EARLY ÁLGEBRA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO INSTITUCIONAL NOS DOCUMENTOS OFICIAIS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81036 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2099 "inscrito_id" => 6980 "titulo" => "EARLY ÁLGEBRA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO INSTITUCIONAL NOS DOCUMENTOS OFICIAIS" "resumo" => "NESTE ARTIGO APRESENTAMOS UM RECORTE DOS RESULTADOS QUE FORAM FRUTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA SEGUNDA AUTORA, GESTADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, COM PARTICIPAÇÃO E ORIENTAÇÃO DOS DEMAIS AUTORES. A PESQUISA TINHA COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES PARA DIFUSÃO DOS SABERES DA ÁLGEBRA COMO UM SABER A ENSINAR NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTADO PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SERRA BRANCA – PB. NO PRESENTE TEXTO, COMUNICAREMOS A ANÁLISE DO DISCURSO INSTITUCIONAL EM TORNO DO ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS (EARLY ÁLGEBRA) DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE DOIS DOCUMENTOS: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA. A NOSSA ANÁLISE SE ASSENTA NA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO QUE PERMITE ESTUDAR AS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DE DIDÁTICA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA ELE É TIPIFICADO COMO ANÁLISE DOCUMENTAL. OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA CONSONÂNCIA NOS DOIS DOCUMENTOS EM RELAÇÃO AOS OBJETOS DE SABER A ENSINAR DA EARLY ÁLGEBRA. NO ENTANTO, O DOCUMENTO DA PARAÍBA APRESENTA ALÉM DOS OBJETOS, ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DESSE OBJETO. DE MODO, GERAL A NOOSFERA COADUNA COM O DISCURSO PRESENTE NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE RECONHECEM A INICIAÇÃO PRECOCE À ÁLGEBRA COMO UM PONTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EARLY ÁLGEBRA, TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO, NOOSFERA, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ÁLGEBRA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID6980_30092021121454.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE LUIZ CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ZÉ LUIZ CAVALCANTE" "autor_email" => "zeluiz.edmat@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81036 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2099 "inscrito_id" => 6980 "titulo" => "EARLY ÁLGEBRA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO INSTITUCIONAL NOS DOCUMENTOS OFICIAIS" "resumo" => "NESTE ARTIGO APRESENTAMOS UM RECORTE DOS RESULTADOS QUE FORAM FRUTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA SEGUNDA AUTORA, GESTADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, COM PARTICIPAÇÃO E ORIENTAÇÃO DOS DEMAIS AUTORES. A PESQUISA TINHA COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES PARA DIFUSÃO DOS SABERES DA ÁLGEBRA COMO UM SABER A ENSINAR NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTADO PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SERRA BRANCA – PB. NO PRESENTE TEXTO, COMUNICAREMOS A ANÁLISE DO DISCURSO INSTITUCIONAL EM TORNO DO ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS (EARLY ÁLGEBRA) DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE DOIS DOCUMENTOS: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA. A NOSSA ANÁLISE SE ASSENTA NA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO QUE PERMITE ESTUDAR AS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DE DIDÁTICA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA ELE É TIPIFICADO COMO ANÁLISE DOCUMENTAL. OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA CONSONÂNCIA NOS DOIS DOCUMENTOS EM RELAÇÃO AOS OBJETOS DE SABER A ENSINAR DA EARLY ÁLGEBRA. NO ENTANTO, O DOCUMENTO DA PARAÍBA APRESENTA ALÉM DOS OBJETOS, ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DESSE OBJETO. DE MODO, GERAL A NOOSFERA COADUNA COM O DISCURSO PRESENTE NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE RECONHECEM A INICIAÇÃO PRECOCE À ÁLGEBRA COMO UM PONTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EARLY ÁLGEBRA, TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO, NOOSFERA, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ÁLGEBRA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID6980_30092021121454.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE LUIZ CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ZÉ LUIZ CAVALCANTE" "autor_email" => "zeluiz.edmat@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }