A INTERVENÇÃO MOTORA (IM) PRECOCE É DESTINADA PARA CRIANÇAS DE 0-2 ANOS E TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS. QUANDO A IM É CENTRADA NA FAMÍLIA, ELA DEVE SER DIRECIONADA À PROMOÇÃO E OFERTA DE ORIENTAÇÃO AOS CUIDADORES DOS BEBÊS COM RELAÇÃO A GERAÇÃO DE AMBIENTE FAVORÁVEL AO DESENVOLVIMENTO MOTOR (DM), DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES E NECESSIDADES DA FAMÍLIA. OBJETIVO: VERIFICAR OS EFEITOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO MOTORA PRECOCE, CENTRADO NA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS COM ATRASO. MÉTODO: ESTUDO QUASE-EXPERIMENTAL, OCORREU DE SETEMBRO DE 2020 ATÉ JANEIRO DE 2021 NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO FAMILIAR (CDFAM), DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). PARTICIPARAM DO ESTUDO 4 FAMÍLIAS COMPOSTAS POR UM BEBÊ DE 3-18 MESES, COM ATRASO DO DM SEGUNDO A ALBERTA INFANT MOTOR SCALE (AIMS), E SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS (PELO MENOS UM). A PRINCÍPIO, TODAS AS FAMÍLIAS FORAM INCLUÍDAS NO GRUPO INTERVENÇÃO (GI) QUE PARTICIPARAM DE 8 SESSÕES DE IM. AS FAMÍLIAS QUE FALTARAM A TRÊS SESSÕES OU MAIS PASSARAM A COMPOR O GRUPO CONTROLE (GC). A IM CONSISTIA NOS MOMENTOS: ACOLHIDA (15 MINUTOS), ORIENTAÇÃO PARA INTERVENÇÃO PARENTAL ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO DOS BEBÊS (20 MINUTOS), ATIVIDADES DE INTERAÇÃO E RELAXAMENTO PARA PAIS E FILHOS (15 MINUTOS) E FEEDBACK DOS PAIS (10 MINUTOS). O DESEMPENHO MOTOR DOS BEBÊS DE CADA FAMÍLIA FOI AVALIADO ATRAVÉS DA AIMS, DE FORMA CEGA, ANTES E APÓS AS 8 SESSÕES DE IM. ALÉM DISSO, AS OPORTUNIDADES DE ESTÍMULOS PRESENTES NO AMBIENTE DOMÉSTICO FORAM AVALIADAS ANTES E APÓS AS 8 SESSÕES DE IM ATRAVÉS DA AffORDANCES IN THE HOME ENVIRONMENT FOR MOTOR DEVELOPMENT–INFANT SCALE (AHEMD-IS). ANÁLISE DESCRITIVA FOI UTILIZADA PARA APRESENTAÇÃO DESSES DADOS PRELIMINARES. RESULTADOS: AO FINAL DAS 8 SESSÕES, 2 FAMÍLIAS COMPUSERAM CADA GRUPO, GI E CG. OS BEBÊS DO GI APRESENTARAM ESCORE DA AIMS SUPERIOR AO DOS BEBÊS DO GC ANTES DAS SESSÕES DE IM (GI = 23,0 ± 4,2; GC = 9,5 ± 0,7) E APÓS AS SESSÕES DE IM (GI = 42,5 ± 2,1; GC = 28,0 ± 4,2). AINDA, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE AS OPORTUNIDADES DE ESTÍMULOS PRESENTES NO AMBIENTE DOMÉSTICO DAS FAMÍLIAS MELHORARAM PARA O GI, SENDO QUE ANTES DAS SESSÕES DE IM ESSE GRUPO APRESENTOU MÉDIA DE ESCORE DA AHEMD-IS IGUAL A 22,0 (±2,8), COM CLASSIFICAÇÃO ADEQUADO, E APÓS AS SESSÕES DE IM IGUAL A 32,0 (±1,4), COM CLASSIFICAÇÃO EXCELENTE. O GC APRESENTOU MÉDIA DE ESCORE DA AHEMD-IS IGUAL A 18,5 (±2,1) ANTES DAS SESSÕES DE IM, COM CLASSIFICAÇÃO MODERADAMENTE ADEQUADO, E IGUAL A 22,5 (±3,5) APÓS AS SESSÕES, COM CLASSIFICAÇÃO ADEQUADO. CONLUSÕES: DADOS PRELIMINARES MOSTRARAM QUE A IM PRECOCE CENTRADA NA FAMÍLIA MELHOROU O DM E O AMBIENTE DAS CRIANÇAS PARTICIPANTES, GERANDO A POSSIBILIDADE DE OFERTA DE UM AMBIENTE COM NÍVEIS EXCELENTES DE OPORTUNIDADES PARA O DM E SUGERINDO QUE ESSA PROPOSTA PODE REDUZIR ATRASOS MOTORES.