Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

A EDUCAÇÃO FÍSCA MIGRANDO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO NA ESCOLA MOVIMENTO DA SMED-BH.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL, AULAS SÍNCRONAS, PANDEMIA, Tema Livre (TL) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75528
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 115
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSCA MIGRANDO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO NA ESCOLA MOVIMENTO DA SMED-BH."
    "resumo" => "EM 18 DE MARÇO DE 2.020 FOI DETERMINADA A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE E A PORTARIA SMED N° 102/2.020 RATIFICOU TAL DECISÃO NAS NO ÂMBITO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. TAL MEDIDA FOI ADOTADA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA CAUSADA PELO SARS-COV-2. APÓS A PERSISTÊNCIA DA REFERIDA PANDEMIA, QUE SE ESTENDEU POR TODO O ANO DE 2.020 E SE MOSTRA FORTE TAMBÉM EM 2.021, A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE (SMED-BH) AGIU DE FORMA MAIS SISTEMÁTICA NO SENTIDO DO ENCAMINHAMENTO DE AÇÕES, PARA QUE OS SEUS ESTUDANTES NÃO PERSISTISSEM SENDO PREJUDICADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO / EDUCAÇÃO ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, A ESCOLA MOVIMENTO – NOME FICTÍCIO ATRIBUÍDO À ESCOLA PESQUISADA, LOCALIZADA NA REGIONAL LESTE, ORGANIZOU-SE PARA DAR PROSSEGUIMENTO A SUAS ATIVIDADES FINS NESSA NOVA REALIDADE. ASSIM, FOI ORGANIZADA UMA PROPOSTA DE TRABALHO CENTRADA NO GOOGLE SALA DE AULA, COM AULAS SÍNCRONAS E OUTRAS AÇÕES SUPLEMENTARES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO DE PESQUISA FOI: INVESTIGAR ESTUDANTES DE 8OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA DA REGIONAL LESTE DA SMED-BH, ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. EM TERMOS METODOLÓGICOS TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE CAMPO REALIZADO COM 53 (60,92% DOS ESTUDANTES DE TRÊS TURMAS DE 8° ANO), SENDO 29 RAPAZES E 24 MOÇAS, COM 12 – 18,87%, 13 – 73,58% E 14 – 7,55, ANOS DE IDADE. ESSE LEVANTAMENTO FOI REALIZADO A PARTIR DE UM INSTRUMENTO CONSTITUÍDO DE 13 QUESTÕES OBJETIVAS – DE MÚLTIPLA ESCOLHA, DESENVOLVIDO NO GOOGLE FORMS ESPECIALMENTE PARA ESTE ESTUDO. O LINK PARA QUE O LEVANTAMENTO FOSSE FEITO FOI POSTADO NO CHAT NO ENCONTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO DIA 06.04.2.021, APÓS ACERTO COM A DIREÇÃO DA ESCOLA E COM O PROFESSOR RESPONSÁVEL POR ESSE COMPONENTE CURRICULAR, OS ESCLARECIMENTOS DEVIDOS AOS PARTICIPANTES, CUJO SIGILO EM RELAÇÃO A SEUS NOMES FOI AFIANÇADO. PARA 83% DOS ESTUDANTES PESQUISADOS A EF TEM A MESMA IMPORTÂNCIA DOS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES E 81,1% AFIRMARAM GOSTAR DESSAS AULAS. QUANDO INDAGADOS SOBRE OS CONTEÚDOS QUE MAIS GOSTAM APONTARAM OS ESPORTES (66%), OS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS (15,1%) E AS DANÇAS (13,2%) E OS QUE MENOS GOSTAM AS DANÇAS (35,8%), AS LUTAS (32,1%) E OS ESPORTES (13,2%). NO QUE DIZ RESPEITO A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EF ANTES DA PANDEMIA OS PESQUISADOS DISSERAM QUE PARTICIPAVAM DE TODAS (81,2%) OU DE QUASE TODAS (15,1%), AVALIARAM ESSAS AULAS ERAM BOAS (11,3%), MUITO BOAS (37,7%) OU ÓTIMAS (43,4%) E QUE FAZIAM (88,7%) ATIVIDADES - ESTUDOS E PESQUISAS, PROGRAMADAS COMO “PARA CASA”. RESPONDENDO SOBRE A EF NO CONTEXTO DA PANDEMIA, ISTO É, APÓS A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS E A MUDANÇA DO TRABALHO ESCOLAR PARA O GOOGLE SALA DE AULA, 64,2% DOS ESTUDANTES DISSERAM TER FEITO AS ATIVIDADES PROGRAMADAS “PARA CASA” E 34% MENCIONARAM TER FEITO UMA PARTE DESSAS. AS AULAS SÍNCRONAS DE EF, OFERECIDAS PELO GOOGLE MEET, FORAM CONSIDERADAS IMPORTANTES (60,4%) E MUITO IMPORTANTES (30,2%) PELOS ESTUDANTES, QUE AFIRMARAM TER MOTIVAÇÃO, INTERESSE DE MODERADO (49,1%) A GRANDE (37,7%) NESSE PROCESSO. TAMBÉM DISSERAM TER VONTADE OU ESTAREM DISPOSTOS (83%) PARA FAZEREM ATIVIDADES “PRÁTICAS” EM SUAS RESIDÊNCIAS, SEMPRE QUE FOREM INDICADAS PELO PROFESSOR DE EF. CONCLUI-SE QUE A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA MOVIMENTO NÃO INVIABILIZOU O ENSINO DA EF."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL, AULAS SÍNCRONAS, PANDEMIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID115_08052021182916.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GOUNNERSOMN LUIZ FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "GOUNNERSOMN"
    "autor_email" => "gouedf@gmail.com"
    "autor_ies" => "EE CARVALHO BRITO E EM PROFESSOR LOURENÇO DE OLIVEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75528
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 115
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSCA MIGRANDO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO NA ESCOLA MOVIMENTO DA SMED-BH."
    "resumo" => "EM 18 DE MARÇO DE 2.020 FOI DETERMINADA A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE E A PORTARIA SMED N° 102/2.020 RATIFICOU TAL DECISÃO NAS NO ÂMBITO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. TAL MEDIDA FOI ADOTADA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA CAUSADA PELO SARS-COV-2. APÓS A PERSISTÊNCIA DA REFERIDA PANDEMIA, QUE SE ESTENDEU POR TODO O ANO DE 2.020 E SE MOSTRA FORTE TAMBÉM EM 2.021, A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE (SMED-BH) AGIU DE FORMA MAIS SISTEMÁTICA NO SENTIDO DO ENCAMINHAMENTO DE AÇÕES, PARA QUE OS SEUS ESTUDANTES NÃO PERSISTISSEM SENDO PREJUDICADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO / EDUCAÇÃO ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, A ESCOLA MOVIMENTO – NOME FICTÍCIO ATRIBUÍDO À ESCOLA PESQUISADA, LOCALIZADA NA REGIONAL LESTE, ORGANIZOU-SE PARA DAR PROSSEGUIMENTO A SUAS ATIVIDADES FINS NESSA NOVA REALIDADE. ASSIM, FOI ORGANIZADA UMA PROPOSTA DE TRABALHO CENTRADA NO GOOGLE SALA DE AULA, COM AULAS SÍNCRONAS E OUTRAS AÇÕES SUPLEMENTARES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO DE PESQUISA FOI: INVESTIGAR ESTUDANTES DE 8OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA DA REGIONAL LESTE DA SMED-BH, ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. EM TERMOS METODOLÓGICOS TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE CAMPO REALIZADO COM 53 (60,92% DOS ESTUDANTES DE TRÊS TURMAS DE 8° ANO), SENDO 29 RAPAZES E 24 MOÇAS, COM 12 – 18,87%, 13 – 73,58% E 14 – 7,55, ANOS DE IDADE. ESSE LEVANTAMENTO FOI REALIZADO A PARTIR DE UM INSTRUMENTO CONSTITUÍDO DE 13 QUESTÕES OBJETIVAS – DE MÚLTIPLA ESCOLHA, DESENVOLVIDO NO GOOGLE FORMS ESPECIALMENTE PARA ESTE ESTUDO. O LINK PARA QUE O LEVANTAMENTO FOSSE FEITO FOI POSTADO NO CHAT NO ENCONTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO DIA 06.04.2.021, APÓS ACERTO COM A DIREÇÃO DA ESCOLA E COM O PROFESSOR RESPONSÁVEL POR ESSE COMPONENTE CURRICULAR, OS ESCLARECIMENTOS DEVIDOS AOS PARTICIPANTES, CUJO SIGILO EM RELAÇÃO A SEUS NOMES FOI AFIANÇADO. PARA 83% DOS ESTUDANTES PESQUISADOS A EF TEM A MESMA IMPORTÂNCIA DOS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES E 81,1% AFIRMARAM GOSTAR DESSAS AULAS. QUANDO INDAGADOS SOBRE OS CONTEÚDOS QUE MAIS GOSTAM APONTARAM OS ESPORTES (66%), OS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS (15,1%) E AS DANÇAS (13,2%) E OS QUE MENOS GOSTAM AS DANÇAS (35,8%), AS LUTAS (32,1%) E OS ESPORTES (13,2%). NO QUE DIZ RESPEITO A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EF ANTES DA PANDEMIA OS PESQUISADOS DISSERAM QUE PARTICIPAVAM DE TODAS (81,2%) OU DE QUASE TODAS (15,1%), AVALIARAM ESSAS AULAS ERAM BOAS (11,3%), MUITO BOAS (37,7%) OU ÓTIMAS (43,4%) E QUE FAZIAM (88,7%) ATIVIDADES - ESTUDOS E PESQUISAS, PROGRAMADAS COMO “PARA CASA”. RESPONDENDO SOBRE A EF NO CONTEXTO DA PANDEMIA, ISTO É, APÓS A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS E A MUDANÇA DO TRABALHO ESCOLAR PARA O GOOGLE SALA DE AULA, 64,2% DOS ESTUDANTES DISSERAM TER FEITO AS ATIVIDADES PROGRAMADAS “PARA CASA” E 34% MENCIONARAM TER FEITO UMA PARTE DESSAS. AS AULAS SÍNCRONAS DE EF, OFERECIDAS PELO GOOGLE MEET, FORAM CONSIDERADAS IMPORTANTES (60,4%) E MUITO IMPORTANTES (30,2%) PELOS ESTUDANTES, QUE AFIRMARAM TER MOTIVAÇÃO, INTERESSE DE MODERADO (49,1%) A GRANDE (37,7%) NESSE PROCESSO. TAMBÉM DISSERAM TER VONTADE OU ESTAREM DISPOSTOS (83%) PARA FAZEREM ATIVIDADES “PRÁTICAS” EM SUAS RESIDÊNCIAS, SEMPRE QUE FOREM INDICADAS PELO PROFESSOR DE EF. CONCLUI-SE QUE A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA MOVIMENTO NÃO INVIABILIZOU O ENSINO DA EF."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL, AULAS SÍNCRONAS, PANDEMIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID115_08052021182916.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GOUNNERSOMN LUIZ FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "GOUNNERSOMN"
    "autor_email" => "gouedf@gmail.com"
    "autor_ies" => "EE CARVALHO BRITO E EM PROFESSOR LOURENÇO DE OLIVEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

EM 18 DE MARÇO DE 2.020 FOI DETERMINADA A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE E A PORTARIA SMED N° 102/2.020 RATIFICOU TAL DECISÃO NAS NO ÂMBITO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. TAL MEDIDA FOI ADOTADA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA CAUSADA PELO SARS-COV-2. APÓS A PERSISTÊNCIA DA REFERIDA PANDEMIA, QUE SE ESTENDEU POR TODO O ANO DE 2.020 E SE MOSTRA FORTE TAMBÉM EM 2.021, A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE (SMED-BH) AGIU DE FORMA MAIS SISTEMÁTICA NO SENTIDO DO ENCAMINHAMENTO DE AÇÕES, PARA QUE OS SEUS ESTUDANTES NÃO PERSISTISSEM SENDO PREJUDICADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO / EDUCAÇÃO ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, A ESCOLA MOVIMENTO – NOME FICTÍCIO ATRIBUÍDO À ESCOLA PESQUISADA, LOCALIZADA NA REGIONAL LESTE, ORGANIZOU-SE PARA DAR PROSSEGUIMENTO A SUAS ATIVIDADES FINS NESSA NOVA REALIDADE. ASSIM, FOI ORGANIZADA UMA PROPOSTA DE TRABALHO CENTRADA NO GOOGLE SALA DE AULA, COM AULAS SÍNCRONAS E OUTRAS AÇÕES SUPLEMENTARES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO DE PESQUISA FOI: INVESTIGAR ESTUDANTES DE 8OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA DA REGIONAL LESTE DA SMED-BH, ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. EM TERMOS METODOLÓGICOS TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE CAMPO REALIZADO COM 53 (60,92% DOS ESTUDANTES DE TRÊS TURMAS DE 8° ANO), SENDO 29 RAPAZES E 24 MOÇAS, COM 12 – 18,87%, 13 – 73,58% E 14 – 7,55, ANOS DE IDADE. ESSE LEVANTAMENTO FOI REALIZADO A PARTIR DE UM INSTRUMENTO CONSTITUÍDO DE 13 QUESTÕES OBJETIVAS – DE MÚLTIPLA ESCOLHA, DESENVOLVIDO NO GOOGLE FORMS ESPECIALMENTE PARA ESTE ESTUDO. O LINK PARA QUE O LEVANTAMENTO FOSSE FEITO FOI POSTADO NO CHAT NO ENCONTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO DIA 06.04.2.021, APÓS ACERTO COM A DIREÇÃO DA ESCOLA E COM O PROFESSOR RESPONSÁVEL POR ESSE COMPONENTE CURRICULAR, OS ESCLARECIMENTOS DEVIDOS AOS PARTICIPANTES, CUJO SIGILO EM RELAÇÃO A SEUS NOMES FOI AFIANÇADO. PARA 83% DOS ESTUDANTES PESQUISADOS A EF TEM A MESMA IMPORTÂNCIA DOS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES E 81,1% AFIRMARAM GOSTAR DESSAS AULAS. QUANDO INDAGADOS SOBRE OS CONTEÚDOS QUE MAIS GOSTAM APONTARAM OS ESPORTES (66%), OS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS (15,1%) E AS DANÇAS (13,2%) E OS QUE MENOS GOSTAM AS DANÇAS (35,8%), AS LUTAS (32,1%) E OS ESPORTES (13,2%). NO QUE DIZ RESPEITO A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EF ANTES DA PANDEMIA OS PESQUISADOS DISSERAM QUE PARTICIPAVAM DE TODAS (81,2%) OU DE QUASE TODAS (15,1%), AVALIARAM ESSAS AULAS ERAM BOAS (11,3%), MUITO BOAS (37,7%) OU ÓTIMAS (43,4%) E QUE FAZIAM (88,7%) ATIVIDADES - ESTUDOS E PESQUISAS, PROGRAMADAS COMO “PARA CASA”. RESPONDENDO SOBRE A EF NO CONTEXTO DA PANDEMIA, ISTO É, APÓS A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS E A MUDANÇA DO TRABALHO ESCOLAR PARA O GOOGLE SALA DE AULA, 64,2% DOS ESTUDANTES DISSERAM TER FEITO AS ATIVIDADES PROGRAMADAS “PARA CASA” E 34% MENCIONARAM TER FEITO UMA PARTE DESSAS. AS AULAS SÍNCRONAS DE EF, OFERECIDAS PELO GOOGLE MEET, FORAM CONSIDERADAS IMPORTANTES (60,4%) E MUITO IMPORTANTES (30,2%) PELOS ESTUDANTES, QUE AFIRMARAM TER MOTIVAÇÃO, INTERESSE DE MODERADO (49,1%) A GRANDE (37,7%) NESSE PROCESSO. TAMBÉM DISSERAM TER VONTADE OU ESTAREM DISPOSTOS (83%) PARA FAZEREM ATIVIDADES “PRÁTICAS” EM SUAS RESIDÊNCIAS, SEMPRE QUE FOREM INDICADAS PELO PROFESSOR DE EF. CONCLUI-SE QUE A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA MOVIMENTO NÃO INVIABILIZOU O ENSINO DA EF.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.