EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR – MODIFICANDO VALORES
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72890 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 256 "inscrito_id" => 869 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR – MODIFICANDO VALORES" "resumo" => "BASEANDO-SE NO PRINCÍPIO EDUCATIVO DE QUE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS METODOLÓGICAS IMPLICA EM UTILIZAR CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA ESCOLA, PARA SEREM EMPREGADOS POSTERIORMENTE NA VIDA SOCIAL, E FUNDAMENTANDO-SE NO QUE REGE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA O ENSINO BÁSICO, DESENVOLVEU-SE A PROPOSTA EM TRABALHAR COM OS ALUNOS A PRÁTICA DE ATITUDES CONSCIENTES E SUSTENTÁVEIS BASEADAS NOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO FÍSICA, MEDIANTE A OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL DO ALUNADO: CONSUMISMO EXAGERADO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS; O DESCARTE INADEQUADO DO LIXO; DESCOMPROMISSO COM O AMBIENTE ESCOLAR; POSICIONAMENTO INDIFERENTE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA CIDADE. O PROBLEMA LANÇADO FOI A LICITAÇÃO DE SERVIÇOS PARA EXCECUÇÃO DE UM PROJETO DE CUNHO AMBIENTAL NA CIDADE, ONDE AS EMPRESAS ERAM FORMADAS POR GUPOS DE ALUNOS. O INTUITO DESTE PROJETO É O DESENVOLVIMENTO DE MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS NOS ALUNOS, ATRAVÉS DE NOVOS HÁBITOS E ATITUDES ADQUIRIDOS COM A SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZÁ-LOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E BEM ESTAR SOCIAL. O PROJETO DESENVOLVEU-SE NUMA ESCOLA PÚBLICA (MASSARANDUBA-PB), SEGUINDO O PRECEITO DA PESQUISA-AÇÃO, TRANSCORRENDO EM QUATRO ETAPAS: 1- SENSIBILIZAÇÃO QUANTO À IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE; 2 - PASSEIO NA CIDADE IDENTIFICANDO SITUAÇÕES CRÍTICAS LIGADAS À TEMÁTICA; 3 - FORMAÇÃO DOS GRUPOS QUE SERIAM AS EMPRESAS FICTÍCIAS RESPONSÁVEIS POR DESENVOLVER UM PROJETO PARA ALGUMA ÁREA COM PROBLEMAS AMBIENTAIS NA CIDADE; 4 - LICITAÇÃO FICTÍCIA, APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS À COMUNIDADE ESCOLAR. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOSM VISTO QUE REDUZIU O ÍNDICE DE FALTAS, ELEVOU-SE A MÉDIA DE PONTUAÇÃO DA TURMA E OBSERVOU-SE UMA MELHORIA SIGNIFICATIVA NA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR, DESCARTE ADEQUADO DOS RESÍDUOS E LIMPEZA NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO BUSCOU-SE TRABALHAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS, RESPEITANDO AS HABILIDADES INDIVIDUAIS E COMTEMPLANDO A INTERDISCIPLINARIDADE. PONTUAMOS QUE, DOS ALUNOS SURGIRAM IDÉIAS DE NOVOS PROJETOS PARA SEREM DESENVOLVIDOS, O QUE DEIXA CLARO QUE A SENSIBILIZAÇÃO OCORREU DE FORMA EFICIENTE. FICA REGISTRADO A IMPORTÂNCIA DE SE ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. NÃO TRATAR O TEMA COMO PREENCHEDOR DE CURRÍCULO E/OU DE TEMPO, NECESSITAMOS COMPREENDER QUE SOMOS RESPONSÁVEIS POR UMA GRANDE PARCELA DOS VALORES QUE OS ALUNOS QUANTO CIDADÃOS CARREGARÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 10: Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA27_ID869_22102020114334.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE MARQUES SOUSA E SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE MARQUES" "autor_email" => "vivianemarxsousa@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72890 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 256 "inscrito_id" => 869 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR – MODIFICANDO VALORES" "resumo" => "BASEANDO-SE NO PRINCÍPIO EDUCATIVO DE QUE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS METODOLÓGICAS IMPLICA EM UTILIZAR CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA ESCOLA, PARA SEREM EMPREGADOS POSTERIORMENTE NA VIDA SOCIAL, E FUNDAMENTANDO-SE NO QUE REGE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA O ENSINO BÁSICO, DESENVOLVEU-SE A PROPOSTA EM TRABALHAR COM OS ALUNOS A PRÁTICA DE ATITUDES CONSCIENTES E SUSTENTÁVEIS BASEADAS NOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO FÍSICA, MEDIANTE A OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL DO ALUNADO: CONSUMISMO EXAGERADO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS; O DESCARTE INADEQUADO DO LIXO; DESCOMPROMISSO COM O AMBIENTE ESCOLAR; POSICIONAMENTO INDIFERENTE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA CIDADE. O PROBLEMA LANÇADO FOI A LICITAÇÃO DE SERVIÇOS PARA EXCECUÇÃO DE UM PROJETO DE CUNHO AMBIENTAL NA CIDADE, ONDE AS EMPRESAS ERAM FORMADAS POR GUPOS DE ALUNOS. O INTUITO DESTE PROJETO É O DESENVOLVIMENTO DE MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS NOS ALUNOS, ATRAVÉS DE NOVOS HÁBITOS E ATITUDES ADQUIRIDOS COM A SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZÁ-LOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E BEM ESTAR SOCIAL. O PROJETO DESENVOLVEU-SE NUMA ESCOLA PÚBLICA (MASSARANDUBA-PB), SEGUINDO O PRECEITO DA PESQUISA-AÇÃO, TRANSCORRENDO EM QUATRO ETAPAS: 1- SENSIBILIZAÇÃO QUANTO À IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE; 2 - PASSEIO NA CIDADE IDENTIFICANDO SITUAÇÕES CRÍTICAS LIGADAS À TEMÁTICA; 3 - FORMAÇÃO DOS GRUPOS QUE SERIAM AS EMPRESAS FICTÍCIAS RESPONSÁVEIS POR DESENVOLVER UM PROJETO PARA ALGUMA ÁREA COM PROBLEMAS AMBIENTAIS NA CIDADE; 4 - LICITAÇÃO FICTÍCIA, APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS À COMUNIDADE ESCOLAR. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOSM VISTO QUE REDUZIU O ÍNDICE DE FALTAS, ELEVOU-SE A MÉDIA DE PONTUAÇÃO DA TURMA E OBSERVOU-SE UMA MELHORIA SIGNIFICATIVA NA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR, DESCARTE ADEQUADO DOS RESÍDUOS E LIMPEZA NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO BUSCOU-SE TRABALHAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS, RESPEITANDO AS HABILIDADES INDIVIDUAIS E COMTEMPLANDO A INTERDISCIPLINARIDADE. PONTUAMOS QUE, DOS ALUNOS SURGIRAM IDÉIAS DE NOVOS PROJETOS PARA SEREM DESENVOLVIDOS, O QUE DEIXA CLARO QUE A SENSIBILIZAÇÃO OCORREU DE FORMA EFICIENTE. FICA REGISTRADO A IMPORTÂNCIA DE SE ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. NÃO TRATAR O TEMA COMO PREENCHEDOR DE CURRÍCULO E/OU DE TEMPO, NECESSITAMOS COMPREENDER QUE SOMOS RESPONSÁVEIS POR UMA GRANDE PARCELA DOS VALORES QUE OS ALUNOS QUANTO CIDADÃOS CARREGARÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 10: Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA27_ID869_22102020114334.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE MARQUES SOUSA E SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE MARQUES" "autor_email" => "vivianemarxsousa@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }