IMAGINÁRIO E CONSCIÊNCIA EM “DEVANEIO E EMBRIAGUEZ DUMA RAPARIGA”, DE CLARICE LISPECTOR: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ENSINO
"2012-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 798 "edicao_id" => 3 "trabalho_id" => 393 "inscrito_id" => 416 "titulo" => "IMAGINÁRIO E CONSCIÊNCIA EM “DEVANEIO E EMBRIAGUEZ DUMA RAPARIGA”, DE CLARICE LISPECTOR: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ENSINO" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir alguns aspectos da construção da personagem feminina no conto “Devaneio e embriaguez duma rapariga”, de Clarice Lispector. Nesse sentido, comporta, de modo mais específico, reflexões sobre imaginário e consciência, elementos materializados nos devaneios e embriaguez da rapariga. Trata-se de uma consciência enquanto modo de se pôr frente ao objeto de conhecimento. Assim, o imaginário, o devaneio e a embriaguez são novas formas de consciência, através das quais novas realidades são possibilitadas. Pretende-se, também, sugerir uma proposta de leitura com alunos do 1º ano do Ensino Técnico em Agropecuária Integrado ao Médio da Escola Agrotécnica do Cajueiro, Campus IV da UEPB – Catolé do Rocha. A justificativa desse trabalho repousa na constatação de que não há um tratamento preciso sobre as narrativas de Clarice Lispector na referida escola, visto que os alunos consideram uma autora complexa e de difícil compreensão. Em função disto, percebe-se, no âmbito escolar, a necessidade de se abordar o texto clariceano sob uma perspectiva diferenciada segundo o qual o prazer se faça presente. A análise da proposta de leitura e ensino será feita com base em orientações da teoria da estética da recepção e da teoria do efeito. Para tal estudo, buscar-se-á algumas reflexões postuladas por Regina Zilberman (2004), Robert Jauss e Costa Lima (2002), Wolfgang Iser (2002) Benedito Nunes (1976), Lúcia Helena (1997), Nadja Gotlib (1995), entre outros." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "5bfa4fcb4d481386dce9c564df5cbc77_416_393_.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FERNANDES DE A. PRAXEDES" "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDES" "autor_email" => "mariafpraxedes@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enlije" "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE" "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012" "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg" "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 798 "edicao_id" => 3 "trabalho_id" => 393 "inscrito_id" => 416 "titulo" => "IMAGINÁRIO E CONSCIÊNCIA EM “DEVANEIO E EMBRIAGUEZ DUMA RAPARIGA”, DE CLARICE LISPECTOR: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ENSINO" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir alguns aspectos da construção da personagem feminina no conto “Devaneio e embriaguez duma rapariga”, de Clarice Lispector. Nesse sentido, comporta, de modo mais específico, reflexões sobre imaginário e consciência, elementos materializados nos devaneios e embriaguez da rapariga. Trata-se de uma consciência enquanto modo de se pôr frente ao objeto de conhecimento. Assim, o imaginário, o devaneio e a embriaguez são novas formas de consciência, através das quais novas realidades são possibilitadas. Pretende-se, também, sugerir uma proposta de leitura com alunos do 1º ano do Ensino Técnico em Agropecuária Integrado ao Médio da Escola Agrotécnica do Cajueiro, Campus IV da UEPB – Catolé do Rocha. A justificativa desse trabalho repousa na constatação de que não há um tratamento preciso sobre as narrativas de Clarice Lispector na referida escola, visto que os alunos consideram uma autora complexa e de difícil compreensão. Em função disto, percebe-se, no âmbito escolar, a necessidade de se abordar o texto clariceano sob uma perspectiva diferenciada segundo o qual o prazer se faça presente. A análise da proposta de leitura e ensino será feita com base em orientações da teoria da estética da recepção e da teoria do efeito. Para tal estudo, buscar-se-á algumas reflexões postuladas por Regina Zilberman (2004), Robert Jauss e Costa Lima (2002), Wolfgang Iser (2002) Benedito Nunes (1976), Lúcia Helena (1997), Nadja Gotlib (1995), entre outros." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "5bfa4fcb4d481386dce9c564df5cbc77_416_393_.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FERNANDES DE A. PRAXEDES" "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDES" "autor_email" => "mariafpraxedes@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enlije" "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE" "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012" "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg" "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }