APRENDER PELA PESQUISA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, NEGRITUDE E PROTAGONISMO JUVENIL EM CENA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79455 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 49 "titulo" => "APRENDER PELA PESQUISA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, NEGRITUDE E PROTAGONISMO JUVENIL EM CENA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO EMERGE DA PESQUISA DE TCC DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFPB, CAMPUS ESPERANÇA, APRESENTADO NO FINAL DE 2020. TRATA-SE DE UM TEXTO QUE TEM POR OBJETIVO APRESENTAR PARTE DOS RESULTADOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “VOZES DA SUBALTERNIDADE E PROTAGONISMO JUVENIL, CENAS DA GEO-GRAFIA DA VIDA EM HQS”, DECORRENTE DO EDITAL 01/2019, CHAMADA INTERCONECTA, MATERIALIZADO NO IFPB, CAMPUS ESPERANÇA, NO ANO DE 2019. O PROJETO OBJETIVOU DESENCADEAR ESPAÇOS DE AUTONOMIA E PROTAGONISMO AO JOVEM, POR MEIO DE HQS, COM O INTUITO DE ELUCIDAR VOZES DO SUBALTERNO E DA SUBALTERNIDADE. O PROJETO DE PESQUISA SE DEU A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE LEITURAS DE LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E DEMAIS TEXTOS, ASSIM COMO LEITURAS E ANÁLISES DE HQS. A PARTIR DISSO, EM DIÁLOGO COM OS INTEGRANTES DA PESQUISA, ELEGEMOS O PERSONAGEM NEGRO PARA SER REFLETIDO NAS HQS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A REPRESENTAÇÃO DA NEGRITUDE NOS QUADRINHOS AINDA É UM CAMPO QUE PRECISA SER PROBLEMATIZADO. DIANTE DESSE PRESSUPOSTO, CRIAMOS UMA HQ INTITULO-A “TORNAR-SE NEGRA”, CUJA TEMÁTICA CIRCULA ENTRE O PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL NA SOCIEDADE E NA ESCOLA E A QUESTÃO DA AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA. NA SEQUÊNCIA, DESENVOLVEMOS UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS, COM O MESMO TÍTULO, PARA ACOMODAR A HQ, ALÉM DE CONTEMPLAR QUESTÕES SOBRE RACISMO E NEGRITUDE. O PROJETO FOI FINALIZADO COM APRESENTAÇÕES DOS RESULTADOS À COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, PROTAGONISMO JUVENIL, NEGRITUDE, APLICATIVO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID49_27042021210214.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO DE ARAUJO SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO SILVA" "autor_email" => "eduardo.carlos@academico." "autor_ies" => "IFPB CAMPUS ESPERANÇA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79455 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 49 "titulo" => "APRENDER PELA PESQUISA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, NEGRITUDE E PROTAGONISMO JUVENIL EM CENA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO EMERGE DA PESQUISA DE TCC DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFPB, CAMPUS ESPERANÇA, APRESENTADO NO FINAL DE 2020. TRATA-SE DE UM TEXTO QUE TEM POR OBJETIVO APRESENTAR PARTE DOS RESULTADOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “VOZES DA SUBALTERNIDADE E PROTAGONISMO JUVENIL, CENAS DA GEO-GRAFIA DA VIDA EM HQS”, DECORRENTE DO EDITAL 01/2019, CHAMADA INTERCONECTA, MATERIALIZADO NO IFPB, CAMPUS ESPERANÇA, NO ANO DE 2019. O PROJETO OBJETIVOU DESENCADEAR ESPAÇOS DE AUTONOMIA E PROTAGONISMO AO JOVEM, POR MEIO DE HQS, COM O INTUITO DE ELUCIDAR VOZES DO SUBALTERNO E DA SUBALTERNIDADE. O PROJETO DE PESQUISA SE DEU A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE LEITURAS DE LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E DEMAIS TEXTOS, ASSIM COMO LEITURAS E ANÁLISES DE HQS. A PARTIR DISSO, EM DIÁLOGO COM OS INTEGRANTES DA PESQUISA, ELEGEMOS O PERSONAGEM NEGRO PARA SER REFLETIDO NAS HQS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A REPRESENTAÇÃO DA NEGRITUDE NOS QUADRINHOS AINDA É UM CAMPO QUE PRECISA SER PROBLEMATIZADO. DIANTE DESSE PRESSUPOSTO, CRIAMOS UMA HQ INTITULO-A “TORNAR-SE NEGRA”, CUJA TEMÁTICA CIRCULA ENTRE O PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL NA SOCIEDADE E NA ESCOLA E A QUESTÃO DA AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA. NA SEQUÊNCIA, DESENVOLVEMOS UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS, COM O MESMO TÍTULO, PARA ACOMODAR A HQ, ALÉM DE CONTEMPLAR QUESTÕES SOBRE RACISMO E NEGRITUDE. O PROJETO FOI FINALIZADO COM APRESENTAÇÕES DOS RESULTADOS À COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, PROTAGONISMO JUVENIL, NEGRITUDE, APLICATIVO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID49_27042021210214.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO DE ARAUJO SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO SILVA" "autor_email" => "eduardo.carlos@academico." "autor_ies" => "IFPB CAMPUS ESPERANÇA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }