O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONHECER AS FORMAS DE ESCOLHA DO DIRETOR ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. UM TEMA DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, POIS NOS PERMITE UMA MAIOR REFLEXÃO A RESPEITO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DA ESCOLA, AMPLIANDO O OLHAR DESSA QUESTÃO COM FOCO NA DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA E MELHORES PRÁTICAS DE ADMINISTRAÇÃO DAS ESCOLAS. A PERGUNTA QUE NORTEIA ESTE TRABALHO É QUAIS AS DIFERENTES FORMAS DE ESCOLHAS DO DIRETOR ESCOLAR? A METODOLOGIA ENVOLVE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E AS INFORMAÇÕES FORAM ANALISADAS POR MEIO DA ABORDAGEM QUALITATIVA. A ANÁLISE FOI FUNDAMENTADA EM AUTORES COMO LUCK (2012), MENDONÇA (2001), PARO (1996, 2003, 2004, 2010), DENTRE OUTROS AUTORES IMPORTANTES NA DISCUSSÃO DO TEMA. OS AUTORES ESTUDADOS CLASSIFICAM DE FORMA DIFERENTE OS PROCESSOS DE ESCOLHAS DE DIRETORES DAS ESCOLAS DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA, MAS IDENTIFICAM OS MESMOS MECANISMOS NORTEADORES DOS PROCESSOS DE ESCOLHA. EXISTEM PROCESSOS DEMOCRÁTICOS, MERITOCRÁTICOS E BASEADOS NO CLIENTELISMO. OS PROCESSOS SE CARACTERIZAM EM DUAS DIMENSÕES: PELAS ESCOLHAS DIRETAS E INDIRETAS. AS FORMAS DE ELEIÇÕES DIRETAS SÃO AS MAIS DEMOCRÁTICAS PORQUE ENVOLVEM A COMUNIDADE ESCOLAR. AS FORMAS ANTIDEMOCRÁTICAS EXCLUEM A COMUNIDADE, UMA VEZ QUE AS INDICAÇÕES POLÍTICAS SÃO FEITAS À REVELIA DA VONTADE INTERNA. AS FORMAS DE ELEIÇÕES TORNAM OU NÃO A COMUNIDADE PROTAGONISTA DO PROCESSO. AS MESMAS INDICAM RELAÇÕES DE PODER E AS CONCEPÇÕES INERENTES DE GESTÃO ESCOLAR.