Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

AVALIAÇÃO DO TEMPO DESPENDIDO EM ATIVIDADE FÍSICA DE TRANSPORTE POR CICLISTAS DO MUNICÍPIO DE PASSOS, MINAS GERAIS

Palavra-chaves: MOBILIDADE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, TRANSPORTE URBANO, , Tema Livre (TL) AT 08 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
0 of 0
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75424 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 25 "inscrito_id" => 32 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO TEMPO DESPENDIDO EM ATIVIDADE FÍSICA DE TRANSPORTE POR CICLISTAS DO MUNICÍPIO DE PASSOS, MINAS GERAIS" "resumo" => "A BUSCA POR UMA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL TEM SE MOSTRADO CADA VEZ MAIS URGENTE E NECESSÁRIA. COM O AUMENTO CONSTANTE NO NÚMERO DE HABITANTES E, CONSEQUENTEMENTE, DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, AS CIDADES DEVEM PENSAR EM ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DO DESLOCAMENTO DE PESSOAS DE MANEIRA ÁGIL, PRÁTICA E QUE SEJA MENOS AGRESSIVA AO MEIO AMBIENTE. NESSE SENTIDO, A ADOÇÃO DO TRANSPORTE A PÉ OU DE BICICLETA SE MOSTRAM COMO PERTINENTES NA MELHORIA DA MOBILIDADE, SENDO OPÇÕES DE BAIXO CUSTO E QUE PROPORCIONAM BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE, ECONOMIA FINANCEIRA E REDUÇÃO DA EMISSÃO DE GASES TÓXICOS. A PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA PROPORCIONA BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA GERAL, PREVENINDO RISCOS DE INÚMERAS DOENÇAS, MELHORANDO A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR E REDUZINDO A INCIDÊNCIA DE OBESIDADE, ALÉM DE OUTROS BENEFÍCIOS. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR O TEMPO DESPENDIDO POR CICLISTAS DE PASSOS, MINAS GERAIS, EM ATIVIDADE FÍSICA DE TRANSPORTE. A AMOSTRA FOI SELECIONADA POR CONVENIÊNCIA. PARTICIPARAM 39 CICLISTAS. DESTES, 21 (53,85%) CAMINHAM OU USAM BICICLETA POR PELO MENOS 10 MINUTOS CONTINUAMENTE PARA SE DESLOCAR ENTRE LUGARES, SENDO ESTES SELECIONADOS PARA A ANÁLISE. OS PARTICIPANTES POSSUÍAM IDADE MÉDIA DE 36,15±11,29 ANOS, TEMPO MÉDIO DE PRÁTICA NO CICLISMO DE 1,8±1,42 ANOS E O GRUPO ERA DIVIDIDO EM 5 INDIVÍDUOS DO SEXO FEMININO E 16 DO SEXO MASCULINO. UTILIZOU-SE O QUESTIONÁRIO GLOBAL DE ATIVIDADE FÍSICA (GPAQ), DESENVOLVIDO PELA OMS. O INSTRUMENTO É DIVIDIDO NOS DOMÍNIOS TRABALHO, TRANSPORTE E RECREAÇÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS. OS DADOS FORAM TABULADOS NO MICROSOFT EXCEL 2016 E TRATADOS CONFORME ORIENTAÇÕES DO GPAQ ANALYSIS GUIDE. A ANÁLISE ESTATÍSTICA FOI FEITA ATRAVÉS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A ANÁLISE EVIDENCIOU QUE OS PRATICANTES DE CICLISMO GASTAM EM MÉDIA 661,43±502,58 MINUTOS POR SEMANA REALIZANDO VIAGENS OU DESLOCAMENTOS ENTRE LUGARES A PÉ OU DE BICICLETA. A LITERATURA RELATA QUE DIVERSOS FATORES INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO MEIO DE TRANSPORTE PARA DESLOCAMENTOS E VIAGENS, DENTRE ELES A EXISTÊNCIA DE UMA INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE, COMO CICLOVIAS E CICLOFAIXAS, E SEGURANÇA OFERECIDA AO TRANSEUNTE. É NECESSÁRIO QUE HAJA MAIS DISCUSSÃO E MAIS INVESTIMENTOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS, QUE PRIVILEGIEM O DESLOCAMENTO ATIVO E SUSTENTÁVEL. NA AMOSTRA AVALIADA, OS INDIVÍDUOS DESPENDEM EM MÉDIA 94,49±70,07 MINUTOS DE SEU DIA SE DESLOCANDO A PÉ OU DE BICICLETA NAS VIAS PÚBLICAS, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DE SE PROMOVER UM AMBIENTE QUE SEJA PROPÍCIO PARA ESSE TIPO DE TRANSPORTE, CONTRIBUINDO PARA O ALCANCE DE UM DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL. APESAR DE SUGESTIVOS, TAIS RESULTADOS DEVEM SER VALIDADOS COM UM MAIOR TAMANHO AMOSTRAL.A BUSCA POR UMA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL TEM SE MOSTRADO CADA VEZ MAIS URGENTE E NECESSÁRIA. COM O AUMENTO CONSTANTE NO NÚMERO DE HABITANTES E, CONSEQUENTE" "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 08 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE" "palavra_chave" => "MOBILIDADE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, TRANSPORTE URBANO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA108_ID32_09042021091406.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN LUCAS ROSA" "autor_nome_curto" => "JEAN LUCAS ROSA" "autor_email" => "jeanlucas.rosa@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75424 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 25 "inscrito_id" => 32 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO TEMPO DESPENDIDO EM ATIVIDADE FÍSICA DE TRANSPORTE POR CICLISTAS DO MUNICÍPIO DE PASSOS, MINAS GERAIS" "resumo" => "A BUSCA POR UMA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL TEM SE MOSTRADO CADA VEZ MAIS URGENTE E NECESSÁRIA. COM O AUMENTO CONSTANTE NO NÚMERO DE HABITANTES E, CONSEQUENTEMENTE, DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, AS CIDADES DEVEM PENSAR EM ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DO DESLOCAMENTO DE PESSOAS DE MANEIRA ÁGIL, PRÁTICA E QUE SEJA MENOS AGRESSIVA AO MEIO AMBIENTE. NESSE SENTIDO, A ADOÇÃO DO TRANSPORTE A PÉ OU DE BICICLETA SE MOSTRAM COMO PERTINENTES NA MELHORIA DA MOBILIDADE, SENDO OPÇÕES DE BAIXO CUSTO E QUE PROPORCIONAM BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE, ECONOMIA FINANCEIRA E REDUÇÃO DA EMISSÃO DE GASES TÓXICOS. A PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA PROPORCIONA BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA GERAL, PREVENINDO RISCOS DE INÚMERAS DOENÇAS, MELHORANDO A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR E REDUZINDO A INCIDÊNCIA DE OBESIDADE, ALÉM DE OUTROS BENEFÍCIOS. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR O TEMPO DESPENDIDO POR CICLISTAS DE PASSOS, MINAS GERAIS, EM ATIVIDADE FÍSICA DE TRANSPORTE. A AMOSTRA FOI SELECIONADA POR CONVENIÊNCIA. PARTICIPARAM 39 CICLISTAS. DESTES, 21 (53,85%) CAMINHAM OU USAM BICICLETA POR PELO MENOS 10 MINUTOS CONTINUAMENTE PARA SE DESLOCAR ENTRE LUGARES, SENDO ESTES SELECIONADOS PARA A ANÁLISE. OS PARTICIPANTES POSSUÍAM IDADE MÉDIA DE 36,15±11,29 ANOS, TEMPO MÉDIO DE PRÁTICA NO CICLISMO DE 1,8±1,42 ANOS E O GRUPO ERA DIVIDIDO EM 5 INDIVÍDUOS DO SEXO FEMININO E 16 DO SEXO MASCULINO. UTILIZOU-SE O QUESTIONÁRIO GLOBAL DE ATIVIDADE FÍSICA (GPAQ), DESENVOLVIDO PELA OMS. O INSTRUMENTO É DIVIDIDO NOS DOMÍNIOS TRABALHO, TRANSPORTE E RECREAÇÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS. OS DADOS FORAM TABULADOS NO MICROSOFT EXCEL 2016 E TRATADOS CONFORME ORIENTAÇÕES DO GPAQ ANALYSIS GUIDE. A ANÁLISE ESTATÍSTICA FOI FEITA ATRAVÉS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A ANÁLISE EVIDENCIOU QUE OS PRATICANTES DE CICLISMO GASTAM EM MÉDIA 661,43±502,58 MINUTOS POR SEMANA REALIZANDO VIAGENS OU DESLOCAMENTOS ENTRE LUGARES A PÉ OU DE BICICLETA. A LITERATURA RELATA QUE DIVERSOS FATORES INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO MEIO DE TRANSPORTE PARA DESLOCAMENTOS E VIAGENS, DENTRE ELES A EXISTÊNCIA DE UMA INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE, COMO CICLOVIAS E CICLOFAIXAS, E SEGURANÇA OFERECIDA AO TRANSEUNTE. É NECESSÁRIO QUE HAJA MAIS DISCUSSÃO E MAIS INVESTIMENTOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS, QUE PRIVILEGIEM O DESLOCAMENTO ATIVO E SUSTENTÁVEL. NA AMOSTRA AVALIADA, OS INDIVÍDUOS DESPENDEM EM MÉDIA 94,49±70,07 MINUTOS DE SEU DIA SE DESLOCANDO A PÉ OU DE BICICLETA NAS VIAS PÚBLICAS, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DE SE PROMOVER UM AMBIENTE QUE SEJA PROPÍCIO PARA ESSE TIPO DE TRANSPORTE, CONTRIBUINDO PARA O ALCANCE DE UM DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL. APESAR DE SUGESTIVOS, TAIS RESULTADOS DEVEM SER VALIDADOS COM UM MAIOR TAMANHO AMOSTRAL.A BUSCA POR UMA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL TEM SE MOSTRADO CADA VEZ MAIS URGENTE E NECESSÁRIA. COM O AUMENTO CONSTANTE NO NÚMERO DE HABITANTES E, CONSEQUENTE" "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 08 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE" "palavra_chave" => "MOBILIDADE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, TRANSPORTE URBANO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA108_ID32_09042021091406.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN LUCAS ROSA" "autor_nome_curto" => "JEAN LUCAS ROSA" "autor_email" => "jeanlucas.rosa@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

A BUSCA POR UMA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL TEM SE MOSTRADO CADA VEZ MAIS URGENTE E NECESSÁRIA. COM O AUMENTO CONSTANTE NO NÚMERO DE HABITANTES E, CONSEQUENTEMENTE, DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, AS CIDADES DEVEM PENSAR EM ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DO DESLOCAMENTO DE PESSOAS DE MANEIRA ÁGIL, PRÁTICA E QUE SEJA MENOS AGRESSIVA AO MEIO AMBIENTE. NESSE SENTIDO, A ADOÇÃO DO TRANSPORTE A PÉ OU DE BICICLETA SE MOSTRAM COMO PERTINENTES NA MELHORIA DA MOBILIDADE, SENDO OPÇÕES DE BAIXO CUSTO E QUE PROPORCIONAM BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE, ECONOMIA FINANCEIRA E REDUÇÃO DA EMISSÃO DE GASES TÓXICOS. A PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA PROPORCIONA BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA GERAL, PREVENINDO RISCOS DE INÚMERAS DOENÇAS, MELHORANDO A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR E REDUZINDO A INCIDÊNCIA DE OBESIDADE, ALÉM DE OUTROS BENEFÍCIOS. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR O TEMPO DESPENDIDO POR CICLISTAS DE PASSOS, MINAS GERAIS, EM ATIVIDADE FÍSICA DE TRANSPORTE. A AMOSTRA FOI SELECIONADA POR CONVENIÊNCIA. PARTICIPARAM 39 CICLISTAS. DESTES, 21 (53,85%) CAMINHAM OU USAM BICICLETA POR PELO MENOS 10 MINUTOS CONTINUAMENTE PARA SE DESLOCAR ENTRE LUGARES, SENDO ESTES SELECIONADOS PARA A ANÁLISE. OS PARTICIPANTES POSSUÍAM IDADE MÉDIA DE 36,15±11,29 ANOS, TEMPO MÉDIO DE PRÁTICA NO CICLISMO DE 1,8±1,42 ANOS E O GRUPO ERA DIVIDIDO EM 5 INDIVÍDUOS DO SEXO FEMININO E 16 DO SEXO MASCULINO. UTILIZOU-SE O QUESTIONÁRIO GLOBAL DE ATIVIDADE FÍSICA (GPAQ), DESENVOLVIDO PELA OMS. O INSTRUMENTO É DIVIDIDO NOS DOMÍNIOS TRABALHO, TRANSPORTE E RECREAÇÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS. OS DADOS FORAM TABULADOS NO MICROSOFT EXCEL 2016 E TRATADOS CONFORME ORIENTAÇÕES DO GPAQ ANALYSIS GUIDE. A ANÁLISE ESTATÍSTICA FOI FEITA ATRAVÉS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A ANÁLISE EVIDENCIOU QUE OS PRATICANTES DE CICLISMO GASTAM EM MÉDIA 661,43±502,58 MINUTOS POR SEMANA REALIZANDO VIAGENS OU DESLOCAMENTOS ENTRE LUGARES A PÉ OU DE BICICLETA. A LITERATURA RELATA QUE DIVERSOS FATORES INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO MEIO DE TRANSPORTE PARA DESLOCAMENTOS E VIAGENS, DENTRE ELES A EXISTÊNCIA DE UMA INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE, COMO CICLOVIAS E CICLOFAIXAS, E SEGURANÇA OFERECIDA AO TRANSEUNTE. É NECESSÁRIO QUE HAJA MAIS DISCUSSÃO E MAIS INVESTIMENTOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS, QUE PRIVILEGIEM O DESLOCAMENTO ATIVO E SUSTENTÁVEL. NA AMOSTRA AVALIADA, OS INDIVÍDUOS DESPENDEM EM MÉDIA 94,49±70,07 MINUTOS DE SEU DIA SE DESLOCANDO A PÉ OU DE BICICLETA NAS VIAS PÚBLICAS, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DE SE PROMOVER UM AMBIENTE QUE SEJA PROPÍCIO PARA ESSE TIPO DE TRANSPORTE, CONTRIBUINDO PARA O ALCANCE DE UM DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL. APESAR DE SUGESTIVOS, TAIS RESULTADOS DEVEM SER VALIDADOS COM UM MAIOR TAMANHO AMOSTRAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.