Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O CURRÍCULO CULTURAL NAS AULAS DO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: CURRÍCULO CULTURAL, ENSINO SUPERIOR, REPRESENTAÇÃO, , Pôster (PO) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

RESUMO: ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES DO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO, BEM COMO DESCREVER APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NOS MODOS COMO ELE OCORRE NESSES ESPAÇOS, DESTACANDO SINGULARIDADES. COMO CRITÉRIO DE SELEÇÃO, SELECIONAMOS DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E DUAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES, NAS QUAIS OS PROFESSORES ABORDAM O CURRÍCULO CULTURAL EM SUAS AULAS. A PESQUISA FOI APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA. JUSTIFICA-SE O TRABALHO TANTO PELA AMPLIAÇÃO DE ESTUDOS A RESPEITO DESSA PROPOSTA, COMO PELA SUA PRESENÇA SIGNIFICATIVA EM PROGRAMAS OFICIAIS, CONCURSOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES E REFERÊNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. ALÉM DESSA, DESTACAMOS QUE A GRANDE MAIORIA DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS SOBRE ESSE CURRÍCULO É DE CUNHO ESCOLAR, OU SEJA, NÃO HÁ ESTUDOS A RESPEITO DO MODO COMO ELE ACONTECE NO ENSINO SUPERIOR. PARA TAL, ADOTAMOS UMA POSTURA ETNOGRÁFICA AO OBSERVARMOS AS AULAS MINISTRADAS NAS INSTITUIÇÕES REFERIDAS. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, REALIZAMOS A OBSERVAÇÃO POR MEIO DO GOOGLEMEET, O QUE CONFERE POR SI SÓ RELEVÂNCIA PARA A PRESENTE INVESTIGAÇÃO. É PRECISO DESTACAR QUE NESTE TRABALHO ADOTOU-SE A ATITUDE DA VADIAGEM. ISSO DECORRE DOS ENFRENTAMENTOS DOS POVOS DESTAS TERRAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E COMO MANEIRA TANTO DE TRANSGREDIR OS DITAMES DO CAPITALISMO, DA SOCIEDADE NEOLIBERAL, COMO DO PATRIARCADO E DA SOCIEDADE MACHISTA. SENDO ASSIM, OS REGISTROS FEITOS SOBRE AS AULAS CONTARAM COM A DESCRIÇÃO DOS AMBIENTES EM QUE APARECIAM NAS CÂMERAS DOS ALUNOS E PROFESSORES, BEM COMO FORAM TRANSCRITOS OS DISCURSOS DOS SUJEITOS. A ANÁLISE FOI FEITA COM ENFOQUE PÓS-ESTRUTURAL, POIS COMPREENDE A LINGUAGEM COMO CONSTITUINTE DA REALIDADE, OS JOGOS DE FORÇAS PRESENTES NAS RELAÇÕES DE PODER E A REPRESENTAÇÃO COMO A FORMA DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO. COMPREENDEMOS OS LIMITES DOS DADOS PRODUZIDOS E DIANTE DESSA CONDIÇÃO, DESTACAMOS TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: ORGANIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS, CONTEÚDOS, DISCURSOS PRESENTES NAS AULAS. DENTRE ESSAS, SE ORGANIZOU A DISCIPLINA DE MODOS DISTINTOS: DUAS INSTITUIÇÕES APRESENTARAM DISCIPLINAS QUE ENVOLVERAM O DEBATE SOBRE DIFERENTES CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ENQUANTO NAS OUTRAS INSTITUIÇÕES A DISCUSSÃO SE EMBASOU NO CURRÍCULO CULTURAL, E APESAR DE O REFERENCIAL TEÓRICO SER PRÓXIMO, EM CADA INSTITUIÇÃO AS SINGULARIDADES DOS SUJEITOS PRODUZIRAM DIFERENTES DISCURSOS A SEU RESPEITO.

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