDAGOGIA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. UTILIZAMOS\r\n
      A ANÁLISE DE CONTEÚDO, MAIS ESPECIFICAMENTE A CATEGORIZAÇÃO TEMÁTICA. ASSIM,\r\n
      APRESENTAMOS AS SEGUINTES CATEGORIAS: 1) A DISCIPLINA LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE\r\n
      PROFESSORES; 2) ESPECIFICIDADE PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA LIBRAS; E 3) IMAGENS E SENTIDOS\r\n
      SOBRE A DISCIPLINA LIBRAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE A DISCIPLINA CONTRIBUI DE FORMA\r\n
      SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FAZENDO COM QUE O DISCENTE SE AGREGUE\r\n
      DE SABERES E PRÁTICAS INCLUSIVAS, COMPREENDENDO ACERCA DO ALUNO SURDO E SUA COMUNIDADE\r\n
      PARA QUE O DISCENTE CONSTRUA SEU PERFIL PROFISSIONAL, COMPREENDENDO A TRAJETÓRIA DE\r\n
      ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO SURDO E DESCONSTRUINDO IDEIAS E CONCEITOS CONTRÁRIOS A INCLUSÃO. A\r\n
      DISCIPLINA TEM AS SUAS ESPECIFICIDADES POR SER UMA DISCIPLINA QUE TRABALHA COM A ATENÇÃO\r\n
      VOLTADA A MODALIDADE ESPAÇO-VISUAL, ONDE O ALUNO OUVINTE TERÁ MAIS ATENÇÃO NA REALIZAÇÃO\r\n
      DAS ATIVIDADES QUE, SEGUNDO OS DISCENTES ENTREVISTADOS, SÃO DINÂMICAS E MUITO PRÁTICAS.\r\n
      ALÉM DE SEUS CONTEÚDOS ABORDAREM A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DO SURDO, MOSTRA A\r\n
      IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA A PESSOA SURDA, E SUA DIFERENCIAÇÃO GRAMATICAL, POSSUINDO\r\n
      TODOS OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UMA LÍNGUA
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1505_28072021230048.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLE CRISTINA SOUZA TRAJANO"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLE TRAJANO"
    "autor_email" => "trajanomichelle1@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79944
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 645
    "inscrito_id" => 1505
    "titulo" => """
      A DISCIPLINA LIBRAS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:\r\n
      REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICA DOCENTE
      """
    "resumo" => """
      NESSE ARTIGO DEBATEMOS DE QUE FORMA, OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA, REPRESENTAM A\r\n
      DISCIPLINA LIBRAS DURANTE SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL, POR MEIO DE UM RECORTE DE UM\r\n
      ESTUDO QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A DISCIPLINA LIBRAS\r\n
      E QUAL SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. CONSTITUI-SE EM UMA PESQUISA\r\n
      DE CAMPO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. OS SUJEITOS FORAM DOIS DISCENTES DO CURSO DE\r\n
      PEDAGOGIA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. UTILIZAMOS\r\n
      A ANÁLISE DE CONTEÚDO, MAIS ESPECIFICAMENTE A CATEGORIZAÇÃO TEMÁTICA. ASSIM,\r\n
      APRESENTAMOS AS SEGUINTES CATEGORIAS: 1) A DISCIPLINA LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE\r\n
      PROFESSORES; 2) ESPECIFICIDADE PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA LIBRAS; E 3) IMAGENS E SENTIDOS\r\n
      SOBRE A DISCIPLINA LIBRAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE A DISCIPLINA CONTRIBUI DE FORMA\r\n
      SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FAZENDO COM QUE O DISCENTE SE AGREGUE\r\n
      DE SABERES E PRÁTICAS INCLUSIVAS, COMPREENDENDO ACERCA DO ALUNO SURDO E SUA COMUNIDADE\r\n
      PARA QUE O DISCENTE CONSTRUA SEU PERFIL PROFISSIONAL, COMPREENDENDO A TRAJETÓRIA DE\r\n
      ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO SURDO E DESCONSTRUINDO IDEIAS E CONCEITOS CONTRÁRIOS A INCLUSÃO. A\r\n
      DISCIPLINA TEM AS SUAS ESPECIFICIDADES POR SER UMA DISCIPLINA QUE TRABALHA COM A ATENÇÃO\r\n
      VOLTADA A MODALIDADE ESPAÇO-VISUAL, ONDE O ALUNO OUVINTE TERÁ MAIS ATENÇÃO NA REALIZAÇÃO\r\n
      DAS ATIVIDADES QUE, SEGUNDO OS DISCENTES ENTREVISTADOS, SÃO DINÂMICAS E MUITO PRÁTICAS.\r\n
      ALÉM DE SEUS CONTEÚDOS ABORDAREM A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DO SURDO, MOSTRA A\r\n
      IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA A PESSOA SURDA, E SUA DIFERENCIAÇÃO GRAMATICAL, POSSUINDO\r\n
      TODOS OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UMA LÍNGUA
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1505_28072021230048.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLE CRISTINA SOUZA TRAJANO"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLE TRAJANO"
    "autor_email" => "trajanomichelle1@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

NESSE ARTIGO DEBATEMOS DE QUE FORMA, OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA, REPRESENTAM A DISCIPLINA LIBRAS DURANTE SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL, POR MEIO DE UM RECORTE DE UM ESTUDO QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A DISCIPLINA LIBRAS E QUAL SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. CONSTITUI-SE EM UMA PESQUISA DE CAMPO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. OS SUJEITOS FORAM DOIS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. UTILIZAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO, MAIS ESPECIFICAMENTE A CATEGORIZAÇÃO TEMÁTICA. ASSIM, APRESENTAMOS AS SEGUINTES CATEGORIAS: 1) A DISCIPLINA LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES; 2) ESPECIFICIDADE PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA LIBRAS; E 3) IMAGENS E SENTIDOS SOBRE A DISCIPLINA LIBRAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE A DISCIPLINA CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FAZENDO COM QUE O DISCENTE SE AGREGUE DE SABERES E PRÁTICAS INCLUSIVAS, COMPREENDENDO ACERCA DO ALUNO SURDO E SUA COMUNIDADE PARA QUE O DISCENTE CONSTRUA SEU PERFIL PROFISSIONAL, COMPREENDENDO A TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO SURDO E DESCONSTRUINDO IDEIAS E CONCEITOS CONTRÁRIOS A INCLUSÃO. A DISCIPLINA TEM AS SUAS ESPECIFICIDADES POR SER UMA DISCIPLINA QUE TRABALHA COM A ATENÇÃO VOLTADA A MODALIDADE ESPAÇO-VISUAL, ONDE O ALUNO OUVINTE TERÁ MAIS ATENÇÃO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES QUE, SEGUNDO OS DISCENTES ENTREVISTADOS, SÃO DINÂMICAS E MUITO PRÁTICAS. ALÉM DE SEUS CONTEÚDOS ABORDAREM A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DO SURDO, MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA A PESSOA SURDA, E SUA DIFERENCIAÇÃO GRAMATICAL, POSSUINDO TODOS OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UMA LÍNGUA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.