O PAPEL DO ENSINO DE MATEMÁTICA: COMO OS SUPLEMENTOS QUE ORIENTAM O USO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA ABORDAM ESSE ASSUNTO?
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73131 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 555 "inscrito_id" => 353 "titulo" => "O PAPEL DO ENSINO DE MATEMÁTICA: COMO OS SUPLEMENTOS QUE ORIENTAM O USO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA ABORDAM ESSE ASSUNTO?" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL TRAZER UMA ANÁLISE QUANTO A CONCEPÇÃO PRESENTE EM DOIS SUPLEMENTOS QUE CONSTAM NA VERSÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DESTINADO AO PROFESSOR, SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DOCUMENTAL. SABEMOS QUE ESSES SUPLEMENTOS, PRESENTES NO MANUAL DESTINADO AO PROFESSOR, POSSUEM ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA O CORRETO USO DO LIVRO DIDÁTICO E POR ISSO, É UM ELO ENTRE O AUTOR DA OBRA LITERÁRIA E O PROFESSOR QUE A USARÁ COMO RECURSO EM SALA DE AULA. PORTANTO, EM UM CONTEXTO EM QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA GANHA PROTAGONISMO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, ENTENDEMOS QUE SE TORNA RELEVANTE ANALISAR COMO ESSES SUPLEMENTOS TRATAM DESSE TEMA. ENCONTRAMOS NOS DOIS MATERIAIS ANALISADOS REFLEXÕES CLARAS QUANTO A IMPORTÂNCIA DE SE COMPREENDER QUE A MATEMÁTICA DEVE SER TRABALHADA EM SALA DE AULA EM UMA PERSPECTIVA QUE SUA HISTÓRIA ESTÁ ENTRELAÇADA ÀS QUESTÕES SOCIAIS E CULTURAIS, OU SEJA, OS AUTORES PASSAM PARA OS PROFESSORES A IDEIA QUE EM SALA DE AULA DEVE SER CONSTRUÍDA ESSA CONCEPÇÃO A PARTIR DE VÁRIAS FERRAMENTAS COMO A CONTEXTUALIZAÇÃO, TRABALHOS COM TEMAS TRANSVERSAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE, ENTRE OUTROS." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, SUPLEMENTO PARA O PROFESSOR, ENSINO DE MATEMÁTICA, CIDADANIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID353_23112020113440.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMAR BEZERRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "GILMAR LIMA" "autor_email" => "gilmar5a@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 73131 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 555 "inscrito_id" => 353 "titulo" => "O PAPEL DO ENSINO DE MATEMÁTICA: COMO OS SUPLEMENTOS QUE ORIENTAM O USO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA ABORDAM ESSE ASSUNTO?" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL TRAZER UMA ANÁLISE QUANTO A CONCEPÇÃO PRESENTE EM DOIS SUPLEMENTOS QUE CONSTAM NA VERSÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DESTINADO AO PROFESSOR, SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DOCUMENTAL. SABEMOS QUE ESSES SUPLEMENTOS, PRESENTES NO MANUAL DESTINADO AO PROFESSOR, POSSUEM ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA O CORRETO USO DO LIVRO DIDÁTICO E POR ISSO, É UM ELO ENTRE O AUTOR DA OBRA LITERÁRIA E O PROFESSOR QUE A USARÁ COMO RECURSO EM SALA DE AULA. PORTANTO, EM UM CONTEXTO EM QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA GANHA PROTAGONISMO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, ENTENDEMOS QUE SE TORNA RELEVANTE ANALISAR COMO ESSES SUPLEMENTOS TRATAM DESSE TEMA. ENCONTRAMOS NOS DOIS MATERIAIS ANALISADOS REFLEXÕES CLARAS QUANTO A IMPORTÂNCIA DE SE COMPREENDER QUE A MATEMÁTICA DEVE SER TRABALHADA EM SALA DE AULA EM UMA PERSPECTIVA QUE SUA HISTÓRIA ESTÁ ENTRELAÇADA ÀS QUESTÕES SOCIAIS E CULTURAIS, OU SEJA, OS AUTORES PASSAM PARA OS PROFESSORES A IDEIA QUE EM SALA DE AULA DEVE SER CONSTRUÍDA ESSA CONCEPÇÃO A PARTIR DE VÁRIAS FERRAMENTAS COMO A CONTEXTUALIZAÇÃO, TRABALHOS COM TEMAS TRANSVERSAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE, ENTRE OUTROS." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, SUPLEMENTO PARA O PROFESSOR, ENSINO DE MATEMÁTICA, CIDADANIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID353_23112020113440.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMAR BEZERRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "GILMAR LIMA" "autor_email" => "gilmar5a@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }