NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE, FOI IMPLEMENTADO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR AO LICENCIANDO VIVENCIAR O AMBIENTE ESCOLAR, COLOCANDO EM PRÁTICA A TEORIA APRENDIDA DURANTE O CURSO PARA PROPICIAR A AQUISIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. DESSE MODO, OS RESIDENTES E ALUNOS TIVERAM QUE SE ADEQUAR AO ENSINO ADOTADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS, QUE SE TORNOU DE FORMA REMOTA, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO COVID-19. A METODOLOGIA UTILIZADA NAS SALAS DE AULAS DA ESCOLA, AGORA VIRTUAIS, CONTOU COM O SUPORTE DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, COMO O GOOGLE CLASSROOM, O GOOGLE FORMS, O MEET E O WHATSAPP, COM OBJETIVO DE APLICAR AS METODOLOGIAS ATIVAS DESCRITAS E DESTACADAS POR AUTORES VISANDO O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR AS DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO, TANTO POR PARTE DOS ALUNOS COMO PROFESSORES, POIS O ENSINO PÚBLICO NÃO ESTAVA PREPARADO PARA OFERECER SUPORTE TECNOLÓGICOS AOS MESMOS DE MANEIRA SIGNIFICATIVA. CONSEQUENTEMENTE, A INTERAÇÃO COM OS ALUNOS E O RENDIMENTO ESCOLAR DOS MESMOS FICOU COMPROMETIDO, SENDO UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS, A FALTA DE INTERNET E RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ACOMPANHAR AS AULAS. POR FIM, DESTACAMOS QUE O ENSINO REMOTO É UMA EXCELENTE FERRAMENTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MAS NA ESCOLA PÚBLICA AINDA FALTA MUITO INVESTIMENTO PARA QUE O MESMO POSSA SUBSTITUIR O ENSINO PRESENCIAL.