O CURRÍCULO CULTURAL NAS AULAS DO ENSINO SUPERIOR
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75472 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 202 "titulo" => "O CURRÍCULO CULTURAL NAS AULAS DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "RESUMO: ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES DO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO, BEM COMO DESCREVER APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NOS MODOS COMO ELE OCORRE NESSES ESPAÇOS, DESTACANDO SINGULARIDADES. COMO CRITÉRIO DE SELEÇÃO, SELECIONAMOS DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E DUAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES, NAS QUAIS OS PROFESSORES ABORDAM O CURRÍCULO CULTURAL EM SUAS AULAS. A PESQUISA FOI APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA. JUSTIFICA-SE O TRABALHO TANTO PELA AMPLIAÇÃO DE ESTUDOS A RESPEITO DESSA PROPOSTA, COMO PELA SUA PRESENÇA SIGNIFICATIVA EM PROGRAMAS OFICIAIS, CONCURSOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES E REFERÊNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. ALÉM DESSA, DESTACAMOS QUE A GRANDE MAIORIA DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS SOBRE ESSE CURRÍCULO É DE CUNHO ESCOLAR, OU SEJA, NÃO HÁ ESTUDOS A RESPEITO DO MODO COMO ELE ACONTECE NO ENSINO SUPERIOR. PARA TAL, ADOTAMOS UMA POSTURA ETNOGRÁFICA AO OBSERVARMOS AS AULAS MINISTRADAS NAS INSTITUIÇÕES REFERIDAS. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, REALIZAMOS A OBSERVAÇÃO POR MEIO DO GOOGLEMEET, O QUE CONFERE POR SI SÓ RELEVÂNCIA PARA A PRESENTE INVESTIGAÇÃO. É PRECISO DESTACAR QUE NESTE TRABALHO ADOTOU-SE A ATITUDE DA VADIAGEM. ISSO DECORRE DOS ENFRENTAMENTOS DOS POVOS DESTAS TERRAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E COMO MANEIRA TANTO DE TRANSGREDIR OS DITAMES DO CAPITALISMO, DA SOCIEDADE NEOLIBERAL, COMO DO PATRIARCADO E DA SOCIEDADE MACHISTA. SENDO ASSIM, OS REGISTROS FEITOS SOBRE AS AULAS CONTARAM COM A DESCRIÇÃO DOS AMBIENTES EM QUE APARECIAM NAS CÂMERAS DOS ALUNOS E PROFESSORES, BEM COMO FORAM TRANSCRITOS OS DISCURSOS DOS SUJEITOS. A ANÁLISE FOI FEITA COM ENFOQUE PÓS-ESTRUTURAL, POIS COMPREENDE A LINGUAGEM COMO CONSTITUINTE DA REALIDADE, OS JOGOS DE FORÇAS PRESENTES NAS RELAÇÕES DE PODER E A REPRESENTAÇÃO COMO A FORMA DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO. COMPREENDEMOS OS LIMITES DOS DADOS PRODUZIDOS E DIANTE DESSA CONDIÇÃO, DESTACAMOS TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: ORGANIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS, CONTEÚDOS, DISCURSOS PRESENTES NAS AULAS. DENTRE ESSAS, SE ORGANIZOU A DISCIPLINA DE MODOS DISTINTOS: DUAS INSTITUIÇÕES APRESENTARAM DISCIPLINAS QUE ENVOLVERAM O DEBATE SOBRE DIFERENTES CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ENQUANTO NAS OUTRAS INSTITUIÇÕES A DISCUSSÃO SE EMBASOU NO CURRÍCULO CULTURAL, E APESAR DE O REFERENCIAL TEÓRICO SER PRÓXIMO, EM CADA INSTITUIÇÃO AS SINGULARIDADES DOS SUJEITOS PRODUZIRAM DIFERENTES DISCURSOS A SEU RESPEITO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "CURRÍCULO CULTURAL, ENSINO SUPERIOR, REPRESENTAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA105_ID202_22042021182446.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA CRISTINA APARECIDA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BARBARA CRISTINA" "autor_email" => "barbara.contatouniversita" "autor_ies" => "UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75472 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 202 "titulo" => "O CURRÍCULO CULTURAL NAS AULAS DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "RESUMO: ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES DO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO, BEM COMO DESCREVER APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NOS MODOS COMO ELE OCORRE NESSES ESPAÇOS, DESTACANDO SINGULARIDADES. COMO CRITÉRIO DE SELEÇÃO, SELECIONAMOS DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E DUAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES, NAS QUAIS OS PROFESSORES ABORDAM O CURRÍCULO CULTURAL EM SUAS AULAS. A PESQUISA FOI APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA. JUSTIFICA-SE O TRABALHO TANTO PELA AMPLIAÇÃO DE ESTUDOS A RESPEITO DESSA PROPOSTA, COMO PELA SUA PRESENÇA SIGNIFICATIVA EM PROGRAMAS OFICIAIS, CONCURSOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES E REFERÊNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. ALÉM DESSA, DESTACAMOS QUE A GRANDE MAIORIA DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS SOBRE ESSE CURRÍCULO É DE CUNHO ESCOLAR, OU SEJA, NÃO HÁ ESTUDOS A RESPEITO DO MODO COMO ELE ACONTECE NO ENSINO SUPERIOR. PARA TAL, ADOTAMOS UMA POSTURA ETNOGRÁFICA AO OBSERVARMOS AS AULAS MINISTRADAS NAS INSTITUIÇÕES REFERIDAS. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, REALIZAMOS A OBSERVAÇÃO POR MEIO DO GOOGLEMEET, O QUE CONFERE POR SI SÓ RELEVÂNCIA PARA A PRESENTE INVESTIGAÇÃO. É PRECISO DESTACAR QUE NESTE TRABALHO ADOTOU-SE A ATITUDE DA VADIAGEM. ISSO DECORRE DOS ENFRENTAMENTOS DOS POVOS DESTAS TERRAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E COMO MANEIRA TANTO DE TRANSGREDIR OS DITAMES DO CAPITALISMO, DA SOCIEDADE NEOLIBERAL, COMO DO PATRIARCADO E DA SOCIEDADE MACHISTA. SENDO ASSIM, OS REGISTROS FEITOS SOBRE AS AULAS CONTARAM COM A DESCRIÇÃO DOS AMBIENTES EM QUE APARECIAM NAS CÂMERAS DOS ALUNOS E PROFESSORES, BEM COMO FORAM TRANSCRITOS OS DISCURSOS DOS SUJEITOS. A ANÁLISE FOI FEITA COM ENFOQUE PÓS-ESTRUTURAL, POIS COMPREENDE A LINGUAGEM COMO CONSTITUINTE DA REALIDADE, OS JOGOS DE FORÇAS PRESENTES NAS RELAÇÕES DE PODER E A REPRESENTAÇÃO COMO A FORMA DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO. COMPREENDEMOS OS LIMITES DOS DADOS PRODUZIDOS E DIANTE DESSA CONDIÇÃO, DESTACAMOS TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: ORGANIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS, CONTEÚDOS, DISCURSOS PRESENTES NAS AULAS. DENTRE ESSAS, SE ORGANIZOU A DISCIPLINA DE MODOS DISTINTOS: DUAS INSTITUIÇÕES APRESENTARAM DISCIPLINAS QUE ENVOLVERAM O DEBATE SOBRE DIFERENTES CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ENQUANTO NAS OUTRAS INSTITUIÇÕES A DISCUSSÃO SE EMBASOU NO CURRÍCULO CULTURAL, E APESAR DE O REFERENCIAL TEÓRICO SER PRÓXIMO, EM CADA INSTITUIÇÃO AS SINGULARIDADES DOS SUJEITOS PRODUZIRAM DIFERENTES DISCURSOS A SEU RESPEITO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "CURRÍCULO CULTURAL, ENSINO SUPERIOR, REPRESENTAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA105_ID202_22042021182446.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA CRISTINA APARECIDA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BARBARA CRISTINA" "autor_email" => "barbara.contatouniversita" "autor_ies" => "UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }