TENDO EM VISTA A DIFICULDADE DE SE ENSINAR ALGUMAS MATÉRIAS DE BIOLOGIA. JOGOS E MODELOS DIDÁTICOS SURGEM COMO ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE ACORDO COM O BAIXO CUSTO PARA SUA PRODUÇÃO E PELO FATO DE SEREM ADAPTADOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS, PROPORCIONANDO, ASSIM, UMA MAIOR ASSIMILAÇÃO DO ASSUNTO ESTUDADO. NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO APRESENTA JOGOS LÚDICOS COM O TEMA MICOLOGIA, APLICADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS. COM FOCO EM FACILITAR O ENSINO DOS FUNGOS, FORAM DESENVOLVIDOS JOGOS DIDÁTICOS, E APLICADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS, COM PÚBLICO DE NÍVEL FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR. OS JOGOS FORAM, QUEBRA-CABEÇA, JOGOS DA MEMÓRIA, JOGO DE CONEXÃO E EXPOSIÇÃO TEMÁTICA. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO JOGO FOI ABORDADO O CONTEÚDO SOBRE OS FUNGOS, SUA MORFOLOGIA, IMPORTÂNCIA, ASPECTOS ECOLÓGICOS E CURIOSIDADES. OS JOGOS FORAM APLICADOS COM O OBJETIVO DE ENSINAR MICOLOGIA DE FORMA LÚDICA, E APRESENTOU GRANDE ACEITAÇÃO DO PÚBLICO PARTICIPANTE. OS JOGOS E ATIVIDADES FORAM EFETIVOS PARA PROMOVER A CIÊNCIA, ESTIMULAR A CURIOSIDADE SOBRE O TEMA TRATADO E ESTIMULAR NOVOS SABERES E PERCEPÇÕES.