LIMA, Jessiclea Alves De. Cultura no ensino de línguas estrangeiras. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/79765>. Acesso em: 23/12/2024 05:51
BUSCAMOS TECER REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (LE) COM O OBJETIVO DE RESPONDER AOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: O QUE É CULTURA? QUAL O SEU PAPEL DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS? COMO O PROFESSOR PODE PROMOVER UM ENSINO INTERCULTURAL EM SUAS AULAS E QUAL DEVE SER SUA POSTURA AO FAZÊ-LO? DESEJAMOS TRAZER CONTRIBUIÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DAS DISCUSSÕES EM TORNO DESTE ASSUNTO, ASSIM COMO TECER REFLEXÕES QUE ENCORAJEM OS DOCENTES A DESENVOLVEREM UM ENSINO DE LÍNGUAS CRÍTICO, NO QUAL A CULTURA SEJA PARTE INDISPENSÁVEL. PARA TANTO, ESTA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO CRÍTICO ANCORA-SE NOS AUTORES BYRAM (2008), KRAMSCH (2017), EAGLETON (2005), CUCHE (2002), LIMA (2017), DENTRE OUTROS. A PARTIR DAS DISCUSSÕES AQUI LEVANTADAS, PERCEBEMOS QUE O ENSINO INTERCULTURAL OPORTUNIZA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS QUE VÃO ALÉM DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS E QUE SÃO IMPRESCINDÍVEIS NO PROCESSO DE (TRANS)FORMAÇÃO DOS APRENDIZES. PERCEBEMOS, AINDA, A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE OPORTUNIZE O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CULTURAL CRÍTICA EM ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS NO CAMPO DE ENSINO DE LE, ASSIM COMO A NECESSIDADE DE MAIS PESQUISAS NO ÂMBITO NACIONAL, NO SENTIDO DE ORIENTAR PRÁTICAS, DIRECIONAR O USO E ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS E FERRAMENTAS CONFORME A REALIDADE DAS ESCOLAS BRASILEIRAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL.