O DIÁLOGO ENTRE DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO É RECENTE. É SABIDO QUE AS DISCUSSÕES RELATIVAS ÀS DELIMITAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DE UM E DE OUTRO CAMPO DO CONHECIMENTO EXTRAPOLAM AS SIMPLES RELAÇÕES DESSES CAMPOS DE SABERES. AO SE TRATAR DA DANÇA COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, AS DISCUSSÕES APRESENTAM-SE RECHEADAS DE INFORMAÇÕES JÁ ESTRUTURADAS POR ESTAS DISTINTAS ÁREAS DE ESTUDO E ATUAÇÃO PROFESSIONAL. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE SÃO UTILIZADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE MACAPÁ PARA DINAMIZAÇÃO DO CONTEÚDO DANÇA NA ESCOLA. PARTICIPARAM DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA VINTE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL I. A ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS FOI FEITA PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS PARTICIPANTES UTILIZAM ESTRATÉGIAS VERBAIS, DEMONSTRAÇÕES, REPETIÇÕES E CHEGAM À AUTOCRIAÇÃO PARA DINAMIZAÇÃO DO CONTEÚDO DANÇA QUE ESTÁ PRESENTE NAS ESCOLAS DE MACAPÁ COMO CONTEÚDO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. TODO ESSE PROCESSO NÃO EXCLUI AS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA, REFLEXÃO E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE O MOVIMENTO APRENDIDO, REPETIDO OU CRIADO. OS PROFESSORES CONCEBEM A DANÇA COMO CONTEÚDO DE SUAS AULAS E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO SÃO PENSADAS PARA DINAMIZAÇÃO DO CONTEÚDO DANÇA.