A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESPERA QUE OS SUJEITOS ADQUIRAM DIVERSAS COMPETÊNCIAS PARA SABER FAZER USO DA LEITURA E DA ESCRITA, NO SENTIDO DE SABER INTERPRETAR E CONTEXTUALIZAR OS EPISÓDIOS AO SEU REDOR, POIS VIVEMOS NUM MUNDO ONDE O LETRAMENTO É UMA DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO. PORTANTO, É INDISPENSÁVEL À APROPRIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA VIDA DAS PESSOAS EM VIRTUDE DE IR ALÉM DO APRENDER A SE COMUNICAR E DECODIFICAR CÓDIGOS PELO FATO DE CONSTITUIR POSSIBILIDADES DE ADQUIRIR CONHECIMENTOS, DESENVOLVER RACIOCÍNIOS E AMPLIAR A VISÃO DE MUNDO. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), FAZ-SE NECESSÁRIO COMPREENDERMOS COMO SE DESENVOLVEU O PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. A HISTÓRIA REVELA QUE ESSA MODALIDADE DE ENSINO CAMINHOU EM PARALELO COM AS AÇÕES EDUCATIVAS PRATICADAS DESDE O PERÍODO COLONIAL, EMBORA QUE DE FORMA SUPERFICIAL. DESSE MODO, O OBJETIVO GERAL DESSE PRESENTE ESTUDO É MOSTRAR A RELAÇÃO ESTRUTURAL DAS DIMENSÕES DO LETRAMENTO E A EJA. COMO CAMINHOS METODOLÓGICO FOI ELENCADO O MÉTODO DIALÉTICO HISTÓRICO, QUALITATIVO E BIBLIOGRÁFICO PODEMOS AFIRMAR QUE A APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS QUE VIVEM À MARGEM DA SOCIEDADE SE CONCRETIZA PERMITINDO-OS INTERAGIR MELHOR COM O MEIO. EMBORA, COMO VIMOS DURANTE O PROCESSO HISTÓRICO DESSA MODALIDADE, BEM COMO A EDUCAÇÃO EM GERAL NO BRASIL É NECESSÁRIO MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ÓRGÃOS FEDERAIS PARA CONSTITUIR DE FATO UM EDUCAÇÃO PARA TODOS