COM A PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS (COVID-19) FORAM IMPLEMENTADAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDAS. A SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS POR AULAS EM ESPAÇOS DIGITAIS E POR TEMPO INDEFINIDO, ATRELOU-SE CONSIGO CERTOS DESAFIOS (GERAIS E PARTICULARES) COMO: O MEDO, A AS INCERTEZAS E LIMITAÇÕES. CONTUDO, A EDUCAÇÃO NÃO PODIA SER DEIXADA DE LADO, VISTO ISSO, SOB UM OLHAR PEDAGÓGICO, ADERIU-SE A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL “ERE”. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL EVIDENCIAR AS MUDANÇAS E OS DESAFIOS QUE O ERE PROVOCARAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ARARIPE – CE. PARA O ALCANCE DESTE, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO, DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, DURANTE O MÊS DE MAIO DE 2021. OS PROFESSORES DEMONSTRARAM-SE SATISFEITOS COM AS METODOLOGIAS UTILIZADAS, PORÉM, AFIRMARAM SER DIFÍCIL MANTER A INTERAÇÃO DOS DISCENTES DURANTE AS AULAS REMOTAS. AS PLATAFORMAS ADOTADAS PELO GOVERNO DO ESTADO PARA A OFERTA DAS AULAS REMOTAS SÃO O GOOGLE MEET E O GOOGLE CLASSROOM, COM O AUXÍLIO DO APLICATIVO WHATSAPP. OS DISCENTES AFIRMAM TER UM AMBIENTE ADEQUADO EM CASA PARA ASSISTIR AS AULAS, PORÉM, QUEIXAM-SE DAS DIFICULDADES DE ACESSO E DA MÁ QUALIDADE DA INTERNET NO MUNICÍPIO. VERIFICA-SE QUE APESAR DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DOCENTES E DISCENTES, O ERE CUMPRE COM OS SEUS OBJETIVOS, NECESSITANDO, AINDA, DE UMA INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE E DE UM MELHOR PLANEJAMENTO DIRECIONADO A ESSAS NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO.