O TEMA COMPETIÇÃO NA ESCOLA É UM ASSUNTO QUE GERA BASTANTE DISCUSSÕES. ENQUANTO UNS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA VEEM COMO ALGO PREJUDICIAL AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, OUTROS A DEFENDEM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, NÃO HAVENDO, ASSIM, UM CONSENSO SOBRE ESTE ASSUNTO NA ÁREA. HISTORICAMENTE A COMPETIÇÃO TORNOU-SE UMA DAS CARACTERÍSTICAS CONSTITUINTES DO ESPORTE MODERNO, A PARTIR DO SEU PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO, ASSIM, SE ENTENDE QUE COMPETIÇÃO FAZ PARTE DO ESPORTE, QUE POR SUA VEZ, CONSTITUI PARTE DOS CONHECIMENTOS A SEREM TRATADOS NA ESCOLA. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O QUE OS ARTIGOS BRASILEIROS DISCUTEM SOBRE COMPETIÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR, A PARTIR DA LUPA DAS CIÊNCIAS HUMANAS. TRATA-SE DE UMA REVISÃO DE LITERATURA, EM QUE SE BUSCOU POR ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS NACIONAIS QUE APRESENTAVAM EM SEU ESCOPO A ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES, COM CONCEITO QUALIS CAPES DE A1 À B4, (BASEADO NA PROPOSTA 2019 - 2020 DE QUALIFICAÇÃO DO QUALIS PERIÓDICOS), NO PERÍODO DE 2010 A 2020, EM PORTUGUÊS OU INGLÊS. NA ESTRATÉGIA DE BUSCA FORAM UTILIZADOS OS TERMOS: “COMPETIÇÃO”, “TORNEIO”, “COMPETITIVIDADE”, “CAMPEONATO”, “COMPETITION” E “CHAMPIONSHIP”. FORAM ENCONTRADOS 636 ARTIGOS SOBRE COMPETIÇÃO, DOS QUAIS 468 EXCLUÍDOS POR NÃO APRESENTAREM ABORDAGEM, CONCEITO OU DIRECIONAMENTOS SOBRE A COMPETIÇÃO ESPORTIVA, OU SEJA, A COMPETIÇÃO APENAS ERA O LOCUS OU AMOSTRAGEM DO ESTUDO E NÃO O SEU OBJETO, 168 ARTIGOS ALCANÇARAM OS CRITÉRIOS INICIAIS, SENDO 11 COM ABORDAGEM SOBRE OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A COMPETIÇÃO ESCOLAR, ANALISADOS PARA O PRESENTE ESTUDO. IDENTIFICAMOS AS SEGUINTES ABORDAGENS: PSICOLÓGICA (2 ARTIGOS), PEDAGÓGICA (4 ARTIGOS), SOCIOANTROPOLÓGICA (3 ARTIGOS), GESTÃO (1 ARTIGO) E HISTÓRICA (1 ARTIGO). ACERCA DA COMPETIÇÃO FORAM ATRIBUÍDOS DIFERENTES SIGNIFICADOS, CLASSIFICADOS NOS SEGUINTES EIXOS TEMÁTICOS: ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAIS; ASPECTOS PEDAGÓGICOS; ASPECTOS PSICOLÓGICOS. OS ESTUDOS APRESENTAM COMPETIÇÃO COMO UM FENÔMENO PRESENTE EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA SOCIEDADE, FUNDAMENTAL PARA O ESPORTE. OUTROSSIM, OS AUTORES BUSCAM EM SEUS ESCRITOS ABONAR O MITO DA COMPETIÇÃO COMO ALGO EXCLUSIVO DO ALTO RENDIMENTO E, PORTANTO, PASSÍVEL DE SER ABORDADA NA ESCOLA. ALERTAM QUE A COMPETIÇÃO DEVE SER TRANSMITIDA AOS ALUNOS DE MANEIRA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO. POUCOS ARTIGOS ABORDAM A COMPETIÇÃO DE FORMA QUALITATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR, RESULTANDO EM POUCO MATERIAL PARA DISCUTIR ACERCA DO TRATO METODOLÓGICO DESTE FENÔMENO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESPORTES NA ESCOLA.