Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS EDUCATIVAS E CRIAÇÃO DE VÍNCULOS: UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: MONITORIA ACADÊMICA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, VÍNCULOS, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79875 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 2605 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS E CRIAÇÃO DE VÍNCULOS: UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, NO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE). O COMPONENTE FOI OFERTADO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021 E DE MANEIRA TOTALMENTE REMOTA. A MONITORIA, NESSE CENÁRIO, FUNCIONOU COMO APOIO AOS DISCENTES E À DOCENTE, A PARTIR DA CRIAÇÃO CONJUNTA DE ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA DISCIPLINA PARA O MODELO REMOTO, DE FORMA A TECER AMBIENTES PROPÍCIOS À FORMAÇÃO DE VÍNCULOS. NESSE TRABALHO, A EXPERIÊNCIA DE MONITORIA SERÁ RELATADA A PARTIR DE UM RESGATE DO QUE FOI VIVENCIADO AO LONGO DO PERÍODO DA DISCIPLINA, ATRAVÉS DE REGISTROS DAS DUAS MONITORAS E DOS MATERIAIS UTILIZADOS PELA EQUIPE. FRENTE A TANTOS DESAFIOS E DIFICULDADES ENFRENTADOS, OPTOU-SE POR RELATAR OS PONTOS POSITIVOS DO FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA, ISTO É, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS QUE FORAM PROVEITOSAS E RELEVANTES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ENTRE ELAS, SERÃO EXPLORADAS A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE A EQUIPE PEDAGÓGICA E A TURMA E AS ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS QUE ENVOLVERAM REFLEXÕES SOBRE O PRÓPRIO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO. CONCLUIU-SE QUE A CRIAÇÃO DE VÍNCULOS FOI FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, TANTO PARA OS ESTUDANTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA, QUANTO PARA AS MONITORAS.O PRESENTE TRABALHO VISA RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, NO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE F" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, VÍNCULOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2605_28072021160302.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA NOBERTO CORREIA" "autor_nome_curto" => "REBECA NOBERTO" "autor_email" => "rebecancorreia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79875 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 2605 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS E CRIAÇÃO DE VÍNCULOS: UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, NO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE). O COMPONENTE FOI OFERTADO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021 E DE MANEIRA TOTALMENTE REMOTA. A MONITORIA, NESSE CENÁRIO, FUNCIONOU COMO APOIO AOS DISCENTES E À DOCENTE, A PARTIR DA CRIAÇÃO CONJUNTA DE ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA DISCIPLINA PARA O MODELO REMOTO, DE FORMA A TECER AMBIENTES PROPÍCIOS À FORMAÇÃO DE VÍNCULOS. NESSE TRABALHO, A EXPERIÊNCIA DE MONITORIA SERÁ RELATADA A PARTIR DE UM RESGATE DO QUE FOI VIVENCIADO AO LONGO DO PERÍODO DA DISCIPLINA, ATRAVÉS DE REGISTROS DAS DUAS MONITORAS E DOS MATERIAIS UTILIZADOS PELA EQUIPE. FRENTE A TANTOS DESAFIOS E DIFICULDADES ENFRENTADOS, OPTOU-SE POR RELATAR OS PONTOS POSITIVOS DO FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA, ISTO É, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS QUE FORAM PROVEITOSAS E RELEVANTES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ENTRE ELAS, SERÃO EXPLORADAS A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE A EQUIPE PEDAGÓGICA E A TURMA E AS ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS QUE ENVOLVERAM REFLEXÕES SOBRE O PRÓPRIO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO. CONCLUIU-SE QUE A CRIAÇÃO DE VÍNCULOS FOI FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, TANTO PARA OS ESTUDANTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA, QUANTO PARA AS MONITORAS.O PRESENTE TRABALHO VISA RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, NO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE F" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, VÍNCULOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2605_28072021160302.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA NOBERTO CORREIA" "autor_nome_curto" => "REBECA NOBERTO" "autor_email" => "rebecancorreia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO VISA RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, NO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE). O COMPONENTE FOI OFERTADO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021 E DE MANEIRA TOTALMENTE REMOTA. A MONITORIA, NESSE CENÁRIO, FUNCIONOU COMO APOIO AOS DISCENTES E À DOCENTE, A PARTIR DA CRIAÇÃO CONJUNTA DE ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA DISCIPLINA PARA O MODELO REMOTO, DE FORMA A TECER AMBIENTES PROPÍCIOS À FORMAÇÃO DE VÍNCULOS. NESSE TRABALHO, A EXPERIÊNCIA DE MONITORIA SERÁ RELATADA A PARTIR DE UM RESGATE DO QUE FOI VIVENCIADO AO LONGO DO PERÍODO DA DISCIPLINA, ATRAVÉS DE REGISTROS DAS DUAS MONITORAS E DOS MATERIAIS UTILIZADOS PELA EQUIPE. FRENTE A TANTOS DESAFIOS E DIFICULDADES ENFRENTADOS, OPTOU-SE POR RELATAR OS PONTOS POSITIVOS DO FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA, ISTO É, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS QUE FORAM PROVEITOSAS E RELEVANTES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ENTRE ELAS, SERÃO EXPLORADAS A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE A EQUIPE PEDAGÓGICA E A TURMA E AS ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS QUE ENVOLVERAM REFLEXÕES SOBRE O PRÓPRIO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO. CONCLUIU-SE QUE A CRIAÇÃO DE VÍNCULOS FOI FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, TANTO PARA OS ESTUDANTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA, QUANTO PARA AS MONITORAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.