Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

EXPECTATIVAS, INFLUÊNCIAS E TENSÕES NA CARREIRA DO PROFESSOR INICIANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: PROFESSOR INICIANTE, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, , Tema Livre (TL) AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75487
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "EXPECTATIVAS, INFLUÊNCIAS E TENSÕES NA CARREIRA DO PROFESSOR INICIANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "OS ESTUDIOSOS QUE INVESTIGAM O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES TÊM ENCONTRADO EXPERIÊNCIAS QUE, CARACTERISTICAMENTE, SÃO MAIS PRESENTES EM DIFERENTES ETAPAS DA CARREIRA PROFISSIONAL, COMO DURANTE O INÍCIO OU O FIM DA CARREIRA. NESSE ESTUDO FOCAMOS NO CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE, OU SEJA, OS PRIMEIROS ANOS DE ATUAÇÃO. O PROFESSOR QUE SE ENCONTRA NESSE PERÍODO, PASSA POR UMA SÉRIE DE EXPERIÊNCIAS ÀS QUAIS PODEM GERAR CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E/OU POSITIVAS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. DE MODO GERAL, ESSA ETAPA É MARCADA POR DESAFIOS, TENSÕES E REORGANIZAÇÃO DAS EXPECTATIVAS, CONTUDO, NÃO É UMA REGRA, POIS NEM TODOS OS INICIANTES TERÃO AS MESMAS DIFICULDADES, ATÉ PORQUE EXISTEM LIMITAÇÕES QUE SÃO ESPECÍFICAS AO CONTEXTO NO QUAL CADA PROFESSOR É INSERIDO, ASSIM COMO TAMBÉM VAI DEPENDER DO NÍVEL DE ENSINO E DA DISCIPLINA QUE LECIONAM. DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA CONCENTROU-SE NOS PROFESSORES INICIANTES, DENTRO DO CONTEXTO ESPECÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, TENDO COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E DESCREVER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS QUE PERMEIAM O CENÁRIO DO INÍCIO DA DOCÊNCIA.  E, AINDA, ANALISAR A INFLUÊNCIA DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ASSIM COMO SUAS EXPECTATIVAS NA PROFISSÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DESCRITIVA, TENDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM CINCO PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. FOI UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA O TRATAMENTO DOS DADOS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE ESSE CICLO INICIAL É MARCADO POR DIFERENTES DESAFIOS, SENDO ELES DE ORDEM COMUNS À PROFISSÃO, COMO A BUROCRATIZAÇÃO DA ESCOLA E O CONFLITO COM OS ALUNOS. CONTUDO, POR OUTRO LADO, OS INICIANTES ENFRENTAM PROBLEMAS QUE SÃO PRÓPRIOS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA, COMO, FALTA DE LOCAL ADEQUADO PARA AS AULAS E FALTA DE RECONHECIMENTO DA ÁREA PELOS ALUNOS E PARES.  FOI VERIFICADA TAMBÉM UMA BAIXA EXPECTATIVA DOS INICIANTES COM RELAÇÃO À PERMANÊNCIA NO CAMPO PROFISSIONAL, POIS EMBORA AINDA NO INÍCIO DA CARREIRA, TODOS JÁ ALMEJAM UMA DIVERSIFICAÇÃO OU ATÉ MESMO UMA MUDANÇA DE CARREIRA. NO GERAL, AO ENTRAR NA CARREIRA, OS PROFESSORES AVALIAM QUE ALGUNS CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO INICIAL FORAM TRATADOS DE FORMA SUPERFICIAL E DESCONECTADOS DA REALIDADE ESCOLAR, O QUE DE CERTA FORMA, PARECE QUE LEVOU A INTENSIFICAÇÃO DO “CHOQUE COM A REALIDADE”. SENDO ASSIM, CONSIDERAMOS QUE AS CARÊNCIAS ENFRENTADAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PARECEM REPERCUTIR NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE, INFLUENCIANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. DESSE MODO, ALERTAMOS PARA A NECESSIDADE DE UM OLHAR MAIS ATENTO PARA COM A FORMAÇÃO INICIAL, ASSIM COMO PARA A ETAPA INICIAL DA PROFISSÃO."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR INICIANTE, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA106_ID230_22042021234024.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYNARA FRANCO DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "TAYNARA CARVALHO"
    "autor_email" => "taynara_carvalho07@yahoo."
    "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75487
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "EXPECTATIVAS, INFLUÊNCIAS E TENSÕES NA CARREIRA DO PROFESSOR INICIANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "OS ESTUDIOSOS QUE INVESTIGAM O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES TÊM ENCONTRADO EXPERIÊNCIAS QUE, CARACTERISTICAMENTE, SÃO MAIS PRESENTES EM DIFERENTES ETAPAS DA CARREIRA PROFISSIONAL, COMO DURANTE O INÍCIO OU O FIM DA CARREIRA. NESSE ESTUDO FOCAMOS NO CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE, OU SEJA, OS PRIMEIROS ANOS DE ATUAÇÃO. O PROFESSOR QUE SE ENCONTRA NESSE PERÍODO, PASSA POR UMA SÉRIE DE EXPERIÊNCIAS ÀS QUAIS PODEM GERAR CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E/OU POSITIVAS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. DE MODO GERAL, ESSA ETAPA É MARCADA POR DESAFIOS, TENSÕES E REORGANIZAÇÃO DAS EXPECTATIVAS, CONTUDO, NÃO É UMA REGRA, POIS NEM TODOS OS INICIANTES TERÃO AS MESMAS DIFICULDADES, ATÉ PORQUE EXISTEM LIMITAÇÕES QUE SÃO ESPECÍFICAS AO CONTEXTO NO QUAL CADA PROFESSOR É INSERIDO, ASSIM COMO TAMBÉM VAI DEPENDER DO NÍVEL DE ENSINO E DA DISCIPLINA QUE LECIONAM. DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA CONCENTROU-SE NOS PROFESSORES INICIANTES, DENTRO DO CONTEXTO ESPECÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, TENDO COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E DESCREVER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS QUE PERMEIAM O CENÁRIO DO INÍCIO DA DOCÊNCIA.  E, AINDA, ANALISAR A INFLUÊNCIA DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ASSIM COMO SUAS EXPECTATIVAS NA PROFISSÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DESCRITIVA, TENDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM CINCO PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. FOI UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA O TRATAMENTO DOS DADOS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE ESSE CICLO INICIAL É MARCADO POR DIFERENTES DESAFIOS, SENDO ELES DE ORDEM COMUNS À PROFISSÃO, COMO A BUROCRATIZAÇÃO DA ESCOLA E O CONFLITO COM OS ALUNOS. CONTUDO, POR OUTRO LADO, OS INICIANTES ENFRENTAM PROBLEMAS QUE SÃO PRÓPRIOS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA, COMO, FALTA DE LOCAL ADEQUADO PARA AS AULAS E FALTA DE RECONHECIMENTO DA ÁREA PELOS ALUNOS E PARES.  FOI VERIFICADA TAMBÉM UMA BAIXA EXPECTATIVA DOS INICIANTES COM RELAÇÃO À PERMANÊNCIA NO CAMPO PROFISSIONAL, POIS EMBORA AINDA NO INÍCIO DA CARREIRA, TODOS JÁ ALMEJAM UMA DIVERSIFICAÇÃO OU ATÉ MESMO UMA MUDANÇA DE CARREIRA. NO GERAL, AO ENTRAR NA CARREIRA, OS PROFESSORES AVALIAM QUE ALGUNS CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO INICIAL FORAM TRATADOS DE FORMA SUPERFICIAL E DESCONECTADOS DA REALIDADE ESCOLAR, O QUE DE CERTA FORMA, PARECE QUE LEVOU A INTENSIFICAÇÃO DO “CHOQUE COM A REALIDADE”. SENDO ASSIM, CONSIDERAMOS QUE AS CARÊNCIAS ENFRENTADAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PARECEM REPERCUTIR NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE, INFLUENCIANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. DESSE MODO, ALERTAMOS PARA A NECESSIDADE DE UM OLHAR MAIS ATENTO PARA COM A FORMAÇÃO INICIAL, ASSIM COMO PARA A ETAPA INICIAL DA PROFISSÃO."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR INICIANTE, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA106_ID230_22042021234024.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYNARA FRANCO DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "TAYNARA CARVALHO"
    "autor_email" => "taynara_carvalho07@yahoo."
    "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

OS ESTUDIOSOS QUE INVESTIGAM O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES TÊM ENCONTRADO EXPERIÊNCIAS QUE, CARACTERISTICAMENTE, SÃO MAIS PRESENTES EM DIFERENTES ETAPAS DA CARREIRA PROFISSIONAL, COMO DURANTE O INÍCIO OU O FIM DA CARREIRA. NESSE ESTUDO FOCAMOS NO CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE, OU SEJA, OS PRIMEIROS ANOS DE ATUAÇÃO. O PROFESSOR QUE SE ENCONTRA NESSE PERÍODO, PASSA POR UMA SÉRIE DE EXPERIÊNCIAS ÀS QUAIS PODEM GERAR CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E/OU POSITIVAS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. DE MODO GERAL, ESSA ETAPA É MARCADA POR DESAFIOS, TENSÕES E REORGANIZAÇÃO DAS EXPECTATIVAS, CONTUDO, NÃO É UMA REGRA, POIS NEM TODOS OS INICIANTES TERÃO AS MESMAS DIFICULDADES, ATÉ PORQUE EXISTEM LIMITAÇÕES QUE SÃO ESPECÍFICAS AO CONTEXTO NO QUAL CADA PROFESSOR É INSERIDO, ASSIM COMO TAMBÉM VAI DEPENDER DO NÍVEL DE ENSINO E DA DISCIPLINA QUE LECIONAM. DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA CONCENTROU-SE NOS PROFESSORES INICIANTES, DENTRO DO CONTEXTO ESPECÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, TENDO COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E DESCREVER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS QUE PERMEIAM O CENÁRIO DO INÍCIO DA DOCÊNCIA. E, AINDA, ANALISAR A INFLUÊNCIA DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ASSIM COMO SUAS EXPECTATIVAS NA PROFISSÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DESCRITIVA, TENDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM CINCO PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. FOI UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA O TRATAMENTO DOS DADOS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE ESSE CICLO INICIAL É MARCADO POR DIFERENTES DESAFIOS, SENDO ELES DE ORDEM COMUNS À PROFISSÃO, COMO A BUROCRATIZAÇÃO DA ESCOLA E O CONFLITO COM OS ALUNOS. CONTUDO, POR OUTRO LADO, OS INICIANTES ENFRENTAM PROBLEMAS QUE SÃO PRÓPRIOS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA, COMO, FALTA DE LOCAL ADEQUADO PARA AS AULAS E FALTA DE RECONHECIMENTO DA ÁREA PELOS ALUNOS E PARES. FOI VERIFICADA TAMBÉM UMA BAIXA EXPECTATIVA DOS INICIANTES COM RELAÇÃO À PERMANÊNCIA NO CAMPO PROFISSIONAL, POIS EMBORA AINDA NO INÍCIO DA CARREIRA, TODOS JÁ ALMEJAM UMA DIVERSIFICAÇÃO OU ATÉ MESMO UMA MUDANÇA DE CARREIRA. NO GERAL, AO ENTRAR NA CARREIRA, OS PROFESSORES AVALIAM QUE ALGUNS CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO INICIAL FORAM TRATADOS DE FORMA SUPERFICIAL E DESCONECTADOS DA REALIDADE ESCOLAR, O QUE DE CERTA FORMA, PARECE QUE LEVOU A INTENSIFICAÇÃO DO “CHOQUE COM A REALIDADE”. SENDO ASSIM, CONSIDERAMOS QUE AS CARÊNCIAS ENFRENTADAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PARECEM REPERCUTIR NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE, INFLUENCIANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. DESSE MODO, ALERTAMOS PARA A NECESSIDADE DE UM OLHAR MAIS ATENTO PARA COM A FORMAÇÃO INICIAL, ASSIM COMO PARA A ETAPA INICIAL DA PROFISSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.