CONFLITO E VIOLÊNCIA ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO DAS TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79706 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 370 "inscrito_id" => 1666 "titulo" => "CONFLITO E VIOLÊNCIA ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO DAS TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "ESTE ESTUDO É UM RECORTE DA TESE DE DOUTORADO QUE INVESTIGOU AS TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL, SOBRE A TEMÁTICA CONFLITO E VIOLÊNCIA ESCOLAR. PARA ESTE ARTIGO EM ESPECIAL CONCENTRAMOS A ANÁLISE NA CARACTERIZAÇÃO GERAL DAS TESES ENTRE OS ANOS DE 1999 A 2016 QUE INVESTIGARAM A TEMÁTICA CONFLITO E VIOLÊNCIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A CONDUÇÃO METODOLÓGICA DE COLETA DE REGISTRO FOI DA ABORDAGEM QUANTITATIVA, USANDO A TÉCNICA DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA, PELO PROGRAMA SOFTWARE ESTATÍSTICO LIVRE R E O MÉTODO COMPARATIVO. A ANÁLISE ESTATÍSTICA FOI COMPOSTA PELAS TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS COLETADAS NA PLATAFORMA DE INDEXAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). A ANÁLISE DOS DADOS CONSIDEROU OS VÍNCULOS INSTITUCIONAIS, LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DA PRODUÇÃO, O GÊNERO E O TIPO DE INSTITUIÇÃO. PARA ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS USAMOS AS LEITURAS SELETIVA, LEITURA CRÍTICA OU REFLEXIVA E LEITURA INTERPRETATIVA E TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PERCURSOS METODOLÓGICOS E TEÓRICOS DAS TESES. OS RESULTADOS IDENTIFICARAM QUE AS TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA, DO PERÍODO DE 1999 A 2016, FORAM PRODUZIDAS POR PESQUISADORES DO SEXO FEMININO, AS REGIÕES SUDESTE E SUL FORAM AS QUE MAIS PRODUZIRAM, SENDO QUE AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE APRESENTARAM UM PERCENTUAL MAIOR DE PRODUÇÃO TOTAL. CONCLUÍMOS QUE OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL TIVERAM RIGOR TEÓRICO-METODOLÓGICO E ÉTICO NA RELAÇÃO COM SEU OBJETO DE PESQUISA E COM OS SEUS COLABORADORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CONFLITO ESCOLAR, VIOLÊNCIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO BÁSICA, PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID1666_23072021171603.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MORAES DA SILVA CARDOZO" "autor_nome_curto" => "SANDRA MORAES" "autor_email" => "sal688@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79706 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 370 "inscrito_id" => 1666 "titulo" => "CONFLITO E VIOLÊNCIA ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO DAS TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "ESTE ESTUDO É UM RECORTE DA TESE DE DOUTORADO QUE INVESTIGOU AS TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL, SOBRE A TEMÁTICA CONFLITO E VIOLÊNCIA ESCOLAR. PARA ESTE ARTIGO EM ESPECIAL CONCENTRAMOS A ANÁLISE NA CARACTERIZAÇÃO GERAL DAS TESES ENTRE OS ANOS DE 1999 A 2016 QUE INVESTIGARAM A TEMÁTICA CONFLITO E VIOLÊNCIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A CONDUÇÃO METODOLÓGICA DE COLETA DE REGISTRO FOI DA ABORDAGEM QUANTITATIVA, USANDO A TÉCNICA DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA, PELO PROGRAMA SOFTWARE ESTATÍSTICO LIVRE R E O MÉTODO COMPARATIVO. A ANÁLISE ESTATÍSTICA FOI COMPOSTA PELAS TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS COLETADAS NA PLATAFORMA DE INDEXAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). A ANÁLISE DOS DADOS CONSIDEROU OS VÍNCULOS INSTITUCIONAIS, LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DA PRODUÇÃO, O GÊNERO E O TIPO DE INSTITUIÇÃO. PARA ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS USAMOS AS LEITURAS SELETIVA, LEITURA CRÍTICA OU REFLEXIVA E LEITURA INTERPRETATIVA E TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PERCURSOS METODOLÓGICOS E TEÓRICOS DAS TESES. OS RESULTADOS IDENTIFICARAM QUE AS TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA, DO PERÍODO DE 1999 A 2016, FORAM PRODUZIDAS POR PESQUISADORES DO SEXO FEMININO, AS REGIÕES SUDESTE E SUL FORAM AS QUE MAIS PRODUZIRAM, SENDO QUE AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE APRESENTARAM UM PERCENTUAL MAIOR DE PRODUÇÃO TOTAL. CONCLUÍMOS QUE OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL TIVERAM RIGOR TEÓRICO-METODOLÓGICO E ÉTICO NA RELAÇÃO COM SEU OBJETO DE PESQUISA E COM OS SEUS COLABORADORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CONFLITO ESCOLAR, VIOLÊNCIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO BÁSICA, PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID1666_23072021171603.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MORAES DA SILVA CARDOZO" "autor_nome_curto" => "SANDRA MORAES" "autor_email" => "sal688@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }