NOSSO INTERESSE POR INVESTIGAR A NATUREZA EPISTEMOLÓGICA DAS QSC, SEUS OBJETIVOS FORMATIVOS E ASPECTOS PEDAGÓGICOS SE DEU NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES SENSÍVEIS A DIVERSIDADE CULTURAL. POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA BRASILEIRA DE 2013 A 2019, UTILIZAMOS A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA PARA ANALISAR AS PRODUÇÕES DE 10 REVISTAS QUALIS A1 E A2. PARA A DISCUSSÃO DOS DADOS FORAM DELIMITADAS DUAS CATEGORIAS A PRIORI: NATUREZA EPISTEMOLÓGICA DAS QSC E OBJETIVOS FORMATIVOS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS. SOBRE A PRIMEIRA CATEGORIA DESTACAMOS O ENTENDIMENTO DAS QSC COMO RESULTANTES DAS INTERAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A SOCIEDADE, CARACTERIZANDO-SE POR QUESTÕES CONTROVERSAS E COMPLEXAS. QUANTO AOS OBJETIVOS ATRELA-SE O SEU DESENVOLVIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS À PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. NO QUE TANGE AOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS AS QSC PROMOVEM A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA, ARGUMENTAÇÃO, DEIXANDO AS AULAS MAIS INTERATIVAS, DIALÓGICAS E CONTEXTUALIZADAS.