A LITERATURA DE CORDEL TRATA-SE DE UM GÊNERO POPULAR COMPOSTO DE VERSOS E DE FORTE PRESENÇA NO
NORDESTE BRASILEIRO. ESCRITOS POR AUTORES POPULARES, ESSES FOLHETOS APRESENTAM EM SEUS CONTEÚDOS
SABERES POPULARES ACUMULADOS DE GERAÇÕES, SENDO FONTES DE REGISTROS HISTÓRICOS, CULTURAIS E DE
ENTRETENIMENTO. NOS ÚLTIMOS ANOS TEM SIDO NOTÁVEL O AUMENTO DO NÚMERO DE ESTUDOS ENVOLVENDO A
LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA DE ENSINO. ASSIM, ESTE ESTUDO BUSCOU POR MEIO DE REVISÕES
SISTEMÁTICAS, LEVANTAR ENTRE OS ANOS DE 2018 E 2020, ESTUDOS SOBRE A LITERATURA DE CORDEL COMO
FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. NOSSOS RESULTADOS APRESENTARAM QUE A
LITERATURA DE CORDEL TEM SE POPULARIZADO PRINCIPALMENTE NO NORDESTE BRASILEIRO E TAMBÉM NO ENSINO
MÉDIO, SENDO AS OFICINAS DE CONFECÇÃO DE FOLHETOS SENDO A PRINCIPAL PRÁTICA METODOLÓGICA E APLICADA
COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA APLICAÇÃO DE DIVERSOS CONTEÚDOS DA ÁREA. DESTE MODO, CONSIDERAMOS QUE
A LITERATURA DE CORDEL É UMA EXCELENTE FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO, VISTO QUE TEM SE MOSTRADO
BASTANTE EFICAZ NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.