A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA
PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR PARA O ENEM A
PARTIR DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73177 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 613 "inscrito_id" => 1425 "titulo" => """ A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA\r\n PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR PARA O ENEM A\r\n PARTIR DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO TEM COMO IDEIA PRINCIPAL UTILIZAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA\r\n MELHORAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES FRENTE AO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS. UMA VEZ QUE, A\r\n RESOLUÇÃO DE PROBLEMA POSSIBILITA NOS ALUNOS O DOMÍNIO DE HABILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE LHES PERMITEM\r\n APRENDER DESENVOLVENDO O SEU POTENCIAL INTELECTUAL. EM TERMO METODOLÓGICOS, A PESQUISA FOI DIVIDIDA\r\n EM QUATRO MOMENTOS, EM PRIMEIRO MOMENTO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO; NO SEGUNDO\r\n MOMENTO FOI FEITO A ANÁLISE DOS RESULTADOS PARA TOMAR AS DEVIDAS CONCLUSÕES; NO TERCEIRO MOMENTO HOUVE\r\n A APLICAÇÃO DE UMA AULA ABORDANDO O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS COM A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO\r\n EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM); PARA FINALIZAR, NO QUARTO MOMENTO FOI REALIZADO MAIS UM\r\n QUESTIONÁRIO PARA ANALISAR A CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, NO QUE DIZ RESPEITO, EM QUAIS ASPECTOS A\r\n RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTRIBUIU COM O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COMO\r\n RESULTADO, CERCA DE 40% AFIRMARAM QUE O ASPECTOS MAIS IMPORTANTE FOI QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS\r\n FACILITOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, 30% AFIRMARAM QUE CONSEGUIRAM ENTENDER A FINALIDADE DA AULA;\r\n CERCA DE 12% AFIRMARAM IDENTIFICAR O SEU ERRO DIANTE DA RESOLUÇÃO; CERCA DE 12% AFIRMARAM QUE FICOU\r\n MAIS CLARO QUAL A INTENÇÃO DO PROFESSOR E 6% AFIRMARAM QUE ESSA ESTRATÉGIA É MUITO INTERESSANTE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, LIGAÇÃO QUÍMICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1425_23112020233144.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JERôNIMO FERREIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "JERÔNIMO" "autor_email" => "pietromendes0123@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 73177 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 613 "inscrito_id" => 1425 "titulo" => """ A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA\r\n PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR PARA O ENEM A\r\n PARTIR DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO TEM COMO IDEIA PRINCIPAL UTILIZAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA\r\n MELHORAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES FRENTE AO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS. UMA VEZ QUE, A\r\n RESOLUÇÃO DE PROBLEMA POSSIBILITA NOS ALUNOS O DOMÍNIO DE HABILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE LHES PERMITEM\r\n APRENDER DESENVOLVENDO O SEU POTENCIAL INTELECTUAL. EM TERMO METODOLÓGICOS, A PESQUISA FOI DIVIDIDA\r\n EM QUATRO MOMENTOS, EM PRIMEIRO MOMENTO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO; NO SEGUNDO\r\n MOMENTO FOI FEITO A ANÁLISE DOS RESULTADOS PARA TOMAR AS DEVIDAS CONCLUSÕES; NO TERCEIRO MOMENTO HOUVE\r\n A APLICAÇÃO DE UMA AULA ABORDANDO O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS COM A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO\r\n EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM); PARA FINALIZAR, NO QUARTO MOMENTO FOI REALIZADO MAIS UM\r\n QUESTIONÁRIO PARA ANALISAR A CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, NO QUE DIZ RESPEITO, EM QUAIS ASPECTOS A\r\n RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTRIBUIU COM O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COMO\r\n RESULTADO, CERCA DE 40% AFIRMARAM QUE O ASPECTOS MAIS IMPORTANTE FOI QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS\r\n FACILITOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, 30% AFIRMARAM QUE CONSEGUIRAM ENTENDER A FINALIDADE DA AULA;\r\n CERCA DE 12% AFIRMARAM IDENTIFICAR O SEU ERRO DIANTE DA RESOLUÇÃO; CERCA DE 12% AFIRMARAM QUE FICOU\r\n MAIS CLARO QUAL A INTENÇÃO DO PROFESSOR E 6% AFIRMARAM QUE ESSA ESTRATÉGIA É MUITO INTERESSANTE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, LIGAÇÃO QUÍMICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1425_23112020233144.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JERôNIMO FERREIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "JERÔNIMO" "autor_email" => "pietromendes0123@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }