ESTE TRABALHO DESCREVE E ANALISA DUAS ATIVIDADES DID?TICO-PEDAG?GICAS REALIZADAS DE FORMA COLABORATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA COM A ADO??O DE METODOLOGIAS ATIVAS, A PARTIR DAS A??ES DO SUBPROJETO GEOGRAFIA/UEPB/PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, QUOTA 2020-2022. TAIS ESTRAT?GIAS FORAM ADOTADAS A FIM DE ALCAN?AR MELHORES DESEMPENHOS DO PONTO DE VISTA QUALITATIVO DOS DISCENTES EM FACE DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO. ASSIM, NESTA PESQUISA, ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A COMBINA??O DE PESQUISA BIBLIOGR?FICA E PESQUISA DESCRITIVA, PERMITINDO, DESSA MANEIRA, COMPARTILHAR AS EXPERI?NCIAS ALCAN?ADAS PELO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. ASSUME-SE, PORTANTO, COMO INTUITO A COLABORA??O COM OUTROS PROFISSIONAIS DOCENTES REFLETINDO OUTRAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA DE MODO SIGNIFICATIVO NO CEN?RIO REMOTO, SOBRETUDO, COM A CENTRALIZA??O ATIVA DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DO USO OU N?O DE TECNOLOGIAS DIGITAIS.