PANDEMIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO BÁSICA: OS PERIGOS NOS DISCURSOS FALACIOSOS
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75490 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 135 "titulo" => "PANDEMIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO BÁSICA: OS PERIGOS NOS DISCURSOS FALACIOSOS" "resumo" => "OS ANOS DE 2020 E 2021 VÃO ENTRAR PARA A HISTÓRIA POR CONTA DA CRISE SANITÁRIA CAUSADA PELO COVID-19. A PANDEMIA OBRIGOU OS PAÍSES A ADOTAREM MEDIDAS EXTREMAS DE COMBATE AO VÍRUS E AS CONSEQUÊNCIAS FORAM SENTIDAS EM TODAS AS ÁREAS DA SOCIEDADE. REGISTROU-SE O AUMENTO EXPRESSIVO NA TAXA DE DESEMPREGO, REFORMULAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO PARA EVITAR O COLAPSO, SOBRECARGA NA SAÚDE E, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, A EDUCAÇÃO EXTERNOU TODA SUA FRAGILIDADE, PRINCIPALMENTE A EDUCAÇÃO PÚBLICA. ESTE TRABALHO É UM ENSAIO ACADÊMICO, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O USO DO GOOGLE CLASSROOM NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO, FUNDAMENTADO EM REFERENCIAL SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA, ENSINO HÍBRIDO, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO. OBJETIVOU-SE A ANÁLISE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA E A REFLEXÃO CRÍTICA DO ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. INICIALMENTE É PRECISO COMPREENDER QUE O BRASIL NÃO ESTAVA PREPARADO PARA ENFRENTAR TAMANHA CRISE NA SAÚDE. EM MEIO AOS PROBLEMAS CAUSADOS, A EDUCAÇÃO SE MOSTROU EXTREMAMENTE VULNERÁVEL, TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES FORAM OBRIGADOS A PERMANECEREM EM SUAS RESIDÊNCIAS, OS SISTEMAS DE ENSINO SE VIRAM FORÇADOS A CONTRATAREM PLATAFORMAS EDUCACIONAIS VIRTUAIS DE MANEIRA EMERGENCIAL, OS PROFESSORES VIVENCIARAM UM CENÁRIO CONTURBADO DE FORMAÇÃO ACELERADA PARA AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATÉ ENTÃO ESTRANHO E, OS ALUNOS SE TORNARAM REFÉNS DESTE CONTEXTO EDUCACIONAL ADVERSO, COMPLEXO E INSUFICIENTE EM DIVERSOS ASPECTOS. O MODELO DE ENSINO HISTORICAMENTE PRATICADO JÁ NÃO ERA POSSÍVEL E FOI SUBSTITUÍDO PELOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. ISSO ESCANCAROU A DESIGUALDADE SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR E TEM PROMOVIDO INTENSOS DEBATES. NESTE MOMENTO DE ORGANIZAÇÃO ESTRATÉGICA PARA VIABILIZAR O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS, ALGUNS DISCURSOS ADQUIRIRAM FORÇA E PARECE-NOS TEMERÁRIOS OS ARGUMENTOS UTILIZADOS DE SUPERVALORIZAR DO EAD NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. SOB A CORTINA DA RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O USO DAS TDICS EM AMBIENTE ESCOLAR ECOA A IDEIA DE RENOVAÇÃO DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLARIZAÇÃO. É PRECISO DESTACAR QUE A EDUCAÇÃO BÁSICA TEM O COMPROMISSO DE FORMAR O INDIVÍDUO PARA AS PRÁTICAS SOCIAIS A POSSIBILITAR CIDADÃOS AUTÔNOMOS EM CONDIÇÕES DE CONVIVER SOLIDARIAMENTE E RESPEITANDO VALORES FUNDAMENTAIS DE DIREITOS HUMANOS. ESTE PROCESSO SÓ PODE SE EFETIVAR MEDIANTE RELAÇÕES INTERPESSOAIS E COM MEDIAÇÃO DE PROFISSIONAIS PREPARADOS. PORTANTO, PENSAR EM SUBSTITUIR AS AULAS PRESENCIAIS PELO EAD NESTE RESPECTIVO NÍVEL DE ENSINO, ALÉM DE COMPROMETER A FORMAÇÃO DOS NOSSOS JOVENS, TRANSFORMA O DIREITO À EDUCAÇÃO EM OBJETO SECUNDÁRIO, AUMENTA O ABISMO CULTURAL ENTRE RICOS E POBRES, FOMENTA RISCOS DE MAL USO DOS RECURSOS PÚBLICOS, POTENCIALIZA A DESVALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO E TENDE A COLABORAR PARA PRECARIZAÇÃO DO CONTEXTO GERAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, PANDEMIA, ENSINO À DISTÂNCIA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID135_29042021221438.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUI ANDERSON COSTA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RUI ANDERSON" "autor_email" => "profruianderson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75490 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 135 "titulo" => "PANDEMIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO BÁSICA: OS PERIGOS NOS DISCURSOS FALACIOSOS" "resumo" => "OS ANOS DE 2020 E 2021 VÃO ENTRAR PARA A HISTÓRIA POR CONTA DA CRISE SANITÁRIA CAUSADA PELO COVID-19. A PANDEMIA OBRIGOU OS PAÍSES A ADOTAREM MEDIDAS EXTREMAS DE COMBATE AO VÍRUS E AS CONSEQUÊNCIAS FORAM SENTIDAS EM TODAS AS ÁREAS DA SOCIEDADE. REGISTROU-SE O AUMENTO EXPRESSIVO NA TAXA DE DESEMPREGO, REFORMULAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO PARA EVITAR O COLAPSO, SOBRECARGA NA SAÚDE E, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, A EDUCAÇÃO EXTERNOU TODA SUA FRAGILIDADE, PRINCIPALMENTE A EDUCAÇÃO PÚBLICA. ESTE TRABALHO É UM ENSAIO ACADÊMICO, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O USO DO GOOGLE CLASSROOM NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO, FUNDAMENTADO EM REFERENCIAL SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA, ENSINO HÍBRIDO, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO. OBJETIVOU-SE A ANÁLISE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA E A REFLEXÃO CRÍTICA DO ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. INICIALMENTE É PRECISO COMPREENDER QUE O BRASIL NÃO ESTAVA PREPARADO PARA ENFRENTAR TAMANHA CRISE NA SAÚDE. EM MEIO AOS PROBLEMAS CAUSADOS, A EDUCAÇÃO SE MOSTROU EXTREMAMENTE VULNERÁVEL, TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES FORAM OBRIGADOS A PERMANECEREM EM SUAS RESIDÊNCIAS, OS SISTEMAS DE ENSINO SE VIRAM FORÇADOS A CONTRATAREM PLATAFORMAS EDUCACIONAIS VIRTUAIS DE MANEIRA EMERGENCIAL, OS PROFESSORES VIVENCIARAM UM CENÁRIO CONTURBADO DE FORMAÇÃO ACELERADA PARA AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATÉ ENTÃO ESTRANHO E, OS ALUNOS SE TORNARAM REFÉNS DESTE CONTEXTO EDUCACIONAL ADVERSO, COMPLEXO E INSUFICIENTE EM DIVERSOS ASPECTOS. O MODELO DE ENSINO HISTORICAMENTE PRATICADO JÁ NÃO ERA POSSÍVEL E FOI SUBSTITUÍDO PELOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. ISSO ESCANCAROU A DESIGUALDADE SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR E TEM PROMOVIDO INTENSOS DEBATES. NESTE MOMENTO DE ORGANIZAÇÃO ESTRATÉGICA PARA VIABILIZAR O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS, ALGUNS DISCURSOS ADQUIRIRAM FORÇA E PARECE-NOS TEMERÁRIOS OS ARGUMENTOS UTILIZADOS DE SUPERVALORIZAR DO EAD NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. SOB A CORTINA DA RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O USO DAS TDICS EM AMBIENTE ESCOLAR ECOA A IDEIA DE RENOVAÇÃO DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLARIZAÇÃO. É PRECISO DESTACAR QUE A EDUCAÇÃO BÁSICA TEM O COMPROMISSO DE FORMAR O INDIVÍDUO PARA AS PRÁTICAS SOCIAIS A POSSIBILITAR CIDADÃOS AUTÔNOMOS EM CONDIÇÕES DE CONVIVER SOLIDARIAMENTE E RESPEITANDO VALORES FUNDAMENTAIS DE DIREITOS HUMANOS. ESTE PROCESSO SÓ PODE SE EFETIVAR MEDIANTE RELAÇÕES INTERPESSOAIS E COM MEDIAÇÃO DE PROFISSIONAIS PREPARADOS. PORTANTO, PENSAR EM SUBSTITUIR AS AULAS PRESENCIAIS PELO EAD NESTE RESPECTIVO NÍVEL DE ENSINO, ALÉM DE COMPROMETER A FORMAÇÃO DOS NOSSOS JOVENS, TRANSFORMA O DIREITO À EDUCAÇÃO EM OBJETO SECUNDÁRIO, AUMENTA O ABISMO CULTURAL ENTRE RICOS E POBRES, FOMENTA RISCOS DE MAL USO DOS RECURSOS PÚBLICOS, POTENCIALIZA A DESVALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO E TENDE A COLABORAR PARA PRECARIZAÇÃO DO CONTEXTO GERAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, PANDEMIA, ENSINO À DISTÂNCIA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID135_29042021221438.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUI ANDERSON COSTA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RUI ANDERSON" "autor_email" => "profruianderson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }