O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETO DE ANÁLISE A REFLEXÃO FILOSÓFICA ACERCA DA EDUCAÇÃO DO PENSADOR NORTE-AMERICANO JOHN DEWEY(1859-1952). O QUE ELE PENSA SOBRE A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE, QUAIS OS SEUS PROBLEMAS E PRINCIPALMENTE A SUA FINALIDADE. DEWEY TEVE A PREOCUPAÇÃO, AO LONGO DE SUA OBRA DE RELACIONAR O PROCESSO EDUCATIVO À VIDA DO INDIVÍDUO, DEMONSTRANDO SUA CRÍTICA AO MODELO VIGENTE DE EDUCAÇÃO. A CARACTERÍSTICA MAIS IMPORTANTE DO DISCURSO FILOSÓFICO DEWEYANO É QUE O APRENDIZADO ESTÁ ASSOCIADO A VIDA PRESENTE DOS INDIVÍDUOS, É UM ACONTECIMENTO QUE SE DÁ NO PRÓPRIO MOVIMENTO DA VIDA, QUE ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO. APRENDER, NESSE CONTEXTO, SIGNIFICA SUPERAR AS DIFICULDADES COM AS QUAIS NOS DEPARAMOS E POR ESSE MOTIVO A EDUCAÇÃO DEVE SER SEMPRE UM ATO DE CRIATIVIDADE E RECONSTRUÇÃO E NUNCA DE REPETIÇÃO E FADIGA.