CONHECIMENTO DOS PROFESSORES GENERALISTAS SOBRE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO: ESTUDO PILOTO
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75450 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 144 "titulo" => "CONHECIMENTO DOS PROFESSORES GENERALISTAS SOBRE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO: ESTUDO PILOTO" "resumo" => "CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO (TDC) APRESENTAM DIFICULDADES ACENTUADAS NA REALIZAÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS, QUE NÃO SÃO RELACIONADAS A UMA CONDIÇÃO MÉDICA GERAL. A IDENTIFICAÇÃO DESSAS CRIANÇAS SE TORNA UM PROCESSO COMPLEXO, UMA VEZ QUE EXIGE CONHECER DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DO MODO DE VIDA DO SUJEITO. PORTANTO, ENTENDE-SE QUE O CORPO DOCENTE DA ESCOLA DEVE POSSUIR CONHECIMENTOS SUFICIENTES QUE AUXILIEM NA IDENTIFICAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE CRIANÇAS COM TDC. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI INVESTIGAR QUAL O CONHECIMENTO QUE PROFESSORES GENERALISTAS ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUEM SOBRE O TDC. O ESTUDO PILOTO FOI REALIZADO COM 10 PROFESSORES DO SEXO FEMININO COM MÉDIA DE IDADE 41,7 ± 8,4 ANOS QUE ATUAM NA DOCÊNCIA EM MÉDIA HÁ 14,9 ± 8,8 ANOS. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA FOI UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, DISPONIBILIZADO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMULÁRIOS®, COMPOSTO POR QUESTÕES REFERENTES AOS DADOS SÓCIODEMOGRÁFICOS, PERFIL PROFISSIONAL E CONHECIMENTO SOBRE DIFICULDADES MOTORAS E TDC. AS QUESTÕES FORAM ANALISADAS POR MEIO DE PORCENTAGEM, SENDO QUE AS QUESTÕES ABERTAS FORAM CATEGORIZADAS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE 60% DOS PROFESSORES CURSARAM DISCIPLINAS DURANTE SUA FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA QUE ABORDARAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR, SENDO QUE 33,3% ESTUDARAM COORDENAÇÃO MOTORA E FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 70% DOS PROFESSORES ACREDITAM QUE JÁ LECIONARAM PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES MOTORAS, DOS QUAIS 40% INDICARAM POSSIBILIDADE E 30% TEM CERTEZA. ASSOCIADA À DIFICULDADE MOTORA OBSERVADA, OS PROFESSORES RELATARAM PERCEBER FALTA DE ATENÇÃO (42,8%), FALTA DE NOÇÃO ESPACIAL (14,2%) E FALTA DE CONTROLE DO USO DO MATERIAL ESCOLAR (14,2%). SOBRE AS EXPLICAÇÕES PARA AS DIFICULDADES MOTORAS, 30% ACREDITAM QUE ESTÁ RELACIONADA A UMA QUESTÃO GENÉTICA, 50% RELACIONADA A FALTA DE ESTÍMULO, 10% RELACIONADA A MÚLTIPLOS FATORES ASSOCIADOS E 10% PROVOCADA POR ALGUMA PATOLOGIA. METADE DOS PROFESSORES RELATARAM JÁ TER OUVIDO FALAR EM TDC, EXPLICANDO O FENÔMENO POR: ALTERAÇÃO DA COORDENAÇÃO (40%), FALTA DE ESTÍMULO (20%), DOENÇAS (20%) E DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO (20%). NENHUM PROFESSOR RELATOU IDENTIFICAR OU ESTAR APTO A IDENTIFICAR CRIANÇAS COM TDC, MAS TODOS ACREDITAM SER IMPORTANTE ESSE CONHECIMENTO PARA A ATUAÇÃO DOCENTE. SOBRE ISSO, 60% ACREDITA QUE AUXILIARÁ A PROPOR UMA INTERVENÇÃO ADEQUADA, 40% ACREDITA QUE POSSIBILITA UM ENCAMINHAMENTO ADEQUADO E 10% ACREDITA QUE INTERFERE NA APRENDIZAGEM. TENDO EM VISTA ESSA ANÁLISE INICIAL, UM ESTUDO AMPLIADO NA REDE DE ENSINO SE FAZ IMPORTANTE, POIS PERMITIRÁ, A PARTIR DO CONHECIMENTO QUE OS PROFESSORES POSSUEM, PENSAR EM ESTRATÉGIAS ADEQUADAS PARA QUE TODOS OS DOCENTES POSSAM PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "COMPORTAMENTO MOTOR, TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DIFICULDADES MOTORAS, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA106_ID144_22042021093319.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL ASSAD ARANDA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafafisio_aranda@hotmail." "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75450 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 144 "titulo" => "CONHECIMENTO DOS PROFESSORES GENERALISTAS SOBRE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO: ESTUDO PILOTO" "resumo" => "CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO (TDC) APRESENTAM DIFICULDADES ACENTUADAS NA REALIZAÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS, QUE NÃO SÃO RELACIONADAS A UMA CONDIÇÃO MÉDICA GERAL. A IDENTIFICAÇÃO DESSAS CRIANÇAS SE TORNA UM PROCESSO COMPLEXO, UMA VEZ QUE EXIGE CONHECER DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DO MODO DE VIDA DO SUJEITO. PORTANTO, ENTENDE-SE QUE O CORPO DOCENTE DA ESCOLA DEVE POSSUIR CONHECIMENTOS SUFICIENTES QUE AUXILIEM NA IDENTIFICAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE CRIANÇAS COM TDC. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI INVESTIGAR QUAL O CONHECIMENTO QUE PROFESSORES GENERALISTAS ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUEM SOBRE O TDC. O ESTUDO PILOTO FOI REALIZADO COM 10 PROFESSORES DO SEXO FEMININO COM MÉDIA DE IDADE 41,7 ± 8,4 ANOS QUE ATUAM NA DOCÊNCIA EM MÉDIA HÁ 14,9 ± 8,8 ANOS. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA FOI UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, DISPONIBILIZADO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMULÁRIOS®, COMPOSTO POR QUESTÕES REFERENTES AOS DADOS SÓCIODEMOGRÁFICOS, PERFIL PROFISSIONAL E CONHECIMENTO SOBRE DIFICULDADES MOTORAS E TDC. AS QUESTÕES FORAM ANALISADAS POR MEIO DE PORCENTAGEM, SENDO QUE AS QUESTÕES ABERTAS FORAM CATEGORIZADAS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE 60% DOS PROFESSORES CURSARAM DISCIPLINAS DURANTE SUA FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA QUE ABORDARAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR, SENDO QUE 33,3% ESTUDARAM COORDENAÇÃO MOTORA E FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 70% DOS PROFESSORES ACREDITAM QUE JÁ LECIONARAM PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES MOTORAS, DOS QUAIS 40% INDICARAM POSSIBILIDADE E 30% TEM CERTEZA. ASSOCIADA À DIFICULDADE MOTORA OBSERVADA, OS PROFESSORES RELATARAM PERCEBER FALTA DE ATENÇÃO (42,8%), FALTA DE NOÇÃO ESPACIAL (14,2%) E FALTA DE CONTROLE DO USO DO MATERIAL ESCOLAR (14,2%). SOBRE AS EXPLICAÇÕES PARA AS DIFICULDADES MOTORAS, 30% ACREDITAM QUE ESTÁ RELACIONADA A UMA QUESTÃO GENÉTICA, 50% RELACIONADA A FALTA DE ESTÍMULO, 10% RELACIONADA A MÚLTIPLOS FATORES ASSOCIADOS E 10% PROVOCADA POR ALGUMA PATOLOGIA. METADE DOS PROFESSORES RELATARAM JÁ TER OUVIDO FALAR EM TDC, EXPLICANDO O FENÔMENO POR: ALTERAÇÃO DA COORDENAÇÃO (40%), FALTA DE ESTÍMULO (20%), DOENÇAS (20%) E DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO (20%). NENHUM PROFESSOR RELATOU IDENTIFICAR OU ESTAR APTO A IDENTIFICAR CRIANÇAS COM TDC, MAS TODOS ACREDITAM SER IMPORTANTE ESSE CONHECIMENTO PARA A ATUAÇÃO DOCENTE. SOBRE ISSO, 60% ACREDITA QUE AUXILIARÁ A PROPOR UMA INTERVENÇÃO ADEQUADA, 40% ACREDITA QUE POSSIBILITA UM ENCAMINHAMENTO ADEQUADO E 10% ACREDITA QUE INTERFERE NA APRENDIZAGEM. TENDO EM VISTA ESSA ANÁLISE INICIAL, UM ESTUDO AMPLIADO NA REDE DE ENSINO SE FAZ IMPORTANTE, POIS PERMITIRÁ, A PARTIR DO CONHECIMENTO QUE OS PROFESSORES POSSUEM, PENSAR EM ESTRATÉGIAS ADEQUADAS PARA QUE TODOS OS DOCENTES POSSAM PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "COMPORTAMENTO MOTOR, TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DIFICULDADES MOTORAS, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA106_ID144_22042021093319.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL ASSAD ARANDA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafafisio_aranda@hotmail." "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }