A PESQUISA EM TELA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO INVESTIGAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ENFRENTADA POR ALUNOS DA 3° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, NO MUNICÍPIO DE CRATO NO ESTADO DO CEARÁ. OBSERVAMOS QUE ESTE ASSUNTO VEM SENDO UM DOS TEMAS QUE MAIS TEM SIDO ESTUDADO NA CONTEMPORANEIDADE, PRINCIPALMENTE PELA INSATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM NÃO SE SENTIREM COMPREENDIDOS PELOS ALUNOS. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE CARÁTER METODOLÓGICO QUALI-QUANTITATIVA COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS ALUNOS PARA A OBTENÇÃO DESTES RESULTADOS. ATRAVÉS DESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL ANALISAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS NA RELAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, DESTACAM-SE VÁRIOS PROBLEMAS DENTRE ELES: A FALTA DE AULAS PRÁTICAS E DINÂMICAS, FALTA DE USO DE EXPERIMENTOS E A CARÊNCIA DE NOVAS METODOLOGIAS PARA ESTE ENSINO. NESTA PESQUISA OS RESULTADOS APONTARAM QUE A GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POSSUI DIFICULDADES NA COMPREENSÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA.