PRESSUPONDO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS DEVIDO AO CEN?RIO ATUAL DE PANDEMIA, EM QUE O ENSINO DE QU?MICA NAS ESCOLAS N?O VEM SENDO APLICADO DE FORMA ACERTIVA, FOI PROPOSTO UM PROJETO DE ENSINO E INTERVEN??O A FIM DE CORRELACIONAR A QU?MICA COM O CINEMA E O COTIDIANO DOS ALUNOS, MOTIVANDO-OS NAS AULAS TE?RICAS E PR?TICAS POR MEIO DOS EXPERIMENTOS. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR REA??ES QU?MICAS QUE OCORREM EM EXPERIMENTOS CRIADOS NOS BASTIDORES DA CINEMATOGRAFIA PARA COMPOR O ESPA?O E EFEITOS ESPECIAIS EM FILMES, NOVELAS E V?DEOS. DESSA FORMA, FOI ABORDADA A HISTORICIDADE DO CINEMA, INTRODU??O A QU?MICA, EXPERIMENTOS NA CINEMATOGRAFIA E REA??ES QU?MICAS INORG?NICAS. O REFERENCIAL TE?RICO DISP?E DA ?NTIMA RELA??O DA QU?MICA COM O CINEMA DESDE OS PRIM?RDIOS DE SUA CRIA??O POR MEIO DO NITRATO DE CELULOSE, QUE FOI BASTANTE USADO PARA PRODU??O DE FILMES, DEVIDO A SUA FACILIDADE EM SER MOLDADO. A METODOLOGIA UTILIZADA POSSUI EMBASAMENTO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA A FIM DE OBTER RESULTADOS MAIS APROFUNDADOS SOBRE A TEM?TICA APLICADA. O TEMA FOI ABORDADO DE FORMA INTRODUT?RIA, TE?RICA E PR?TICA POR MEIO DE EXPOSI??O DE V?DEOS PR?TICOS E REALIZA??O DE EXPERIMENTOS. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS DO 2? ANO DA ESCOLA DE REFER?NCIA EM ENSINO M?DIO GERCINO COELHO, COM FAIXA ET?RIA DE 16 A 18 ANOS. POR CONSEGUINTE, O TRABALHO OBTEVE ?XITO EM QUEST?ES DE METODOLOGIA, CONTE?DO E PR?TICAS.