A TECNOFOBIA E O USO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: A SUPERAÇÃO DOS MEDOS E DESAFIOS EM SITUAÇÕES EMERGENTES
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79756 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 426 "inscrito_id" => 3008 "titulo" => "A TECNOFOBIA E O USO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: A SUPERAÇÃO DOS MEDOS E DESAFIOS EM SITUAÇÕES EMERGENTES" "resumo" => "A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA SE CARACTERIZA PELO USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NUM AVANÇO TECNOLÓGICO RÁPIDO E DIVERSIFICADO, FAZENDO COM QUE OCORRAM INTERVENÇÕES NA VIDA DAS PESSOAS E REFLEXÕES SOBRE A INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM TODOS OS ÂMBITOS, ESPECIALMENTE NO EDUCACIONAL. ESTE TRABALHO PRETENDE REFLETIR SOBRE O SENTIMENTO DE AVERSÃO E DESCONFORTO EM RELAÇÃO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS (TECNOFOBIA), A PARTIR DAS POSSÍVEIS ORIGENS E RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS EM TEMPO DE PANDEMIA DO COVID-19. FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO POR MEIO DO GOOGLE FORMS PARA OS PROFESSORES E ALUNOS APLICADOS VIA WHATSAPP, CONTANDO COM 15 PROFESSORES E 15 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II, RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE MIRACEMA/ RJ. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZOU-SE SILVA (2013), MORAN (2009), RAMOS (2020), ENTRE OUTROS QUE TRATAM DA TEMÁTICA. METODOLOGICAMENTE, COMO FUNDAMENTO DA PESQUISA, UTILIZOU-SE AS TEORIAS DE GIL (2010). AS MUDANÇAS IMPRESSAS NA SOCIEDADE TOMAM CONTA DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, MESMO QUE INVOLUNTARIAMENTE; TODAVIA, É POSSÍVEL OBSERVAR DE MANEIRA EMPÍRICA QUE PROFESSORES E ALUNOS NÃO SE APROPRIAM DA TECNOLOGIA DA MESMA FORMA, E MUITAS VEZES, TENTAM SE ADAPTAR AS MUDANÇAS PARA “SOBREVIVER”. DE TODO MODO, PERCEBE-SE QUE, HOJE EM ESPECIAL HÁ UMA FORTE TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA FIRMAR A NECESSIDADE DE QUE O ALUNO DEVE VIVENCIAR A APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA. NESSA PERSPECTIVA, O PROFESSOR DEVE SUPERAR SEUS MEDOS E DESAFIOS, PARA PROPOR AOS ALUNOS OS BENEFÍCIOS DA MODERNIDADE TECNOLÓGICA, E APONTAR CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SIGNIFICATIVA COM OS USOS DAS REDES SOCIAIS, EM PROL DA EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOFOBIA, REDES SOCIAIS, EDUCAÇÃO, MEDOS E DESAFIOS, SITUAÇÕES EMERGENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID3008_26072021205034.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMARO SEBASTIÃO DE SOUZA QUINTINO" "autor_nome_curto" => "AMARO SEBASTIÃO DE SOUZA QUINT" "autor_email" => "amarotiao@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79756 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 426 "inscrito_id" => 3008 "titulo" => "A TECNOFOBIA E O USO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: A SUPERAÇÃO DOS MEDOS E DESAFIOS EM SITUAÇÕES EMERGENTES" "resumo" => "A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA SE CARACTERIZA PELO USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NUM AVANÇO TECNOLÓGICO RÁPIDO E DIVERSIFICADO, FAZENDO COM QUE OCORRAM INTERVENÇÕES NA VIDA DAS PESSOAS E REFLEXÕES SOBRE A INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM TODOS OS ÂMBITOS, ESPECIALMENTE NO EDUCACIONAL. ESTE TRABALHO PRETENDE REFLETIR SOBRE O SENTIMENTO DE AVERSÃO E DESCONFORTO EM RELAÇÃO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS (TECNOFOBIA), A PARTIR DAS POSSÍVEIS ORIGENS E RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS EM TEMPO DE PANDEMIA DO COVID-19. FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO POR MEIO DO GOOGLE FORMS PARA OS PROFESSORES E ALUNOS APLICADOS VIA WHATSAPP, CONTANDO COM 15 PROFESSORES E 15 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II, RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE MIRACEMA/ RJ. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZOU-SE SILVA (2013), MORAN (2009), RAMOS (2020), ENTRE OUTROS QUE TRATAM DA TEMÁTICA. METODOLOGICAMENTE, COMO FUNDAMENTO DA PESQUISA, UTILIZOU-SE AS TEORIAS DE GIL (2010). AS MUDANÇAS IMPRESSAS NA SOCIEDADE TOMAM CONTA DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, MESMO QUE INVOLUNTARIAMENTE; TODAVIA, É POSSÍVEL OBSERVAR DE MANEIRA EMPÍRICA QUE PROFESSORES E ALUNOS NÃO SE APROPRIAM DA TECNOLOGIA DA MESMA FORMA, E MUITAS VEZES, TENTAM SE ADAPTAR AS MUDANÇAS PARA “SOBREVIVER”. DE TODO MODO, PERCEBE-SE QUE, HOJE EM ESPECIAL HÁ UMA FORTE TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA FIRMAR A NECESSIDADE DE QUE O ALUNO DEVE VIVENCIAR A APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA. NESSA PERSPECTIVA, O PROFESSOR DEVE SUPERAR SEUS MEDOS E DESAFIOS, PARA PROPOR AOS ALUNOS OS BENEFÍCIOS DA MODERNIDADE TECNOLÓGICA, E APONTAR CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SIGNIFICATIVA COM OS USOS DAS REDES SOCIAIS, EM PROL DA EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOFOBIA, REDES SOCIAIS, EDUCAÇÃO, MEDOS E DESAFIOS, SITUAÇÕES EMERGENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID3008_26072021205034.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMARO SEBASTIÃO DE SOUZA QUINTINO" "autor_nome_curto" => "AMARO SEBASTIÃO DE SOUZA QUINT" "autor_email" => "amarotiao@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }