Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: FRAGILIDADES, REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA

Palavra-chaves: HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA., FORMAÇÃO COLABORATIVA, Tema Livre (TL) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75523
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 140
    "inscrito_id" => 22
    "titulo" => "HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: FRAGILIDADES, REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "AS REUNIÕES DE HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (HTPC) É UMA MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO. A HTPC TEM O OBJETIVO DE REUNIR OS PROFESSORES DE UMA UNIDADE ESCOLAR, PARA A REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA, DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS COLETIVAS. NO ENTANTO, DADAS AS OBSERVAÇÕES EMPÍRICAS DO PESQUISADOR, REALIZADAS AO LONGO DE 13 ANOS DE PARTICIPAÇÃO EM HTPC, E TAMBÉM AS CONVERSAS QUE TIVERA COM COLEGAS PROFESSORES DURANTE ESSE PERÍODO, O QUE SE PÔDE OBSERVAR FOI UM DISTANCIAMENTO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA NESSAS REUNIÕES, CUJO FOCO PRINCIPAL FREQUENTEMENTE RECAI SOBRE O EXCESSO DE QUESTÕES BUROCRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E ESTUDOS ENVOLVENDO A LEITURA, ESCRITA E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REUNIÕES DE HTPC, DESTACANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES E FRAGILIDADES EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO OFERECIDO AO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA.  A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DIGITAL, ELABORADO NO GOOGLE FORMULÁRIO, ALÉM DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, E TEVE PARTICIPAÇÃO DE 69 PROFESSORES QUE RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO, E 5 ENTREVISTADOS. OS DADOS FORAM INTERPRETADOS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO, SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A RESPEITO DA HTPC. CONSTATOU-SE QUE A HTPC É CONSIDERADA PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UM MOMENTO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, MUITO EMBORA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NESSES ENCONTROS CAREÇAM DE VALORIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS DOCENTES, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. CONSTATOU-SE AINDA QUE A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NESTAS REUNIÕES NÃO SE DÁ DE FORMA EFETIVA, LIMITANDO-SE A EXPOSIÇÕES E IMPRESSÕES PESSOAIS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS. A EDUCAÇÃO FÍSICA, PORTANTO, É POUCO CONTEMPLADA NAS DISCUSSÕES E PROCESSOS FORMATIVOS OFERECIDOS EM HTPC, SENDO REQUISITADA SOMENTE EM EVENTOS E FESTAS DAS ESCOLAS, NÃO HAVENDO ESPAÇO PARA FORMAÇÕES ESPECÍFICAS AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE AS REUNIÕES DE HTPC APRESENTAM-SE COMO UM ESPAÇO POTENCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE TENDÊNCIAS ATUAIS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, HAVENDO INTERESSE DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PARTICIPAR EFETIVAMENTE DESSES ENCONTROS, POR MEIO DA FORMAÇÃO COLABORATIVA NA CONSTRUÇÃO E NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE E DA VALORIZAÇÃO DOS SABERES DESSES PROFISSIONAIS, AO ASSUMIREM-SE COMO ATORES E AUTORES DE SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO CONTINUADA."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA., FORMAÇÃO COLABORATIVA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA_ID22_03062021074550.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINÍCIUS GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS SILVA"
    "autor_email" => "vinicius90nsilva@gmail.co"
    "autor_ies" => "PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75523
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 140
    "inscrito_id" => 22
    "titulo" => "HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: FRAGILIDADES, REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "AS REUNIÕES DE HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (HTPC) É UMA MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO. A HTPC TEM O OBJETIVO DE REUNIR OS PROFESSORES DE UMA UNIDADE ESCOLAR, PARA A REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA, DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS COLETIVAS. NO ENTANTO, DADAS AS OBSERVAÇÕES EMPÍRICAS DO PESQUISADOR, REALIZADAS AO LONGO DE 13 ANOS DE PARTICIPAÇÃO EM HTPC, E TAMBÉM AS CONVERSAS QUE TIVERA COM COLEGAS PROFESSORES DURANTE ESSE PERÍODO, O QUE SE PÔDE OBSERVAR FOI UM DISTANCIAMENTO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA NESSAS REUNIÕES, CUJO FOCO PRINCIPAL FREQUENTEMENTE RECAI SOBRE O EXCESSO DE QUESTÕES BUROCRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E ESTUDOS ENVOLVENDO A LEITURA, ESCRITA E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REUNIÕES DE HTPC, DESTACANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES E FRAGILIDADES EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO OFERECIDO AO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA.  A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DIGITAL, ELABORADO NO GOOGLE FORMULÁRIO, ALÉM DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, E TEVE PARTICIPAÇÃO DE 69 PROFESSORES QUE RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO, E 5 ENTREVISTADOS. OS DADOS FORAM INTERPRETADOS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO, SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A RESPEITO DA HTPC. CONSTATOU-SE QUE A HTPC É CONSIDERADA PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UM MOMENTO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, MUITO EMBORA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NESSES ENCONTROS CAREÇAM DE VALORIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS DOCENTES, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. CONSTATOU-SE AINDA QUE A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NESTAS REUNIÕES NÃO SE DÁ DE FORMA EFETIVA, LIMITANDO-SE A EXPOSIÇÕES E IMPRESSÕES PESSOAIS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS. A EDUCAÇÃO FÍSICA, PORTANTO, É POUCO CONTEMPLADA NAS DISCUSSÕES E PROCESSOS FORMATIVOS OFERECIDOS EM HTPC, SENDO REQUISITADA SOMENTE EM EVENTOS E FESTAS DAS ESCOLAS, NÃO HAVENDO ESPAÇO PARA FORMAÇÕES ESPECÍFICAS AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE AS REUNIÕES DE HTPC APRESENTAM-SE COMO UM ESPAÇO POTENCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE TENDÊNCIAS ATUAIS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, HAVENDO INTERESSE DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PARTICIPAR EFETIVAMENTE DESSES ENCONTROS, POR MEIO DA FORMAÇÃO COLABORATIVA NA CONSTRUÇÃO E NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE E DA VALORIZAÇÃO DOS SABERES DESSES PROFISSIONAIS, AO ASSUMIREM-SE COMO ATORES E AUTORES DE SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO CONTINUADA."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA., FORMAÇÃO COLABORATIVA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA_ID22_03062021074550.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINÍCIUS GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS SILVA"
    "autor_email" => "vinicius90nsilva@gmail.co"
    "autor_ies" => "PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

AS REUNIÕES DE HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (HTPC) É UMA MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO. A HTPC TEM O OBJETIVO DE REUNIR OS PROFESSORES DE UMA UNIDADE ESCOLAR, PARA A REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA, DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS COLETIVAS. NO ENTANTO, DADAS AS OBSERVAÇÕES EMPÍRICAS DO PESQUISADOR, REALIZADAS AO LONGO DE 13 ANOS DE PARTICIPAÇÃO EM HTPC, E TAMBÉM AS CONVERSAS QUE TIVERA COM COLEGAS PROFESSORES DURANTE ESSE PERÍODO, O QUE SE PÔDE OBSERVAR FOI UM DISTANCIAMENTO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA NESSAS REUNIÕES, CUJO FOCO PRINCIPAL FREQUENTEMENTE RECAI SOBRE O EXCESSO DE QUESTÕES BUROCRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E ESTUDOS ENVOLVENDO A LEITURA, ESCRITA E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REUNIÕES DE HTPC, DESTACANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES E FRAGILIDADES EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO OFERECIDO AO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DIGITAL, ELABORADO NO GOOGLE FORMULÁRIO, ALÉM DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, E TEVE PARTICIPAÇÃO DE 69 PROFESSORES QUE RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO, E 5 ENTREVISTADOS. OS DADOS FORAM INTERPRETADOS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO, SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A RESPEITO DA HTPC. CONSTATOU-SE QUE A HTPC É CONSIDERADA PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UM MOMENTO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, MUITO EMBORA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NESSES ENCONTROS CAREÇAM DE VALORIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS DOCENTES, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. CONSTATOU-SE AINDA QUE A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NESTAS REUNIÕES NÃO SE DÁ DE FORMA EFETIVA, LIMITANDO-SE A EXPOSIÇÕES E IMPRESSÕES PESSOAIS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS. A EDUCAÇÃO FÍSICA, PORTANTO, É POUCO CONTEMPLADA NAS DISCUSSÕES E PROCESSOS FORMATIVOS OFERECIDOS EM HTPC, SENDO REQUISITADA SOMENTE EM EVENTOS E FESTAS DAS ESCOLAS, NÃO HAVENDO ESPAÇO PARA FORMAÇÕES ESPECÍFICAS AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE AS REUNIÕES DE HTPC APRESENTAM-SE COMO UM ESPAÇO POTENCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE TENDÊNCIAS ATUAIS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, HAVENDO INTERESSE DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PARTICIPAR EFETIVAMENTE DESSES ENCONTROS, POR MEIO DA FORMAÇÃO COLABORATIVA NA CONSTRUÇÃO E NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE E DA VALORIZAÇÃO DOS SABERES DESSES PROFISSIONAIS, AO ASSUMIREM-SE COMO ATORES E AUTORES DE SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO CONTINUADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.