Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INFANTIL, BOURDIEU, Tema Livre (TL) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

A EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTITUI-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA, O QUE ENVOLVE RESPECTIVAMENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL. PORÉM, O QUE SE PERCEBE É QUE EMBORA A DISCIPLINA TENHA TIDO AVANÇOS QUANTO À PRODUÇÃO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS VOLTADOS A ESSE NÍVEL DE ENSINO, AINDA HÁ MUITAS DÚVIDAS SOBRE COMO AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DEVAM OCORRER DE FATO. POR ENTENDER QUE O CURRÍCULO É O DOCUMENTO CAPAZ DE SISTEMATIZAR AS AÇÕES QUE DEVERÃO SER LEVADAS PARA A PRÁTICA E TENDO EM VISTA A DIFICULDADE DOS PROFESSORES AO ELABORAREM CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA VOLTADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL, ESSA PESQUISA OBJETIVA COMPREENDER COMO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, CONSTROEM SEUS CURRÍCULOS, QUAIS SUAS CONCEPÇÕES SOBRE O MESMO, DE QUE MODO AS ESPECIFICIDADES DA FAIXA ETÁRIA SÃO CONSIDERADAS, BEM COMO IDENTIFICAR DIFICULDADES ENCONTRADAS NO SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. POR MEIO DO REFERENCIAL TEÓRICO, BUSCOU-SE ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE OS RELATOS DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA COM A TEORIA SOCIOLÓGICA DE BOURDIEU NO QUE DIZ RESPEITO AO CONCEITO DE CAMPO, HABITUS E CAPITAL CULTURAL. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CAMPO COM OITO PROFESSORES QUE SE CONSTITUIU NAS SEGUINTES FASES: 1) FASE EXPLORATÓRIA: APOIOU-SE NA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS ASSUNTOS CONDIZENTES AO CURRÍCULO, SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E COM A TEORIA SOCIOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU, ASSIM COMO CONFECÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE SELEÇÃO E COLETA DAS INFORMAÇÕES; 2) TRABALHO DE CAMPO: SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES POR MEIO DO QUESTIONÁRIO (OITO PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) E COLETA DAS INFORMAÇÕES POR MEIO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA; 3) TRATAMENTO DO MATERIAL: ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO A PARTIR PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE BARDIN, DIVIDIDOS EM TRÊS CATEGORIAS PRINCIPAIS, COM SUBCATEGORIAS COMPLEMENTARES. É IMPORTANTE APONTAR QUE ESTA PESQUISA FOI APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA DE BAURU CUJO PARECER É DE N.º 1.353.569. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, VERIFICOU-SE A VISÃO LIMITADA E RESTRITA SOBRE CURRÍCULO, COM ATENÇÃO VOLTADA PRIORITARIAMENTE AO ASPECTO DE DEFINIÇÃO DOS CONHECIMENTOS A SEREM DESENVOLVIDOS. QUANTO AO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS, ESTE OCORRE TANTO COLETIVA COMO AINDA INDIVIDUALMENTE, COM DIFICULDADES DISTINTAS, RELACIONADAS ÀS DIFERENTES REALIDADES E SITUAÇÕES NAS QUAIS ELE É DESENVOLVIDO. APESAR DAS DÚVIDAS E DIFICULDADES RELATADAS, CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES CONSEGUEM ORGANIZAR OS SABERES RELACIONADOS AOS OBJETIVOS E AOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE MODO A REALIZAR PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS, ALÉM DE DEMONSTRAREM O DOMÍNIO DO CAPITAL CULTURAL RELATIVO À ÁREA DE ATUAÇÃO, ADEQUADOS AO SEU CAMPO DE FORMA A DEFINIR O HABITUS PROFESSORAL QUE CARACTERIZA SUA ATUAÇÃO NESSE NÍVEL ESPECÍFICO DE ENSINO.

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