Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE ARARIPE – CE

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, COVID-19, ENSINO MÉDIO, , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77002
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 1861
    "titulo" => "OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE ARARIPE – CE"
    "resumo" => "COM A PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS (COVID-19) FORAM IMPLEMENTADAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDAS. A SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS POR AULAS EM ESPAÇOS DIGITAIS E POR TEMPO INDEFINIDO, ATRELOU-SE CONSIGO CERTOS DESAFIOS (GERAIS E PARTICULARES) COMO: O MEDO, A AS INCERTEZAS E LIMITAÇÕES. CONTUDO, A EDUCAÇÃO NÃO PODIA SER DEIXADA DE LADO, VISTO ISSO, SOB UM OLHAR PEDAGÓGICO, ADERIU-SE A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL “ERE”. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL EVIDENCIAR AS MUDANÇAS E OS DESAFIOS QUE O ERE PROVOCARAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ARARIPE – CE. PARA O ALCANCE DESTE, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO, DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, DURANTE O MÊS DE MAIO DE 2021. OS PROFESSORES DEMONSTRARAM-SE SATISFEITOS COM AS METODOLOGIAS UTILIZADAS, PORÉM, AFIRMARAM SER DIFÍCIL MANTER A INTERAÇÃO DOS DISCENTES DURANTE AS AULAS REMOTAS. AS PLATAFORMAS ADOTADAS PELO GOVERNO DO ESTADO PARA A OFERTA DAS AULAS REMOTAS SÃO O GOOGLE MEET E O GOOGLE CLASSROOM, COM O AUXÍLIO DO APLICATIVO WHATSAPP. OS DISCENTES AFIRMAM TER UM AMBIENTE ADEQUADO EM CASA PARA ASSISTIR AS AULAS, PORÉM, QUEIXAM-SE DAS DIFICULDADES DE ACESSO E DA MÁ QUALIDADE DA INTERNET NO MUNICÍPIO. VERIFICA-SE QUE APESAR DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DOCENTES E DISCENTES, O ERE CUMPRE COM OS SEUS OBJETIVOS, NECESSITANDO, AINDA, DE UMA INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE E DE UM MELHOR PLANEJAMENTO DIRECIONADO A ESSAS NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, COVID-19, ENSINO MÉDIO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID1861_13102021134146.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO DE SOUSA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RODRI"
    "autor_email" => "sorodrigosousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77002
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 1861
    "titulo" => "OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE ARARIPE – CE"
    "resumo" => "COM A PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS (COVID-19) FORAM IMPLEMENTADAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDAS. A SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS POR AULAS EM ESPAÇOS DIGITAIS E POR TEMPO INDEFINIDO, ATRELOU-SE CONSIGO CERTOS DESAFIOS (GERAIS E PARTICULARES) COMO: O MEDO, A AS INCERTEZAS E LIMITAÇÕES. CONTUDO, A EDUCAÇÃO NÃO PODIA SER DEIXADA DE LADO, VISTO ISSO, SOB UM OLHAR PEDAGÓGICO, ADERIU-SE A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL “ERE”. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL EVIDENCIAR AS MUDANÇAS E OS DESAFIOS QUE O ERE PROVOCARAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ARARIPE – CE. PARA O ALCANCE DESTE, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO, DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, DURANTE O MÊS DE MAIO DE 2021. OS PROFESSORES DEMONSTRARAM-SE SATISFEITOS COM AS METODOLOGIAS UTILIZADAS, PORÉM, AFIRMARAM SER DIFÍCIL MANTER A INTERAÇÃO DOS DISCENTES DURANTE AS AULAS REMOTAS. AS PLATAFORMAS ADOTADAS PELO GOVERNO DO ESTADO PARA A OFERTA DAS AULAS REMOTAS SÃO O GOOGLE MEET E O GOOGLE CLASSROOM, COM O AUXÍLIO DO APLICATIVO WHATSAPP. OS DISCENTES AFIRMAM TER UM AMBIENTE ADEQUADO EM CASA PARA ASSISTIR AS AULAS, PORÉM, QUEIXAM-SE DAS DIFICULDADES DE ACESSO E DA MÁ QUALIDADE DA INTERNET NO MUNICÍPIO. VERIFICA-SE QUE APESAR DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DOCENTES E DISCENTES, O ERE CUMPRE COM OS SEUS OBJETIVOS, NECESSITANDO, AINDA, DE UMA INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE E DE UM MELHOR PLANEJAMENTO DIRECIONADO A ESSAS NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, COVID-19, ENSINO MÉDIO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID1861_13102021134146.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO DE SOUSA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RODRI"
    "autor_email" => "sorodrigosousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

COM A PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS (COVID-19) FORAM IMPLEMENTADAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDAS. A SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS POR AULAS EM ESPAÇOS DIGITAIS E POR TEMPO INDEFINIDO, ATRELOU-SE CONSIGO CERTOS DESAFIOS (GERAIS E PARTICULARES) COMO: O MEDO, A AS INCERTEZAS E LIMITAÇÕES. CONTUDO, A EDUCAÇÃO NÃO PODIA SER DEIXADA DE LADO, VISTO ISSO, SOB UM OLHAR PEDAGÓGICO, ADERIU-SE A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL “ERE”. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL EVIDENCIAR AS MUDANÇAS E OS DESAFIOS QUE O ERE PROVOCARAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ARARIPE – CE. PARA O ALCANCE DESTE, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO, DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, DURANTE O MÊS DE MAIO DE 2021. OS PROFESSORES DEMONSTRARAM-SE SATISFEITOS COM AS METODOLOGIAS UTILIZADAS, PORÉM, AFIRMARAM SER DIFÍCIL MANTER A INTERAÇÃO DOS DISCENTES DURANTE AS AULAS REMOTAS. AS PLATAFORMAS ADOTADAS PELO GOVERNO DO ESTADO PARA A OFERTA DAS AULAS REMOTAS SÃO O GOOGLE MEET E O GOOGLE CLASSROOM, COM O AUXÍLIO DO APLICATIVO WHATSAPP. OS DISCENTES AFIRMAM TER UM AMBIENTE ADEQUADO EM CASA PARA ASSISTIR AS AULAS, PORÉM, QUEIXAM-SE DAS DIFICULDADES DE ACESSO E DA MÁ QUALIDADE DA INTERNET NO MUNICÍPIO. VERIFICA-SE QUE APESAR DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DOCENTES E DISCENTES, O ERE CUMPRE COM OS SEUS OBJETIVOS, NECESSITANDO, AINDA, DE UMA INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE E DE UM MELHOR PLANEJAMENTO DIRECIONADO A ESSAS NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.