Este artigo tem como objetivo propor uma estratégia de ensino de Língua Portuguesa através do gênero textual publicitário, considerando a sua relação persuasiva com a forma comportamental nele sugerida ou o seu ethos – manifestado na identificação do contexto de produção. O corpus de análise será uma propaganda da Friboi (marca de carnes), manifestada na revista Veja (Ed. Abril. Ed. 2375. Ano 47. No 22. 28/maio/2014). Os processos argumentativos presentes na propaganda elaborados para causar adesão ao produto pelos leitores serão enumerados a partir do que recomenda a teoria de base da Análise de Discurso, ancorada em autores como Maria do Rosário Gregolin, Patrick Charaudeau, Dominique Maingueneau, Nelly de Carvalho e Ruth Amossy. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos a serem utilizados consideram o texto composicional da propaganda, em seus recursos linguísticos e extralinguísticos. A análise pretenderá colocar em relação o campo da língua (suscetível de ser estudada pela Linguística) e o campo da sociedade (apreendida pela história e pela ideologia) – fazendo com que o professor apreenda que os fenômenos através da língua podem ser analisados de forma contextual, pragmática. Tomar-se-á o conceito de ethos, um comportamento construído no processo de interação verbal e revelado de forma persuasiva pela marca. Ele é determinado no funcionamento da linguagem, nas diferentes escolhas lexicais realizadas pelos falantes – em uma situação comunicativa precisa. Na sociedade moderna e capitalista de consumo, a publicidade – não mais propaganda – tornou-se lugar de interesse para se trabalhar os conceitos de discurso, ao enfatizar a relação com seu interlocutor. Como toda interlocução se constitui em um panorama histórico-social situado, o texto publicitário se integra ao consumidor a partir de um posicionamento ideológico que faz os vários grupos sociais se identificarem com atitudes, maneiras de ser. Partindo dessas noções, a prática docente, em relação ao trabalho com o gênero textual em questão, poderá contribuir (além de outras ações pedagógicas também discursivas) para a propiciação de um aprendizado mais consciente e relevante socialmente.