O AVANÇO TECNOLÓGICO GEROU DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES EM TODOS OS SETORES DA VIDA SOCIAL, INCLUSIVE, NO LAZER E NO ENTRETENIMENTO. NESTA PERSPECTIVA, OBSERVA-SE NOVAS FORMAS DE FRUIÇÃO, REGISTRO, ANÁLISE, PRODUÇÃO E DIFUSÃO DAS VIVÊNCIAS NESTES CONTEXTOS. NO CASO ESPECÍFICO DA DANÇA, FOCO DESTE ESTUDO, SUA EXPANSIVIDADE TEM SIDO ALARGADA PARA ALÉM DOS ELEMENTOS TÉCNICOS COREOGRÁFICOS, LEVANDO-SE EM CONTA, AGORA, OUTROS COMPONENTES APOIADOS NESSE GRANDE DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS E DAS TECNOLOGIAS. OBSERVA-SE TAMBÉM QUE OS ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE DANÇA TÊM RECEBIDO ATENÇÃO DE DIVERSAS ÁREAS, ENTRETANTO, NÃO SE TÊM CLAROS OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À DANÇA NO ÂMBITO DO LAZER, QUANDO ESTA É MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS. SENDO ASSIM, ESTE ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO A DANÇA, DESENVOLVIDA COM VIÉS NO ENTRETENIMENTO, É APROPRIADA NOS ESTUDOS ACADÊMICOS ENVOLVENDO TECNOLOGIAS. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR INTERMÉDIO DE PESQUISA EXPLORATÓRIA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, REALIZADA NO PORTAL PERIÓDICOS CAPES, NO PERÍODO DE DEZEMBRO DE 2020, UTILIZANDO-SE A COMBINAÇÃO DE TERMOS TECHNOLOGY AND DANCE AND ENTERTAINMENT. APÓS A APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE INCLUSÃO REFERENTES A ARTIGOS NA ÍNTEGRA, COM ACESSO ABERTO E COM FOCO CENTRAL NA DANÇA, COM VIÉS ESPECÍFICO NO ENTRETENIMENTO, FORAM SELECIONADOS APENAS 2 ARTIGOS. OS DADOS ANALISADOS POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO INDICARAM QUE, NO ARTIGO 1, FOI DESCRITA A CRIAÇÃO DE UM ESPETÁCULO BASEADO EM UMA COREOGRAFIA, COM RECURSOS TECNOLÓGICOS DE CENÁRIO, ILUMINAÇÃO, SONS E VESTUÁRIO ESPECÍFICOS. ESSE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO IMPACTAR O ESPECTADOR PRESENTE EM UMA EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS E FOTOGRAFIAS, FAZENDO-O REFLETIR SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA IRRESPONSABILIDADE DAS CONDUTAS HUMANAS, GERANDO CRISES E PANDEMIAS. AINDA QUE TENHA SIDO EM FORMA DE DESFRUTE DE UM ESPETÁCULO DE DANÇA, ESTA FOI APROPRIADA COM O PROPÓSITO MAIOR DE PROMOVER A REFLEXÃO ACERCA DAS CONDUTAS HUMANAS E SEUS IMPACTOS, DO QUE GARANTIR A DIVERSÃO. JÁ O ARTIGO 2, ABORDOU A UTILIZAÇÃO DE REALIDADE VIRTUAL PARA DELINEAR A EXPERIÊNCIA COM DANÇA. O EXPERIMENTO PROPUNHA UM JOGO DE REALIDADE VIRTUAL, EXPLORANDO COMO SE PROCESSAVA A INTERAÇÃO DO BAILARINO COM SEUS PARCEIROS DE DANÇA, QUANDO EM IMERSÃO NESSA TECNOLOGIA. O ARTIGO RESSALTOU QUE ESTE RECURSO INTERFERE NOS PROCESSOS PERCEPTUAIS DA DANÇA, PROVOCANDO, PARA ALÉM DA DIVERSÃO, MANEIRAS DIFERENCIADAS DE PERCEPÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS AOS MOVIMENTOS DE DANÇA. DIANTE DO EXPOSTO, NOTA-SE QUE AS TECNOLOGIAS TÊM INJETADO TRANSFORMAÇÕES IMPORTANTES NA CONCEPÇÃO E EXPRESSÃO DA DANÇA NO CAMPO DO LAZER, DESAFIANDO À IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS SIGNIFICADOS. COMO O ESTUDO ENCONTROU UM NÚMERO BASTANTE RESTRITO DE ARTIGOS E UTILIZOU APENAS UM PORTAL PARA A COLETA DOS DADOS, SUGEREM-SE NOVOS ESTUDOS, CAPAZES DE AMPLIAR O CONHECIMENTO E AS REFLEXÕES SOBRE OS MODOS DE APROPRIAÇÃO DA DANÇA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NOS ÂMBITOS DO LAZER E DO ENTRETENIMENTO.