A PRESENTE ESCRITA ABORDA DISCUSS?ES ACERCA DA DAN?A COMO UM M?TODO PARA AUXILIAR O ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEM?TICA, AJUDANDO NA COMPREENS?O DAS FIGURAS GEOM?TRICAS E DE COMO ELA PODE SE FAZER PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA. DESTA FORMA, BUSCAMOS CONTRIBUIR NO ENSINO DA MATEM?TICA ESPECIFICAMENTE, DAS FIGURAS GEOM?TRICAS. ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR QUE ? PLAUS?VEL O ENSINO DOS CONTE?DOS B?SICOS DA MATEM?TICA ATRAV?S DA DAN?A E, PRINCIPALMENTE AO QUE TANGE A DAN?A DE BALLET, TRAZENDO MOVIMENTOS (PASSOS) PARA INSTRUIR NO ENSINO DAS FIGURAS GEOM?TRICAS COMO: RODERJAN QUE NOS REMETE A IDEIA DE UM C?RCULO, PASS? QUE NOS LEMBRA O TRI?NGULO, GLISSADE QUE NOS LEMBRA UM QUADRADO QUANDO ? EXECUTADO, E O GRAD PLI? DE SEGUNDA POSI??O QUE NOS LEMBRA UM RET?NGULO. PARA ISSO, UTILIZAMOS UMA METODOLOGIA QUALITATIVA E BIBLIOGR?FICA SENDO DESTINADA COM POSS?VEIS APLICA??ES NO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA P?BLICA DA CIDADE DE SENHOR DO BONFIM- BAHIA. CHEGANDO A CONCLUS?O QUE A DAN?A PODE SER UMA METODOLOGIA POTENCIALMENTE L?DICA PARA SE ENSINAR MATEM?TICA ESPECIFICAMENTE AS FIGURAS GEOM?TRICAS.